Outros A saúde no homem

Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?

Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?
Imagem: ultracurioso.com.br

Se você está sentindo uma coceira incômoda no pênis, você pode estar sofrendo de algum problema sério. As doenças que apresentam sintomas na zona pênis são, geralmente, transmitidas por via sexual. A multiplicidade de parceiros e a falta de uso de camisinha são dois fatores que colocam sua saúde em risco. Esse artigo de umComo indica quais os possíveis diagnósticos para o seu problema e como eles podem ser tratados: Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?

Também lhe pode interessar: Manchas brancas no pênis, o que pode ser?

Passos a seguir:

1

Alergia. Alguns homens podem desenvolver alergia ao uso de camisinha. A borracha de que o preservativo é feito - ou látex - é a causa mais comum deste problema.

Os pigmentos que tornam a camisinha colorida, os aromatizantes que lhe conferem sabor, os espermicidas e os lubrificantes também podem ser uma das razões para o aparecimento de alergia.

A coceira é uma das reações mais comuns em quem sofre de alergia à camisinha, assim como a vermelhidão, inchaço e a formação de pequena feridas. Os sintomas podem surgir durante o uso da camisinha, ou logo após.

Dica: Quem sofre de alergia a camisinha deve procurar usar uma camisinha simples sem pigmentos nem lubrificantes. Por vezes mudar de marca de preservativo também pode ajudar. Não descarte o seu uso: acesse esse artigo e conheça a importância de usar camisinha.

Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser? - Passo 1
2

Candidíase. A candidíase é uma doença comum que provoca coceira, vermelhidão e dor no pênis. O tratamento é feito com pomadas e remédios antifúngicos recomendados pelo médico.

Esta infeção é causada pelo fungo Candida Albicans e manifesta-se principalmente em pessoas com sistema imunológico debilitado. O contacto íntimo sem uso de preservativo é a forma de transmissão mais comum.

Leia também: Manchas brancas no pênis, o que podem ser?

3

Herpes genital. O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que afeta a pele e/ou as membranas mucosas genitais. Apesar de muitas pessoas não saberem que são portadoras do vírus, um em cada cinco adultos está contaminado.

O vírus herpes simplex é, geralmente, transmitido em períodos ativos da doença, podendo ser observadas lesões nos genitais.

Esta doença é tratável com antivirais, mas não tem cura. Os seus sintomas primários incluem o aparecimento de bolhas pequenas agrupadas no pênis (ou próximo do pênis). Estas lesões são muito dolorosas e provocam coceira, pois formam úlceras quando as bolham rebentam.

Dica: Confira essas dicas do umComo para tratar herpes genital com remédios caseiros.

4

Tricomoníase. A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível e tem origem no parasita Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, causa vaginite e aparecimento de corrimento vaginal.

No homem, esta doença costuma ser assintomática. No entanto, pode apresentar sintomas de irritação da parte interna do pênis, corrimento e ardor ao urinar ou durante a ejaculação, podendo a sensação ser idêntica à de coceira.

A tricomoníase é tratada com medicamentos administrados por via oral e através da inserção de um creme/gel no pênis. Saiba mais lendo este artigo que explica como tratar a tricomoníase.

5

Clamídia. A clamídia é a doença transmitida por via sexual mais comum no mundo. É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e causa sensação de coceira na cabeça do pênis, corrimentos, ardor ao urinar, dor retal, inchaço e dor nos testículos.

A complicação mais comum desta doença nos homens é a prostatite ou infeção da próstata.

O tratamento da clamídia é feito através de antibióticos e todos os parceiros sexuais da pessoa infetada devem ser testados. Saiba mais sobre como tratar da clamídia nesse artigo.

6

Mantenha o seu pênis saudável! Confira essas dicas para manter se manter longe de doenças:

  • Usar camisinha em qualquer relação sexual;
  • Lavar o pênis todos os dias;
  • Lavar o pênis depois de ter relações sexuais;
  • Puxar a pele (prepúcio) para trás no banho e limpar bem toda a região coberta para evitar a acumulação de esmegma;
  • Enxugar bem a pele após a lavagem para evitar assaduras e irritações;
  • Nunca administrar pomadas e cremes sem prescrição médica;
  • Consultar um médico mal apareçam sintomas;
  • Contactar os parceiros sexuais com quem teve contacto sexual para que busquem tratamento;
  • Evitar relações sexuais se tiver lesões de qualquer tipo.

