Partilhar

Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

Por Sara Viega. Atualizado: 6 julho 2018
Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

Manchas no pênis podem surgir por diversos motivos e a primeira coisa que se precisa saber é que geralmente estas manchas não estão relacionadas com uma doença de transmissão sexual, o que é o primeiro pensamento que ocorre quando surgem sintomas estranhos em órgãos genitais. De forma geral, manchas do tipo são de lesões na pele que costumam ocorrer como uma reação fisiológica ou por alguma condição na pele que poderia surgir em qualquer outra região. No umCOMO queremos ajudá-lo a estar informado e, por isso, neste artigo vamos explicar-lhe o que podem ser manchas brancas no pênis e como tratá-las.

Também lhe pode interessar: Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?

Manchas de Fordyce

As manchas de Fordyce têm um aspecto claro e sutil saliência, podem aparecer na cabeça e tronco do pênis. Tais manchas são glândulas sebáceas superficiais, são comum estarem presentes já no momento do nascimento, mas à medida que for avançando na idade estas tornam-se maiores ou mais marcadas e podem ser de uma cor esbranquiçada ou amarelada. Este problema nas glândulas não só ocorre nos homens, como também pode ocorrer nas mulheres nos lábios vaginais e, também é comum se desenvolver nos lábios da boca.

Tratamento para manchas de Fordyce

Embora sejam indolores e não estarem relacionados a nenhum problema de saúde, é normal que por motivos estéticos quem as têm queira eliminá-las, para isso, é possível realizar 3 procedimentos:

  1. Cirurgia: É feita pela aplicação de um forte raio laser com CO2 e deve ser realizada por um dermatologista.
  2. Uso de pomadas: Existem pomadas à base de ácido retinoico capaz de eliminar tais glândulas, mas devem ser receitadas por um médico especialista.
  3. Micro-punção: A técnica consiste na retirada efetiva das glândulas por meio de uma simples cirurgia.

Esclerodermia

Trata-se de uma esclerose que desenvolve uma fibrose localizada no pênis, esta condição é de origem desconhecida e começa com marcas de um tom avermelhado até roxo ou lilás que pouco a pouco vão evoluindo e se tornando amarelas, brancas ou inclusive marfim. Nas zonas em que aparecem estas marcas não há pelo e a sensibilidade e sudoração ficam diminuídas. Estas placas são superficiais e podem estar um pouco elevadas ou um pouco deprimidas, mas não estão em contato direto com as camadas de tecidos mais profundas.

Esta condição apresenta-se nos genitais assim como nas extremidades, no tronco e no rosto e pode ocorrer em várias zonas ao mesmo tempo ou apenas numa. Além disso, na zona genital masculina esta condição é comum em homens entre os 20 e 50 anos.

Tratamento para esclerodermia

Por ser uma doença que interfere na sensibilidade, o tratamento da esclerodermia peniana é feito através de medicamentos também utilizados para tratar de disfunção erétil ou com implante peniano.

Líquen escleroso

O líquen escleroso genital trata-se de uma doença que produz atrofia na pele, normalmente é crônica e carateriza-se pelo aparecimento de pápulas e placas esbranquiçadas que são bem delimitadas com eritemas e acumulação de queratina. O problema ocorre principalmente na zona genital e anal tanto de mulheres como de homens, mas também se pode observar com menos frequência nas extremidades, tronco e no couro cabeludo. Esta condição em homens costuma ser causadora de uma balanite.

Tratamento para líquen escleroso

O tratamento para líquen escleroso deve ser feito com pomadas corticosteroides tópicos que ajudam a reduzir os danos e também os incômodos gerados pela doença, entretanto, a pomada a ser escolhida deve ser recomendada por um médico especialista.

Glândulas de Tyson

Manchas brancas na cabeça do pênis com pequenas saliências e se encontram na glande geralmente são pápulas peroladas, também chamadas de glândulas de Tyson. Embora estas saliências brancas ou de uma cor carnosa e de aspecto brilhante costumem estar na glande, podem aparecer em outras partes do membro.

É habitual vê-las desde cedo, inclusive desde o nascimento. Estas saliências ou pápulas crescem ao avançar na idade e mais para a frente podem diminuir sozinhas, não estão relacionadas com doenças infecciosas nem de transmissão sexual, não são um problema de saúde e geralmente podem ser de caráter hereditário ou se deverem a uma saturação dos poros e das glândulas sudoríparas desta zona.

Se você está com bolinhas no pênis que surgiram derrepentemente ou causam dor, trata-se de algum outro problema, para descobrir o que é veja o que podem ser bolinhas brancas ou vermelhas no pênis.

Tratamento para glândulas de Tyson

Por não se tratar de uma doença, não é necessário tratamento, mas é habitual querer resolver o seu aparecimento, pois para muitos homens torna-se num problema estético. Neste caso as opções para remoção são:

  • Cauterização: É uma pequena cirurgia na qual se "queima" as glândulas visando que sejam removidas, geralmente após a cauterização as bolinhas caem sem que se mexa nelas.
  • Cirurgia: É também possível fazer uma cirurgia de remoção direta das glândulas que deve ser realizada por um médico especialista.

É muito importante não tentar tirá-las você mesmo, pois não se podem eliminar assim e a única coisa que conseguiria com isso seria dor, feridas e possíveis infecções.

Vitiligo no pênis ou Leucodermia

Trata-se de um transtorno que ocorre na pigmentação da pele, pelo que esta fica como manchada em diferentes tons. O vitiligo ou leucodermia ocorre quando há uma perda de melanócitos, as células que contêm melanina que dá cor à pele. Estas marcas de cor diferente do resto do corpo podem ocorrer por toda a pele, por isso esta pode ser uma das razões pelas quais tem manchas brancas na glande ou em outras partes do pênis.

