Partilhar

Como identificar o HPV no homem

Por Ana Lopes. Atualizado: 25 julho 2018
Como identificar o HPV no homem
Imagem: portal-n7.blogspot.com

Popularmente conhecida como verruga genital, o HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus - grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes. A infecção se dá por via sexual, mas há casos em que a transmissão ocorre de mãe para feto e através do compartilhamento de objetos pessoais que podem servir como abrigo para o vírus. Para os homens, devido às características anatômicas do seu órgão genital, a percepção da infecção é mais perceptível. Dessa forma, neste artigo de umComo, você encontrará dicas para identificar o vírus do HPV no homem. É importante salientar que o HPV está diretamente relacionado ao diagnóstico de câncer de colo de útero e ao câncer do ânus. Mas, nem todos os infectados desenvolvem qualquer tipo de câncer.

Também lhe pode interessar: HPV tem cura?

A contaminação

Também conhecido como: crista de galo, condiloma acuminado, figueira e cavalo de crista, o vírus HPV acomete tanto homens quanto mulheres. A infecção com o vírus HPV, no homem, geralmente se dá pelo surgimento de verrugas dos mais variados tamanhos no pênis (sendo mais suscetível na cabeça, ou glande) e no ânus. Mas, as lesões podem aparecer, também, na boca e na garganta.

No entanto, a olho nu, fica difícil saber quem tem e quem não tem o vírus. Uma vez que há quem não apresente nenhum sintoma aparente. No entanto, pode infectar seus parceiros sexuais ainda assim.

Não há um exame específico que auxilie na identificação de homens infectados. Logo, alguns exames podem auxiliar nessa busca, como:

  • Peniscopia - exame feito para identificar lesões do HPV no pênis
  • Urestrocopia - exame da uretra
  • Genistocopia - exame que permite avaliar toda a região genital: escroto e uretra, por exemplo.
  • Oroscopia - exame da cavidade oral
  • Anuscopia ou retoscopia - exame da região perianal, anal e retal

Leitura complementar: O que pode ser verruga no saco escrotal?

O tratamento

Apesar de não haver um método 100% eficaz, o HPV pode ser tratado com uma pomada própria. Caso sejam verrugas pequenas, elas sumirão por conta própria. Algumas infecções com o vírus devem ser tratadas através da cauterização ou do laser. Ficando a critério do urologista ou dermatologista o método mais indicado.

Devido a falta de métodos 100% eficazes, o vírus fica inativo em seu corpo e pode voltar a aparecer anos depois do primeiro tratamento, sempre que seu sistema imunológico estiver em baixa, por exemplo.

Atualmente, muito se ouve sobre a vacinação contra o vírus HPV nas mulheres. Mas, aos homens também é oferecida tal vacina, a Gardasil. E é indicada para pessoas ainda não contamidas com até 26 anos.

Leia também: Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?

Como identificar o HPV no homem - O tratamento
Imagem: embuscadophino.wordpress.com

A prevenção

O uso da camisinha é o método mais eficaz na prevenção do HPV e das demais doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, o vírus pode ser transmitido também através do sexo oral e anal. Assim sendo, é importante que não se deixe de realizar exames rotineiros para o diagnóstico precoce da doença e para que tenhas certeza de que não estás infectado.

No entanto, como o saco escrotal não é protegido pela camisinha, é fundamental que se opte pela abstinência sexual sempre que houver suspeita de infecção de uma dos parceiros sexuais e até que se procure um tratamento específico para a área.

Veja também: Como tratar uma ferida no pênis - 18 causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o HPV no homem, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como identificar o HPV no homem

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elson Humberto
Então tenho essas verrugas no glande , porém ainda não procurei um especialista para fazer um diagnóstico sobre , existem alguns medicamentos no mercado que são eficazes para o tratamento e consequente mente faça desaparecer essas verrugas ? Podem citar nomes?

Como identificar o HPV no homem
Imagem: portal-n7.blogspot.com
Imagem: embuscadophino.wordpress.com
1 de 2
Como identificar o HPV no homem

Voltar ao topo da página