Partilhar

Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?

Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?

Estar sempre atento à saúde é fundamental para manter uma boa qualidade de vida. Quando se trata dos órgãos genitais e do sistema reprodutivo, é necessária atenção redobrada! Ao menor sinal de algo de atípico acontecendo, é comum que se fique alarmado e logo se pensa em todas as doenças possíveis que correspondem ao sintomas sentidos. Para ajudar nessa busca pela informação, o artigo de hoje em umCOMO é sobre a saúde dos homens. Mais especificamente, sobre o aparecimento de caroços na região pubiana masculina. O que pode ser? Essas e outras dúvidas serão respondidas aqui.

Caroços na região pubiana - todas as possíveis causas

É imprescindível saber todas as causas do aparecimento do caroço. Para auxiliar na diferenciação, é necessário analisar com cuidado o nódulo para certificar-se de seu aspecto. Para isso, responda à questões importantes, como:

  • O caroço dói?
  • A região está inchada e/ou avermelhada?
  • Existe algum outro sintoma, como febre e mal-estar?
  • Algo de atípico em sua rotina pode ter causado o caroço?

Dessa forma, identificar qual o problema que está lhe acometendo fica mais fácil. Entretanto, relembramos que procurar ajuda médica é indispensável para que o diagnóstico seja mais preciso e o tratamento eficiente.

HPV (vírus do papiloma humano)

Uma das causas mais comuns para o aparecimento de caroços na região pubiana masculina na região é o HPV. Eles também são descritos como verrugas, pois existem mais de cem tipos diferentes de HPV. Por isso, é importante ficar atento. Os caroços possuem uma textura áspera, rugosa, e não doem. Além disso, podem variar bastante de tamanho. O uso de pomadas faz com que os caroços desapareçam, no entanto, é comum que eles voltem a aparecer, uma vez que o corpo humano leva anos para eliminar completamente o vírus do organismo. Além disso, o contágio é feito através de mucosas, como a boca, por exemplo. Isso indica que não necessariamente precisa haver penetração vaginal para que haja a contaminação.

Leia mais em: Como identificar o HPV no homem

Linfadenite

A linfadenite é quando ocorre a inflamação dos gânglios linfáticos. Ela acaba por acarretar na formação de um caroço interno na região pubiana, por levar à necrose da pele e à formação de pus. É comum que o caroço esteja inchado e vermelho, e que seja acompanhado de sintomas como febre e mal-estar.

Reação alérgica ou medicamentosa

Se o nódulo apareceu junto de coceira intensa ou algum outro sintoma, é possível que ele tenha sido provocado por alguma reação alérgica ou medicamentosa. Para um diagnóstico, é preciso relatar ao médico possíveis lugares atípicos que você tenha frequentado e medicações novas que tomou recentemente. O tratamento geralmente é feito com o uso de anti-histamínicos.

Hérnia

A hérnia é responsável pelo caroço dolorido na região pubiana, de aspecto meio esponjoso. Nem sempre ele pode doer, no entanto, alguns movimentos bruscos e atividades podem provocar dor severa que vai precisar de um atendimento médico imediato. Em alguns casos, a hérnia precisa ser tratada com uma cirurgia de remoção.

Sífilis

A sífilis é outra doença responsável pelo aparecimento de nódulos nesta região. Ela causa o aparecimento de um caroço inicialmente indolor, pois a doença possui fases sintomáticas e fases assintomáticas. Um dos primeiros sintomas é a formação da lesão sifilítica, também conhecida como cancro duro. É caracterizada pelo caroço duro na região pubiana, que não costuma doer e não coça, não arde e não é purulenta.

Lipoma e caroço na região pubiana masculina

O lipoma é uma espécie de caroço formado por células de gordura que possui a forma arredondada, e que pode surgir em qualquer parte do corpo - até mesmo na região pubiana. Contudo, essa condição é benigna e não está minimamente relacionada ao câncer. O tratamento é feito através de uma cirurgia simples para a retirada do nódulo, realizada no próprio consultório dermatológico ou no pronto-socorro com o uso de apenas anestesia local, e deixa uma pequena cicatriz. O lipoma não dói e vai crescendo aos poucos ao longo dos anos. As causas da formação de lipomas é desconhecida.

Entenda: Como remover um lipoma

Caroço na região pubiana masculina pode ser câncer

O nódulo canceroso que aparece na região pubiana pode estar relacionado a câncer não necessariamente apenas no pênis, mas também nas pernas ou nos testículos. O caroço na região pubiana não dói e pode aumentar de tamanho com o tempo. Apesar disso, não é muito comum o câncer ser a causa do aparecimento de um nódulo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pênis representa apenas 2% dos tipos de câncer que podem acometer um homem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Dario Neves
muito esclarecedor

Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?
Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?

Voltar ao topo da página