Como prevenir a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, ou seja, infecciosa e contagiosa que é causada por uma bactéria chamada "bacilo de Koch". A tuberculose atinge principalmente os pulmões, porém pode também atingir os ossos, intestino, rins e meninges e é considerada a doença infecto-contagiosa que mais mata pessoas no país. Essa é uma doença perigosa, por esse motivo o umComo.com.br preparou informações para que você saiba mais sobre a tuberculose e descubra como prevenir a tuberculose.
Causa da Tuberculose
A causa da tuberculose é uma bactéria chamada bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). A doença é transmitida pelo ar através de respingos de gotículas de uma tosse ou de um espirro de uma pessoa já infectada pela bactéria. Quando uma pessoa respira o ar contaminado pela pessoa com tuberculose ela inala as bactérias que vão para o pulmão e causam a infecção.
Sintomas da Tuberculose
Quando a pessoa é infectada pela bactéria causadora da doença e está com a imunidade do organismo baixa existem grandes chances da doença se desenvolver. Dessa maneira a pessoa infectada apresentará os sintomas da tuberculose. Veja a seguir quais são:
- Falta de apetite;
- Tosse intensa por mais de 3 semanas;
- Sangue na tosse;
- Fraquezas;
- Febres;
- Calafrios;
- Fadigas;
- Dores na tosse ou durante a respiração;
- Suores durante a noite;
- Perda de peso.
Se você apresenta alguns desses sintomas procure um médico para realizar exames e diagnosticar a doença, pois quanto antes se iniciar o tratamento mais rapidamente você pode se curar.
Prevenção da tuberculose
Uma das principais maneiras de prevenção da tuberculose é a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), essa vacina é aplicada ainda na infância e ajuda a diminuir as chances de se contrair a contaminação. Outros cuidados também podem ser tomados para prevenção da tuberculose, como:
- Evitar contato com pessoas contaminadas;
- Uso de máscaras pelo paciente com tuberculose;
- Uso de lenços descartáveis;
- Manter o ambiente arejado caso haja um paciente infectado no local;
- Ter uma alimentação e hábitos saudáveis, pois organismos saudáveis podem ser fortes contra a contaminação pela bactéria.
Diagnóstico e Medicamentos
O diagnóstico da tuberculose pode ser feito através de exames como teste de imagem, exame de sangue e exame de escarro.
Após detectada a doença o paciente inicia um tratamento com antibióticos que dura de seis a nove meses. Os antibióticos usados para esse tratamento são específicos para o tratamento da tuberculose, alguns deles são:
- Pirazinamida;
- Isoniazida;
- Etambutol;
- Rifampicina.
Tratamento e efeitos colaterais
O tratamento da tuberculose deve ser acompanhado por um médico especialista, e o paciente deve seguir com o tratamento até que seja totalmente concluído. Alguns pacientes podem apresentar sintomas durante o tratamento como:
- Vômito e náuseas;
- Perca de fome;
- Febre intensa;
- Urina de cor escura;
- Danos no fígado.
Apesar de tudo isso o paciente deve seguir à risca o tratamento pois a tuberculose é uma doença que pode até mesmo levar à morte do paciente. Caso o paciente interrompa o uso dos antibióticos antes da conclusão do tratamento as bactérias podem sobreviver e se tornar mais resistentes ao tratamento, caso isso ocorra o quadro de infecção do paciente se torna mais grave e complicado para se tratar.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a tuberculose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.