Doenças no ar

O que é o vírus machupo

 
Lucas Baptista
Por Lucas Baptista. Atualizado: 3 maio 2021
O que é o vírus machupo

O vírus Machupo, também chamada de Febre Hemorrágica Boliviana ou Tifo Negro, é uma infecção que pode ser transmitida de humano para humano. Mas o principal portador mesmo é um rato da Bolívia, que vive nas áreas endêmicas do país, mais especificamente nos campos. Acontece que esse vírus é bem perigoso se transmitido. A pessoa, além de sofrer fortes dores no corpo, terá febres altíssimas e fortes sangramentos, podendo levar o indivíduo à morte por hemorragia. Em 1959, foi a primeira vez em que a doença deu as caras, com surtos de febres hemorrágicas e muitas mortes. Tudo isso gerou pânico no país e fez com que o governo boliviano solicitasse ajuda a pesquisadores americanos, que estudaram a fundo a doença, até então, misteriosa. Sabendo disso, o umCOMO decidiu falar um pouco sobre o que é o vírus Machupo.

Também lhe pode interessar: Como surgiu o vírus Ebola

Índice

  1. Uma curiosidade sobre o estudo
  2. Transmissão do vírus machupo
  3. Sintomas do vírus machupo
  4. Tratamento do vírus machupo

Uma curiosidade sobre o estudo

Após meses tentando descobrir o que é o vírus Machupo, o governo dos EUA resolveu isolar o vírus. Para estudar a doença, um pesquisador desenvolveu uma caixa portátil de luva de laboratório para alojar ratos de pesquisa em condições estéreis. Durante o processo, vários cientistas envolvidos no caso ficaram doentes e quase 20% dos aldeões da cidade de San Joaquin morreram infectados. A cidade fica no oeste do país, onde ainda é uma localidade endêmica.

Transmissão do vírus machupo

O vírus Machupo é transmitido, assim como muitas outras doenças, pelo ar. Ou quase isso. É que o rato libera partículas do vírus que resultam de sua saliva, urina ou fezes. Dessa forma, ele se espalha quando a urina do roedor seca no chão de terra das casas e, quando alguém varre o local, a contaminação sobe para o ar e é inalada por quem vive no ambiente.

Apesar de haver pouquíssimos relatos, a disseminação do vírus de pessoa para pessoa acontece, na maioria das vezes, dentro de laboratórios que fazem pesquisas sobre a doença ou em familiares do indivíduo infectado.

Dica: Confira esse artigo e aprenda como limpar fezes de rato.

O que é o vírus machupo - Transmissão do vírus machupo

Sintomas do vírus machupo

A Febre Hemorrágica Boliviana pode ser confundida com dengue, malária e febre amarela. Isso porque os sintomas preliminares são quase os mesmos e podem incluir febre, dor de cabeça, fadiga, mialgia (dor muscular) e artralgia (dores nas articulações). Alguns pacientes apresentam sinais hemorrágicos na mucosa nasal e oral, bem como broncopulmonares, gastrointestinal e genitourinário (urinando sangue). Além disso, é bem comum que algumas pessoas desenvolvam sintomas neurológicos, como tremores, perda de controle muscular e apreensão.

A febre pode durar de 7 a 15 dias e, nesse período, podem surgir manchas e pintas pelo rosto, pernas e a parte superior do tórax. Se não tratada, a morte pode ocorrer entre algumas horas e dias após o início dos sintomas. O ideal é que procure um médico assim que tiver algum deles e saber o que é o vírus machupo.

Tratamento do vírus machupo

Como muitos outros, o vírus Machupo é estudado em laboratórios para ter a definição do que é exatamente a doença. Comparada a outros tipos de febre hemorrágica, os cientistas descobriram muita semelhança genética com uma epidemia ocorrida na Argentina, que, além de ser da mesma família de vírus (a Arenaviridae), já teria uma vacina especial para tal e tornou-se também a medida preventiva da doença boliviana.

O tratamento pode ser feito através do antivírus Ribavirina endovenosa, combatendo a carga viral.

Mas não para por aí. O meio mais eficaz mesmo de controlar o vírus é evitando o contato entre ratos e humanos monitorando sempre o território e eliminando qualquer fonte de alimento que possa atrair os roedores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o vírus machupo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é o vírus machupo