Outros Outras doenças

Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 28 junho 2023
Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar

Apresentar manchas esbranquiçadas nas unhas, de diferentes formas e extensões, é uma condição bastante comum que, na maioria dos casos, não é grave, mas é sempre bom consultar um dermatologista porque, embora não seja comum, não pode ser indicação de um problema de saúde.

Essas manchas podem ter origens diversas e aparecer em qualquer momento da vida. Apesar de muitas crenças populares, seu aparecimento nem sempre está relacionado a algum déficit nutricional ou a falsos mitos como o que sugere que ocorre quando a pessoa mente. Neste artigo do umCOMO analisamos todas as possíveis causas e esclarecemos sobre mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar.

Também lhe pode interessar: Como tratar a cistite
Índice
  1. Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar
  2. Como remover manchas brancas das unhas
  3. Como evitar manchas brancas nas unhas

Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar

As manchas brancas nas unhas ou ponto branco na unha é o que se conhece pelo termo médico leuconiquia e, geralmente, é uma anomalia que afeta principalmente a estética da unha, mas sem grandes repercussões. Ainda assim, é muito importante saber que existem diferentes tipos de unha com mancha branca, consoante a sua forma e tamanho, pelo que, por precaução, é sempre aconselhável a consulta médica. Na maioria dos casos, as manchas que aparecem na unha são resultado de alguma pequena lesão que pode ter ocorrido mesmo sem você perceber.

É preciso lembrar que as unhas são um elemento 'vivo' do nosso corpo, que cresce aproximadamente 1 milímetro a cada dez dias. É na base da unha, na matriz, a zona que reconhecemos pela sua forma de lua crescente (lúnula), onde se sintetiza a queratina, que forma as camadas que fazem a unha crescer. Uma alteração neste processo natural, por exemplo uma pancada na base da unha que também provoque uma pequena inflamação, pode originar esta mancha branca, que vai surgir na base e vai progredir à medida que a própria unha vai crescendo.

Esta 'agressão' que afeta a matriz da unha é a causa mais frequente das pequenas manchas brancas que se podem detectar na camada ungueal, ou seja, naquela estrutura protetora, composta essencialmente por queratina, que é a proteção da unha. Existem diferentes razões pelas quais as manchas podem aparecer nas unhas, como:

  • Uma pisada que afeta uma unha do pé.
  • Um golpe nos dedos da mão.
  • O mau hábito de roer unhas.
  • Manicure muito agressiva.

Embora estas sejam as causas mais frequentes, é importante lembrar que as manchas brancas na unha podem afetar a superfície da unha e também o tecido sobre o qual ela se apoia (leito ungueal), portanto outras possíveis causas menos frequentes não devem ser descartadas.

Apesar da crença popular, não é verdade que os baixos níveis de cálcio sejam a causa dessa anomalia nas unhas, embora seja verdade que as manchas brancas nas unhas possam estar relacionadas à deficiência de algum nutriente, como zinco ou proteína albumina.

No caso da presença de manchas sob a camada da unha, manchas de tamanhos consideráveis ou de forma longitudinais ou estriadas, pode haver outras causas possíveis, como:

  • Infecção por fungos.
  • Intoxicação ou envenenamento (arsênico, metais pesados...).
  • Condições da pele (dermatite).
  • Problemas hepáticos e/ou renais.
Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar - Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar

Como remover manchas brancas das unhas

Não há tratamento específico e generalizado para a leuconiquia. Se aparecerem manchas brancas nas unhas, você só tem duas opções:

  • Tenha paciência porque você simplesmente terá que esperar que a unha cresça para poder aparar a borda até que a mancha chegue na ponta e você possa finalmente removê-la.
  • Outra opção é tentar escondê-la o máximo possível com um esmalte apropriado.

Além disso, como indicamos, existem outras possíveis causas dessas manchas que é sempre importante averiguar para tratá-las adequadamente. Se a origem for déficit em nutrientes, será o médico quem determinará a necessidade de suplementos alimentares que previnam o aparecimento de novas manchas. Da mesma forma, se a causa for uma infecção fúngica ou algum tipo de dermatite, será o especialista quem estabelecerá o tratamento ideal para cada caso.

Se você também tem unhas amareladas, recomendamos a leitura de Como tirar o amarelado das unhas.

Como evitar manchas brancas nas unhas

Como indicamos, a maioria das manchas brancas nas unhas tem origem em uma lesão produzida em sua base e evitar essas lesões está, em grande parte, em nossas mãos.

Cuidar das unhas é a melhor forma de prevenir o aparecimento de manchas. Uma manicure e pedicure não agressiva, ou seja, sem retirar excessivamente a cutícula e sem usar ferramentas inadequadas, como lixas ou escovas muito duras que podem danificar a superfície da unha, é importante para mantê-las em bom estado e evitar pequenos traumas que pode causar manchas.

Além disso, é fundamental hidratar as mãos e as unhas frequentemente e, claro, evitar roer as unhas.

Por último, se tiver de realizar algum trabalho que possa implicar algum dano, por exemplo por contato direto com produtos de limpeza agressivos ou pela utilização de ferramentas que possam danificar as unhas, é fundamental protegê-las sempre com o uso de luvas.

Por fim, lembre-se que uma alimentação variada e equilibrada fornecerá às suas unhas todos os nutrientes de que necessitam para serem saudáveis, bonitas e sem manchas brancas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Mancha branca na unha: por que aparecem e como tratar