menu
Partilhar

O que significa assintomática - definição e usos

Por Márcio Menino. Atualizado: 4 março 2021
O que significa assintomática - definição e usos

Na definição do dicionário, assintomático significa "que não tem ou não produz os sintomas característicos". É um conceito utilizado na medicina para situações nas quais não são apresentados os sintomas característicos de uma condição. Se a patologia é assintomática, isso significa que o paciente portador não apresenta sinais clínicos perceptíveis típicos desse problema.

Neste artigo do umCOMO, explicamos em detalhe o que significa assintomática e quais os contextos em que esta palavra é aplicada.

Assintomático e sintomático: diferença

Assintomático e sintomático são antônimos, ou seja, expressões com significados opostos. Se assintomático se refere à qualidade de uma patologia não manifestar sintomas, já sintomático se refere à qualidade de manifestar sinais clínicos.

Exemplos práticos

  • Como não manifestei sintomas até agora, deduzo que estou sofrendo de uma condição assintomática.
  • Vou fazer um tratamento sintomático que tem como objetivo diminuir os sintomas da minha alergia.

Conceito Médico

Em Medicina se utiliza a expressão assintomático para quando uma doença ou uma infecção num paciente portador quando a mesma não apresenta sintomas. Neste caso, infecções assintomáticas são também chamadas de infecções subclínicas, ou clinicamente silenciosas.

Para um médico, é necessário saber se uma condição é assintomática, já que os sintomas podem aparecer tardiamente e este tipo de condições requer tratamento precoce. A verdade é que a situação pode se resolver ou até mesmo ser benigna, mas mais tarde pode levar a problemas, tais como a hipertensão arterial e a hiperlipidemia (distúrbio nos níveis de lípidos).

É essencial ficar alerta para possíveis problemas como o hipotiroidismo assintomático (deficiência de hormônios produzidos pela glândula tireoide) e também para evitar passar a infecção a outras pessoas.

Doenças e infecções assintomáticas

Ao longo dos anos foram sendo listadas algumas doenças assintomáticas e infeções subclínicas, algumas se desenvolvem em dias outras podem demorar anos a provocar sintomas. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Clamídia
  • AIDS
  • Doença do Legionário
  • Febre Tifoide
  • Gonorreia
  • Meningite
  • Tuberculose
  • Poliomielite
  • Sífilis

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa assintomática - definição e usos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Filomnena Pedrinho
O que singnifica doente Assintomática?
Editor umComo.com.br
Oi Filomena! Uma doente assintomática é uma doente que não apresenta sintomas de uma doença.

O que significa assintomática - definição e usos
O que significa assintomática - definição e usos

Voltar ao topo da página