Tuberculose Pulmonar

Como tuberculose é transmitida

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 fevereiro 2021
Como tuberculose é transmitida

Embora muitas pessoas achem que a tuberculose é uma doença que pertence ao passado, a verdade é que ainda hoje em dia muitas pessoas estão contaminadas com o bacilo que a transmite. Além de ser uma das principais responsáveis por mortes no Brasil, está em praticamente 30% da população em todo o mundo. Veja como tuberculose é transmitida e saiba se prevenir com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a tuberculose
Passos a seguir:
1

Nem todo mundo sabe, mas estudos recentes indicam que a tuberculose mata mais pessoas atualmente, do que a Aids. Dessa forma, é a doença infectocontagiosa com maior percentual de responsabilidade de mortes no país. Porém, não é só aqui que ela faz cada vez mais vítimas, em todo o mundo a doença está disseminada. Por isso, é de extrema importância saber como tuberculose é transmitida para se prevenir.

Como tuberculose é transmitida - Passo 1
2

A tuberculose é transmitida pelo bacilo de Koch, que possui o nome científico de Mycobacterium tuberculosis. Já a palavra bacilo se refere à bactéria que possui formato de bastonete. Embora haja muitas pessoas infectadas com o micro-organismo, nem todas elas desenvolvem a doença e, por isso, não a transmitem. Porém, uma baixa do sistema imunológico é o suficiente para a enfermidade ser desencadeada e transmitida a outras pessoas, já que os organismos que possuem o bacilo não conseguem eliminá-lo.

3

A doença é facilmente transmitida, uma vez que a bactéria pode chegar a outras pessoas por meio do suor, da tosse e dos espirros do indivíduo infectado. Em ambientes fechados e pouco ventilados, portando, a proliferação do agente patológico é muito mais eficiente. Portanto, uma forma de evitar o contágio é não se aproximar de pessoas que estejam contaminadas. Já os pacientes devem permanecer em repouso, evitando o contato com outras pessoas. Porém, nem todo mundo que se aproxima de um enfermo vai contrair a doença.

4

Para a bactéria causar a enfermidade, ela deve chegar aos pulmões, mais especificamente nos seus alvéolos, de onde pode migrar para a corrente linfática e chegar aos gânglios, que são os responsáveis pela defesa do corpo. A partir disso, o pulmão infectado inflama e reage a isso com a produção de muco e, por isso, é normal que um dos sintomas da tuberculose seja tosse com produção de catarro. Também pode haver sangue no catarro, já que o bacilo pode romper os vasos sanguíneos do tecido pulmonar.

5

Devido à gravidade da doença, assim que surgem os primeiros sintomas é imprescindível buscar ajuda médica. Além de tosse com catarro e espirros, outros sinais da doença são suor excessivo, febre, fadiga, dor no peito e falta de apetite. O sangue na tosse aparece quando o problema está agravado. Quando a tuberculose é tratada rapidamente a melhora do paciente é geralmente garantida com sucesso. No entanto, é preciso seguir o tratamento indicado pelo médico.

Como tuberculose é transmitida - Passo 5
6

Muitas vezes, entretanto, as pessoas sentem-se melhores e abandonam o tratamento na metade. Porém, como não estão ainda curadas, a doença volta, quando se chama multirresistente e a sua cura é mais difícil. Além disso, quem se alimenta mal, bebe demais, usa drogas lícitas ou ilícitas e faz uso de remédios imunossupressores têm maiores chances de contrair a doença. Já os diabéticos e pacientes com o vírus HIV podem desenvolver uma tuberculose mais grave. Para prevenir a tuberculose não deixe de conferir as recomendações do nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tuberculose é transmitida, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tuberculose é transmitida