Partilhar

Como tratar uma ferida no pênis

Como tratar uma ferida no pênis

De forma geral quando se tem lesões na região genital masculina pensamentos automaticamente em doenças sexualmente transmissíveis, entretanto, ferimentos na região possuem inúmeras causas e para saber como tratar uma ferida no pênis é preciso identificar o motivo que a originou. Enquanto você não consulta um médico, confira alguns dos tratamentos indicados para as doenças que são sinalizadas pelas lesões no pênis neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Espinha no pênis é normal?

Ferida no pênis, o que pode ser?

As DSTs estão entre as principais causas para ferida no pênis, no entanto existem também outras causas:

  • Falta de higiene;
  • Alergia;
  • Micose;
  • Roupas muito apertadas;
  • Atrito da relação sexual;
  • HPV;
  • Herpes genital;
  • Sífilis;
  • Clamídia;
  • Gonorreia;
  • Molusco contagioso;
  • Aids;
  • Granuloma inguinal;
  • Doença de Behçet
  • Doença de Peyronie;
  • Balanite;
  • Micose;
  • Câncer de pênis.

Quando se fala em lesões na genitália masculina, é possível que a sua origem seja a contaminação por uma DST – doença sexualmente transmissível, mas nem sempre essa é a causa. O surgimento da ferida também pode ser temporário por conta de atrito após relações sexuais, roupas muito apertadas ou estar relacionado à higiene inadequada, micose ou alergias.

Não necessariamente o machucado no pênis é dolorido, ainda que seja comum a sensação de queimação, ardência, dor ou coceira. Fato é que uma ferida no pênis sempre significa que alguma coisa não vai bem, é por isso que a ferida deve ser avaliada por um médico para que ele identifique o diagnóstico correto e o melhor tratamento para cada situação.

Dica: se você também apresenta esse sintoma, sugerimos a leitura do artigo: Bolinhas no pênis podem ser DST?

Como tratar machucados comuns no pênis

Na melhor das hipóteses a ferida no pênis foi causada simplesmente pelo atrito decorrente de roupas muito justas ou atividade sexual intensa. Afinal, a pele da região é sensível e quando há muita fricção é normal que se tenha machucado após relação, nesses casos, você provavelmente saberá o que causou o ferimento e pomadas cicatrizantes como Bepantol e Nebacetin podem ser suficientes.

Outro problema muito comum é o surgimento de espinhas no pênis, nesses casos é fácil a identificação do problema já que são espinhas como quaisquer outras e o tratamento consiste apenas e não mexer na região. Em casos de espinhas recorrentes, consulte um médico.

Como tratar uma ferida no pênis - Como tratar machucados comuns no pênis

Como tratar pênis irritado por alergia

Alguns homens podem ser alérgicos a certos componentes de sabonetes e outros produtos, o que pode causar vermelhidão e coceira a ponto de surgirem feridas. Se essa for a maior suspeita, é muita importante investigar o que casou essa alergia. Comece pensando nos produtos diferentes que você usou recentemente. Se a ferida realmente só tiver sido causada por uma reação alérgica, pode desaparecer naturalmente ou com anti-alérgicos em pomada, dependendo da gravidade da situação.

Como tratar ferida no pênis por falta de higiene ou balanite

A má higiene nas partes íntimas, o acúmulo de suor e a oleosidade são alguns fatores que favorecem o aparecimento da balanite, que é uma inflamação da cabeça do pênis. O principal sintoma da inflamação é a vermelhidão e a inflamação da glande peniana, que coça e pode causar machucado embaixo da glande e ao redor. Como a balanite é consequência de doenças penianas causadas por fungos ou bactérias, é preciso identificar a causa do problema para tratar as feridas além dos sintomas de coceira e ferida.

Em primeira instância, são recomendados pelos médicos os corticoides para aliviar a inflamação e coceira. Entretanto, por se tratar de algo delicado, prefira primeiro consultar um médico para que a pomada adequada seja receitada.

