Outros A saúde no homem

Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 17 dezembro 2018
Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?

O ressecamento da pele do pênis é comum pois trata-se de um tecido fino, sensível e pode sofrer alterações por diversos motivos, ainda que geralmente se associe qualquer alteração nos órgãos sexuais às doenças sexualmente transmissíveis. O ressecamento por si só pode ocorrer naturalmente assim como é possível que qualquer outra região da pele fique ressecada, entretanto, em casos mais sérios o ressecamento vem acompanhado de outros sintomas como a coceira. Se você quer saber o que pode ser pênis ressecado e coçando, entenda neste artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

Índice

  1. Ressecamento comum no pênis
  2. Alergia no pênis
  3. Candidíase peniana
  4. Balanite
  5. Uso de sabonetes comuns
  6. Exageros sexuais
  7. Herpes genital
  8. Dica para tratar do ressecamento no pênis

Ressecamento comum no pênis

De forma geral não há motivos para preocupações quando há o ressecamento da pele do pênis, isso porque a pele é um tecido que precisa de proteção e hidratação para se manter bem, o que pode ser facilmente perdido em casos de desidratação e frio. Nesses casos, em vez de uma pomada para pênis ressecado o recomendado é que se utilize um creme hidratante específico para partes íntimas, preferencialmente um creme sem cheiro pois os aromatizantes de perfume podem causam alergia principalmente em peles já danificadas.

Assuntos relacionados: Por que o pênis diminui de tamanho no frio?

Alergia no pênis

É possível que tecidos e produtos de higienização causem alergia, dando além do ressecamento e descamação, também coceira no pênis. Além disso, também é possível que a borracha da camisinha esteja dando alergia, a alergia à borracha e camisinha são muito comuns, o bom é que justamente por ser comum existem alternativas hipoalergênicas facilmente encontráveis em qualquer farmácia.

Sugestão: Bolinhas no pênis podem ser DSTs? - Brancas e vermelhas

Candidíase peniana

A candidíase é uma micose que, entre outras, pode causar ressecamento do pênis. Os sintomas da candidíase são também coceira, vermelhidão e glande ressecada e com rachaduras. O tratamento da candidíase deve ser feito com pomadas específicas capazes de eliminar o fungo causador.

Veja mais informações em: Como tratar a candidíase peniana

Balanite

A balanite é uma inflamação da glande que costuma aparecer em homens com fimose ou diabete do tipo 2, a doença está associada à falta de higienização da pele que recobre o a glande. Os sintomas da balanite são glande descamando e vermelha, dor, irritação na pele e produção de secreção de odor desagradável. O tratamento para a glande ressecada nesse caso não é único pois a balanite pode ter diversas causas, sendo assim, é necessário que se consulte um médico especialista para investigar e descobrir a razão da inflamação.

Entenda: Posso fazer sexo com balanite?

Uso de sabonetes comuns

O uso de sabonetes nas regiões íntimas não é recomendado, isso porque esses sabonetes são capazes de alterar o pH da pele e acabar fazendo com que se perca a proteção natural formada por uma fina camada de gordura, essa camada evita que se perca água em excesso pela pele e, quando destruída, a pele acaba ressecando. O ideal nesse caso é que se lave o pênis com sabonetes neutros ou infantis.

Outras dicas em: Como limpar meu pênis

Exageros sexuais

Quando se tem diversas relações sexuais seguidas pode acontece do pênis acabar ressecando em razão da fricção na pele, também é comum sentir pênis ressecado após masturbação exagerada. O ideal nesses casos é manter-se um tempo "resguardado" esperando que a pele se recupere, também é possível o uso de hidratantes especiais para regiões íntimas.

Pode ser o seu caso: Prepúcio inchado, o que pode ser?

Herpes genital

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível e sem cura, mas com tratamento. O principal sintoma da herpes são feridas e bolinhas no pênis, a pomada para ferida no pênis deve ser receitada por um médico após avaliação e confirmação da doença. É importante que, mesmo sem cura, se faça o tratamento dos sintomas da herpes para cuidado próprio e também para diminuir as chances de contágio.

Dica para tratar do ressecamento no pênis

É imprescindível que se consulte um médico urologista caso você esteja com sintomas outros que não apenas o ressecamento pois, como visto acima, isso pode ser consequência não apenas de falta de hidratação de pele mas também de doenças sexualmente transmissíveis que necessitam de cuidado e não irão embora sozinhas.

Apesar da urgência na consulta médica, por vezes não temos como abandonar nossos afazeres durante a semana para isso, então durante o período entre a constatação do ressecamento e a consulta médica é recomendado que se utilize cremes hidratantes específicos para região íntima, assim você estará cuidando de sua pele e poderá evitar rachaduras motivadas pela desidratação. Evite o uso de hidratantes em caso de feridas, como no caso da herpes genital.

Leia também: Como tratar uma ferida no pênis - 18 causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Junior
Ótimo artigo! esclareci minhas duvidas
A sua avaliação:
Jonas
pomada para coçeira nas partes intimas masculina
Pênis ressecado e coçando, o que pode ser?