Partilhar
Partilhar em:

Como tratar uma ferida no pênis

Como tratar uma ferida no pênis

Lesões na região genital masculina possuem inúmeras causas e para saber como tratar uma ferida no pênis é preciso identificar o motivo que a originou. Como a úlcera pode indicar problemas sérios, como doenças sexualmente transmissíveis, é importante consultar um médico especialista. Confira alguns dos tratamentos indicados para as doenças que são sinalizadas pelas lesões no pênis.

Também lhe pode interessar: Manchas brancas no pênis, o que pode ser?
Instruções:
1

Quando se fala em lesões na genitália masculina, é possível que a sua origem seja a contaminação por uma DST – doença sexualmente transmissível. No caso do herpes genital, embora o paciente nem sempre possua sintomas, as úlceras na região genital estão entre os sinais da doença. Nesse caso, as feridas podem sangrar e causar dor ao urinar. Ao diagnosticar herpes genital, o médico vai receitar remédios antivirais, afim de minimizar os sintomas. Os medicamentos também evitam que a doença se espalhe pelo corpo e que haja novas crises.

2

Já para tratar uma ferida no pênis em decorrência do contágio com a sífilis, os especialistas prescrevem o antibiótico penicilina, bastante eficaz no combate à bactéria que provoca essa doença sexualmente transmissível. Porém, a injeção com o medicamento funciona quando o problema é constatado no estágio inicial, sendo que a ferida da sífilis se caracteriza por um cancro indolor. Enquanto isso, o HPV causa uma verruga, geralmente na cabeça do pênis, que deve ser tratada com cremes que combatem a doença, os quais também devem ser prescritos por um médico.

3

O pênis de homens infectados pela clamídia ou gonorreia, outras DSTs, costuma apresentar secreção, porém, podem surgir feridas também. Nesses casos, o tratamento é feito à base de antibióticos, mas apenas o médico pode prescrever qual o melhor deles para cada caso. Já as feridas provocadas pela Aids mostram que a doença está avançada e o tratamento para a doença consiste em remédios antirretrovirais, os quais são oferecidos pelo governo. Enquanto isso, as feridas do molusco contagioso, além de indolores, mostram-se brilhosas e translúcidas. O tratamento é feito com antissépticos, afim de remover a verruga.

4

As lesões na genitália podem ser causadas ainda por uma doença DST rara que afete principalmente a raça negra e que recebe o nome de granuloma inguinal, donovanose ou granuloma venéreo. Aqui, as feridas são elevações na pele não dolorosas e o tratamento é feito com antibióticos. Se não for uma doença venérea o motivo da ferida, pode ser a doença de Behçet, uma inflamação dos vasos sanguíneos, que provoca úlceras genitais dolorosas. O tratamento acontece com medicamentos imunomoduladores e imunossupressores.

5

Outras razões para as lesões no pênis são a Doença de Peyronie, que também provoca a curvatura anormal do órgão, e as inflamações que acometem o prepúcio e/ou a glande, como balanopostite, postite, balanite e orquiepididimite aguda. Há também a doença rara microlitíase testicular. Cada problema possui o seu próprio tratamento e apenas um especialista pode diagnosticá-lo e indicar os remédios apropriados. Além de todas essas causas, as lesões penianas podem indicar câncer ou apenas uma reação alérgica, por isso, é de extrema importância buscar a ajuda médica assim que a ferida for percebida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar uma ferida no pênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (14)

Escrever comentário sobre Como tratar uma ferida no pênis

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
santos
Estou com um problema na cabeça do penis, na regiao do frenulo, uma bolha pequena branca, que doi nos momentos de relaçao sexual.
Carlos R Pedrina
Estou com um pequeno ferimento na cabeça do penis ,parece queimadura , fica dolorido, realmente nao sei o que e
Helio Santana dos Santos
Fiz uma cirurgia de ressecção da próstata a 2 meses, foi tudo bem, só que depois de 23 dias, apareceu uma infecção urinária. Voltei ao médico, fiz todos os exames necessários, tomei os medicamentos receitados, mas o problema ainda não foi totalmente resolvido. Em decorrência de tudo isso, apareceu agora uns ferimentos na cabeça do pênis. Gostaria de saber como trata-las?
Editor umComo.com.br
Oi Helio! Por favor, siga as indicações do artigo.
Davidson
Estou com os testículos muito vermelhos ,irritados e com feridas . A pele está muito fina também ... Existe algum tipo de pomada ou tratamento caseiro ?
Editor umComo.com.br
Oi Davidson! Recomendo que você consulte o médico o mais rápido possível para que ele examine o problema.
José Luis Candido Pereira
Em baixo da cabeça do meu penis fica ressecado e quando eu me masturbo ou tenho relação sexual ele vem a tipo raxar... parece um pequeno corte nele... e fica por alguns dias assim depois ele forma uma casquinha...
queria saber o que é isso e pq acontece isso e eu nao tenho a pele que cobre o penis, eu fiz a cirurgia de fimose... obrigado espero sua resposta....Att José Luis
Editor umComo.com.br
Oi José Luís! Pelos sintomas que descreveu, pode estar sofrendo de balanite, que é um tipo de inflamação na glande. Confira esse artigo que explica como tratar: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-a-balanite-4949.html
Aldenor Moreira
Me surgiu uma ferida na lateral do pênis e não tive nenhum contato sexual nos ultimos dias, o local fica vermelho e coça bastante. O que pode ser?
DANIEL OLIVEIRA
durante a relação meio pênis fica sensível e começa como se estivesse sendo arranhado e começa a doe, no outro dia ele fica vermelho e um pouco inchado, como eu posso resolver isso.
Editor umComo.com.br
Oi Daniel! Se está sentindo esses incômodos no pênis, então o melhor é consultar um médico para saber do que se trata. Obrigado pelo comentário!
Fabio
Daniel tive algo parecido, fui ao medico, ele mi passou uma pomada "Permute" (R$10,00). Resolvia por uns dois dias e voltava a coceira e a pele saia novamente. Para mim a solução foi algo bem simples e que todos temos em casa: Algodão, isso mesmo. Tomava banho, higienizava apenas com sabonete, secava e enrolava um pedaço de algodão em volta da cabeça do pênis. Depois de uma semana, voltou ao normalidade da região do pênis Mas só procurei outra alternativa depois que o medico mi falou que não era DST. Tente esse procedimento e espero que resolva igual resolveu comigo.
A sua avaliação:
António Lourenço
como tratar as minhas pequenas feridas na cabeça do penis
A sua avaliação:
Celso dos Santos Matheus
Tenho rachaduras dolorosas e próximo a glande parece um pouco inflamada. Dói quando puxo a pele mas , não tenho tido relações sexuais portanto essa não foi a causa. Como tratar ?
A sua avaliação:
george
Em uma transa machuquei meu penis e está meio torto e dolorido existe tratamento ou alguma pomada para eu passar

Como tratar uma ferida no pênis
1 de 3
Como tratar uma ferida no pênis