Partilhar

Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 3 outubro 2018
Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?

O ressecamento da pele do pênis é comum pois trata-se de um tecido fino, sensível e pode sofrer alterações por diversos motivos, ainda que geralmente se associe qualquer alteração nos órgãos sexuais às doenças sexualmente transmissíveis. O ressecamento por si só pode ocorrer naturalmente assim como é possível que qualquer outra região da pele fique ressecada, entretanto, em casos mais sérios o ressecamento vem acompanhado de outros sintomas como a coceira. Se você quer saber o que pode ser pênis ressecado e coçando, entenda neste artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

Ressecamento comum no pênis

De forma geral não há motivos para preocupações quando há o ressecamento da pele do pênis, isso porque a pele é um tecido que precisa de proteção e hidratação para se manter bem, o que pode ser facilmente perdido em casos de desidratação e frio. Nesses casos, em vez de uma pomada para pênis ressecado o recomendado é que se utilize um creme hidratante específico para partes íntimas, preferencialmente um creme sem cheiro pois os aromatizantes de perfume podem causam alergia principalmente em peles já danificadas.

Assuntos relacionados: Por que o pênis diminui de tamanho no frio?

Alergia no pênis

É possível que tecidos e produtos de higienização causem alergia, dando além do ressecamento e descamação, também coceira no pênis. Além disso, também é possível que a borracha da camisinha esteja dando alergia, a alergia à borracha e camisinha são muito comuns, o bom é que justamente por ser comum existem alternativas hipoalergênicas facilmente encontráveis em qualquer farmácia.

Sugestão: Bolinhas no pênis podem ser DSTs? - Brancas e vermelhas

Candidíase peniana

A candidíase é uma micose que, entre outras, pode causar ressecamento do pênis. Os sintomas da candidíase são também coceira, vermelhidão e glande ressecada e com rachaduras. O tratamento da candidíase deve ser feito com pomadas específicas capazes de eliminar o fungo causador.

Veja mais informações em: Como tratar a candidíase peniana

Balanite

A balanite é uma inflamação da glande que costuma aparecer em homens com fimose ou diabete do tipo 2, a doença está associada à falta de higienização da pele que recobre o a glande. Os sintomas da balanite são glande descamando e vermelha, dor, irritação na pele e produção de secreção de odor desagradável. O tratamento para a glande ressecada nesse caso não é único pois a balanite pode ter diversas causas, sendo assim, é necessário que se consulte um médico especialista para investigar e descobrir a razão da inflamação.

Entenda: Posso fazer sexo com balanite?

Uso de sabonetes comuns

O uso de sabonetes nas regiões íntimas não é recomendado, isso porque esses sabonetes são capazes de alterar o pH da pele e acabar fazendo com que se perca a proteção natural formada por uma fina camada de gordura, essa camada evita que se perca água em excesso pela pele e, quando destruída, a pele acaba ressecando. O ideal nesse caso é que se lave o pênis com sabonetes neutros ou infantis.

Outras dicas em: Como limpar meu pênis

Exageros sexuais

Quando se tem diversas relações sexuais seguidas pode acontece do pênis acabar ressecando em razão da fricção na pele, também é comum sentir pênis ressecado após masturbação exagerada. O ideal nesses casos é manter-se um tempo "resguardado" esperando que a pele se recupere, também é possível o uso de hidratantes especiais para regiões íntimas.

Pode ser o seu caso: Prepúcio inchado, o que pode ser?

Herpes genital

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível e sem cura, mas com tratamento. O principal sintoma da herpes são feridas e bolinhas no pênis, a pomada para ferida no pênis deve ser receitada por um médico após avaliação e confirmação da doença. É importante que, mesmo sem cura, se faça o tratamento dos sintomas da herpes para cuidado próprio e também para diminuir as chances de contágio.

Dica para tratar do ressecamento no pênis

É imprescindível que se consulte um médico urologista caso você esteja com sintomas outros que não apenas o ressecamento pois, como visto acima, isso pode ser consequência não apenas de falta de hidratação de pele mas também de doenças sexualmente transmissíveis que necessitam de cuidado e não irão embora sozinhas.

Apesar da urgência na consulta médica, por vezes não temos como abandonar nossos afazeres durante a semana para isso, então durante o período entre a constatação do ressecamento e a consulta médica é recomendado que se utilize cremes hidratantes específicos para região íntima, assim você estará cuidando de sua pele e poderá evitar rachaduras motivadas pela desidratação. Evite o uso de hidratantes em caso de feridas, como no caso da herpes genital.

Leia também: Como tratar uma ferida no pênis - 18 causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jonas
pomada para coçeira nas partes intimas masculina

Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?
Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?

Voltar ao topo da página