Embora a causa seja desconhecida, o vitiligo associa-se a antecedentes familiares e a doenças auto-imunes como a diabetes ou problemas na tireoide. As marcas que aparecem nos genitais costumam ser indolor sem outras mudanças significativas na pele, embora às vezes as bordas destas marcas estejam hiperpigmentadas. De qualquer forma, este transtorno de pigmentação da pele ocorre com mais frequência em outras zonas do corpo como as mãos, os antebraços, dobras da pele etc.

Tratamento para vitiligo no pênis

Esta condição é um pouco difícil de tratar, entre as opções mais habituais de tratamento encontramos:

  • Cremes: Existem cremes específicos que ajudam a controlar a evolução do vitiligo e que podem até mesmo ajudar a restaurar a coloração da pele, entretanto, procure um dermatologista para que um bom creme para seu caso seja recomendado;
  • Terapia de luz: Os raios utilizados em terapia de luz e raios lasers podem ajudar a recuperar a coloração da pele, mas o procedimento deve ser feito de forma adequada por um profissional;
  • Micropigmentação: Da mesma forma que se usa tintura para pigmentar sobrencelhas, é também possível realizar o processo para o tratamento de vitiligo;
  • Enxerto de pele: É possível realizar a retirada de pele de um local e transplantá-la para outro para o tratamento do vitiligo da mesma forma que se faz com queimaduras graves.

Balanite

A balanite é uma infecção da primeira camada de pele que reveste a glande, ou seja, a cabeça do pênis e quando atinge níveis mais profundos desse tecido a doença passa a ser a balanopostite. A doença é geralmente uma complicação relacionada à fimose, visto que a pele que reveste a glande pode atrapalhar a higienização correta do órgão sexual masculino e também pode ser apenas consequência da falta de higienização e de outras doenças como a candidíase.

Tratamento para balanite

O tratamento da balanite é feito a partir da descoberta do agente causador, visto que infecções podem ser causadas por diversas bactérias, fungos etc. Em caso de bactérias o médico especialista recomendará um antibiótico eficaz para o caso específico, ou seja, não existe um único tratamento para a balanite.

Alergias no pênis

Alergia a componentes de sabonetes, preservativos e até do tecido de algumas roupas pode deixar o pênis ressecado e com coceira. Se você suspeita de alergia no pênis, é importante observar como ele reage após suspender o uso desses produto ou trocá-los por por outros. Prefira sempre sabonete neutro para usar nas partes íntimas e não alterar o pH da região.

Tratamento para alergia no pênis

Como tais alergias são tópicas, ou seja, aparecem na região da pele onde se entrou em contato com a substância a qual se é alérgico, primeiramente deve-se localizar o agente causador e manter distância, além disso é possível utilizar pomadas e cremes hidratantes preferencialmente sem cheiro ou corantes para que a pele se recupere.

Sugestão: Prepúcio inflamado - Causas, tratamento e recomendações

Candidíase

A candidíase é uma doença muito comum por poder ser causada até mesmo pela falta de cuidado ao se utilizar o banheiro de um local público, ainda que também possa ter transmitida sexualmente. Apesar dos principais sintoma da candidíase masculina serem a coceira e vermelhidão, podem aparecer manchas brancas na glande, ardência, dor, inchaço vermelhidão e uma secreção branca, esses são sintomas comuns que podem confirmar a candidíase peniana.

Tratamento para candidíase no pênis

A candidíase é causada por um fungo e seu tratamento é feito através do uso de pomadas específicas capaz de acabar com o fungo causador. Para saber mais veja como tratar da candidíase peniana.

Quando consultar um médico

Agora que você já conhece as principais causas que podem causar manchas brancas no membro masculino, saiba que se você as detectou você deve consultar o seu médico habitual para o problema ser diagnosticado e iniciado um tratamento o quanto antes, caso seja necessário. Também existem outras situações em que você deve consultar o seu urologista ou médico, por exemplo sempre que notar algum destes sintomas nos seus genitais:

  • Manchas;
  • Cicatrizes;
  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Coceira;
  • Dor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas brancas no pênis, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Raul
Amigo ya te curaste sabes algo me puedes ayudar
Bruno
Tenho manchas brancas dentro do pênis o que pode ser e que tipo de remédio usar será que isso é grave eu queria saber o que pode ser isso
A sua avaliação:
JOse romeo
muito obrigado por me ajudar, tenho manchas no penis vermelhas e brancas. Vou no médico finalmente
ADELSON GARCIA FERREIRA
me responde tenho fas um tempinho já uma mancha em redor do pênis perto da cabeça ela.esta em redor do.penis todo as vezes ela fere e doi que isso tem. cura que médico procuro
Luzeni Ribeiro da Silva
Apareceu uma mancha branca na pele que cobre a cabeça do penis do meu esposo ele está em panico oque pôde ser
Paulo José
tenho manchas brancas na coxas perto da genital,a pele fica bem sensível e ficou branca.O que sera isso??
gabriel pereira chaves
estou com umas manchs no meu penis e nao sei o q que e como faço pra descobrir tenho mtt vergonha de ir no medico
Editor umComo.com.br
Oi, Gabriel. Não precisa ter vergonha de ir ao médico pois eles já estão acostumados a este tipo de coisa. Você pode ficar mais à vontade com um urologista, que já é desta área.
Jules
Meu namorado tem manchas brancas no pensa isso é uma doença
eder soares
meu marido é negro e proximo a cabeça do penis esta amarelado ou esbranquiçado oque sera?

Manchas brancas no pênis, o que pode ser?
Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

Voltar ao topo da página