Dica: Confira também o artigo Espinha no pênis é normal? Causas e tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Angelo
Bom dia, me ajudou muito.
A sua avaliação:
Dario
muito obrigado
CARLOS CESAR
O QUE EU TENHO QUE FAZER ESTOU COM UMA COCEIRA SEGUIDO DE VERMILHÃO E UM CAROÇO QUE FICA POR BAIXO ONDE FALAM QUE FIMOSE NO PENIS
Arimatéia
Sinto coceira na cabeça do pênis, depois de surgirem manchas avermelhadas. Chega a arder nas relações. Faço constante higiene, mas até que melhora, fica como curado, com uso de um creme vaginal (nitrato de miconazol), só que com algum tempo volta o problema. Nesse caso, terei que fazer tratamento conjugado com a minha parceira? Obrigado!
A sua avaliação:
victor ricardo de souza carmo
ola bom dia; estou com problemas no pênis, quando eu vou urina meu pênis doi muito e tenho coceira na cabeça do pênis o que fazer neste momento? Essa é minha pergunta?
luiz henriqu de moura sene
Estou com uma coceira na cabeça do penis mais não apresenta vermelhão ada deanorma, o que pode ser, passei alcool mais ardeu muito
gilbertoreisdos santos junior
estou com uma coceira no penis e fica irritado fica vemelho
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilberto! As informações do artigo podem ajudar a identificar o problema.
JORGE
TENHO COCEIRA NA CABEÇA DO PENIS E NA HORA QUE TENHO RELAÇÃO É PIOR POR QUE DOI E SANGRA EU CINTO QUE A PELE NA REGIÃO ESTA MUITO FINA E VERMELHA SE RASGA COM FACILIDADE ISTO JA VEM A VARIOS ANOS . JA CONSULTEI VARIOS MEDICOS E ATE HOJE NÃO TIVE RESULTADO.CHEGARAM ATE ME DIZER QUE ERA HPV QUE TINHA QUE APRENDER A CONVIVER COM ISTO. MAS É DIFICIL .SE TIVER ALGUEM AI QUE PUDER ME AJUDAR FICAREI MUITO GRATO
Prof. Agnaldo
Tive esse mesmo problema. Aconselho buscar ajuda no urologista ou dermatologista. Quanto antes você resolver melhores resultados terá. Acredito que um bom profissional dará direcionamento ao seu problema.
luis h. Thaumatrg
Passo alcool aerde muito mais depois da uma sensação de alivio
Jegue boy
E so lavar com limao.mata todas bacterias nocivas e sara a coceira
A sua avaliação:
Mano
Após uma relação sem proteção, tive esse problema, coceira na cabeça do penis e depois umas marcas vermelhas pequeninas que viraram ferida, e agora esta sangrando quando passo o papel higienico. no papel fica manchas de sangue quando encosto.
Prof. Agnaldo
Aconselho buscar ajuda no urologista ou dermatologista. Quanto antes você resolver melhores resultados terá.
A sua avaliação:
emerson
tive relação com minha esposa apos ela ter feito exame histerossalpingografia onde usaram iodo. a cabeça do pênis esta avermelhada e coçando
Editor umComo.com.br
Oi Emerson! Então é melhor ir no médico para saber o que se está passando. Rápidas melhoras!
Gerado A Costa
Estou com uma pequena coceira na glande, nao provoca dor nem odor. Aparece de ves em quando. Pode estar relacionado a algo que como, ex carne de porco. Coisa assim. Calórica. Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gerardo!

A coceira ocasional na glande pode ser provocada por uma alergia. Pode ser um tipo de sabonete, o tecido da cueca, uma marca de preservativo ou até à própria relação sexual. Procure mudar estes aspetos para perceber se nota melhorias e concluir que é alérgico a qualquer coisa. Existem poucas chances de ser algo que você come.

Obrigada pelo seu comentário. Desejo rápidas melhoras!
Imagem: ultracurioso.com.br
1 de 2
Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?