Tratamento para feridas no pênis por DSTs

Como tratar um ferida no pênis por herpes genital

No caso do herpes genital, embora o paciente nem sempre possua sintomas, as úlceras na região genital estão entre os sinais da doença, as feridas causadas pela herpes podem sangrar e causar dor ao urinar. Assim que o diagnóstico ocorrer, o médico receiratá remédios antivirais específicos para minimizar os sintomas, os medicamentos também evitam que a doença se espalhe pelo corpo e que haja novas crises, ainda que a herpes não tenha cura efetiva.

Leitura complementar: Qual é o tratamento para herpes genital?

Como tratar um ferida no pênis por HPV

O vírus da HPV causa verrugas, ferida no pênis tipo afta, que costumam aparecer cabeça do órgão e que deve ser tratada com cremes que capazes de eliminá-las, os cremes devem ser prescritos por um médico, afinal, existem diversos tipos de vírus da HPV e apenas um médico saberá dizer qual o melhor medicamento para o caso específico. A HPV só pode ser tratada com medicamentos e dependendo do tipo, o tratamento requer cauterização de verrugas e outros cuidados que devem ser sempre acompanhados por um médico. A HPV é uma doença que não tem cura, ainda que o corpo de quem a adquiriu possa acabar eliminando o vírus com o tempo de forma natural.

Como curar ferida no pênis por sífilis

Já para tratar uma ferida no pênis em decorrência do contágio com a sífilis, os especialistas prescrevem o antibiótico penicilina, bastante eficaz no combate à bactéria que provoca essa doença sexualmente transmissível.

A injeção da penicilina funciona a ponto do paciente não sofrer danos quando o problema é constatado no estágio inicial, caracterizado por um cancro indolor, em casos mais graves e avançados a sífilis é capaz de causar AVC, problemas de visão, perda de coordenação motora e outros sintomas que não poderão ser revertidos mesmo com o tratamento da doença.

Como curar ferida no pênis por clamídia ou gonorreia

O pênis de homens infectados pela clamídia ou gonorreia costuma apresentar, além das feridas, secreções com aparência e odor desagradável. No caso de tais DSTs mais graves, o tratamento é feito à base de antibióticos, mas apenas o médico pode prescrever qual o melhor deles para cada caso. Para saber mais, veja como tratar a gonorreia.

Como tratar ferida no pênis por granuloma inguinal

As lesões na genitália podem ser causadas ainda por uma doença DST rara que afete principalmente a raça negra e que recebe o nome de granuloma inguinal, donovanose ou granuloma venéreo. Em caso de granuloma as feridas são elevações na pele não dolorosas e o tratamento é feito com antibióticos.

Como tratar feridas no pênis por AIDS

Quando a AIDS chega ao ponto de resultar em feridas penianas significa que a doença está avançada e que o tratamento é urgente. O tratamento para a doença consiste em remédios antirretrovirais que são oferecidos pelo governo, assim como o teste de detecção da doença. É importante fazer regularmente testes de doenças sexualmente transmissíveis do tipo pois podemos passar muito tempo tendo sido contagiados sem saber, visto que de início doenças como a AIDS não apresentam sintomas. Para saber mais, veja como detectar a Aids.

Tratamento para feridas no pênis por outras doenças

Molusco contagioso no pênis

As feridas do molusco contagioso, além de indolores, mostram-se brilhosas e translúcidas. O tratamento é feito com antissépticos para remover a verruga, nitrogênio líquido, raspagem ou laser. A situação deverá ser avaliada por um médico para que seja aplicado o tratamento mais adequado para o molusco contagioso no pênis.

Doença de Behçet

A doença de Behçet consiste em uma inflamação dos vasos sanguíneos que provoca úlceras genitais dolorosas, o tratamento acontece com medicamentos imunomoduladores e imunossupressores. Além de machucado no pênis, a doença também pode causar trombose, lesões cutâneas, dores articulares, inflamação nos olhos, retardo mental, problemas intestinais e formação de aneurismas, entretanto, a doença é muito rara na América.

Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie provoca a curvatura anormal do pênis e inflamações que acometem o prepúcio e/ou a glande, como balanopostite, postite e orquiepididimite aguda. No caso da doença de Peyronie, podem ser necessários medicamentos que produzem firbrose como Colchicina ou Betametassona ou técnicas cirúrgicas para corrigir a curvatura do pênis e remover as placas de fibrose.

Câncer de pênis

Lesões penianas podem indicar câncer de pênis, por isso, é de extrema importância buscar a ajuda médica assim que a ferida for percebida. Além da ferida, o câncer de pênis também pode ter odor desagradável, nódulos e alterações na cor da pele. O caso deve ser acompanhado por um oncologista ou urologista e procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia podem ser necessários dependendo do grau da lesão.

Veja também: Quais os sintomas de câncer nos testículos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma ferida no pênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Quando se tem qualquer indício de ferida no pênis, fazer sexo com camisinha é obrigatório.

Escrever comentário sobre Como tratar uma ferida no pênis

41 comentários
José Carlos
Normalmente quando tenho relações sexuais meu pênis fica ferido, com pequenas lacerações na região de baixo da glande, estas feridas ardem quando lavo. Tenho lavado o penis com sabonete dove e usado água oxigenada e bepantol derma. As feridas se curam em poucos dias, mas basta um esforçozinho maior com o pênis e elas reaparecem. Como tenho relações sexuais quase que diariamente, nunca fico bom.... o que devo fazer. Obs: já fui ao médico e ele que me prescreveu o tratamento que faço o qual citei acima e disse que os cortes eram apenas devido ao atrito, não sendo nenhuma DST. Uso lubrificantes nas relações com a minha parceira e mesmo assim se o esforço for um pouco maior o penis corta. O que devo fazer?
Junior
Ontem transei com minha namorada , o meu pênis ferio com os movimentos e sagrou na parte de baixo ...e ta doendo toda vez que lavo meu pênis....o que faço
Dalmacio
Apareceu uma bolinha na lateral do meu pênis viro uma ferida pode min ajuda
Antonio
machuquei o meu penis.rasgou uma capinhaa q gruda na cabeça dele.toda vez q vou fazer sexo sai sangue
Rogério
Olá, tenho pequenas feridas em volta da cabeça do pênis e as vezes na pele, causa ardência quando lavo o local, sou casado e nem eu e minha esposa tem relacionamento fora do casamento mas é que na verdade nunca tive isso mesmo quando pegava todas rsrsrs tenho 46 anos e faz uns 6 meses que ta dando isso estou passando uma pomada que contem,cetoconazol dipropionato betametasona e sulfato de neomicina, chama-se emscort oque será isso o que fazer to passando a pomada certa , me ajudem por favor . obrigado
regiane Faustino
Bepantol e nebacetin serve para tuas feridas no pênis
eliel
apareceu uma pequena ferida ,tipo uma mordida d mosquito na pele do penis,o q pode ser??
Julio César de Souza nascimento
Tem como objetivo principal é curar
Leonardo
Boa noite Começou com uma bolinha na pele do pênis e depois ele virou uma feridinha e não quer melhorar.
Marcelo Barbosa
oi boa tarde,,,eu acabei fazend sex com minha namorada dando 4 a cada 3 minutos e no dia seguinte fui tomar banho e teve duas feridas o que houve e o que posso usa-lo para eu fica curado dessas feridas no meu pênis.
João jacob salvador
Como tratar a gonorreia e ferimentos no penis
Editor umComo.com.br
Oi João! Confira nosso artigo que explica como tratar a gonorreia: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-a-gonorreia-1492.html

Como tratar uma ferida no pênis
1 de 2
Como tratar uma ferida no pênis

Voltar ao topo da página