Partilhar

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

 
Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2018
Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

A maioria das bolhas que são coçadas podem se transformar em um machucado, mas existem algumas doenças e condições cujo sintoma principal são justamente bolhas na pele que coçam e viram feridas. Enquanto você não vai ao médico, pode considerar algumas possibilidades identificando os sintomas e tratamentos mais comuns para cada caso neste artigo do umCOMO sobre bolhas na pele que viram feridas e coçam, saiba o que pode ser.

1. Catapora (varicela)

A catapora, ou varicela, é uma infecção causada pelo vírus varicela-zóster cujo sintoma mais conhecido são bolinhas vermelhas que coçam por todo o corpo (até mesmo no couro cabeludo) e é transmitida através do contato direto ou fluídos corporais (suor, saliva...) de pessoas infectadas. Seu aparecimento é muito comum em crianças.

Conforme o seu ciclo e evolução, após a fase da coceira as bolhas vermelhas se transformam em feridas com uma crosta acinzentada.

Sintomas da catapora

  • Erupções cutâneas vermelhas que coçam;
  • Mal-estar generalizado;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Dor de estômago;
  • Falta de apetite.

Tratamento para catapora

Em casos mais graves de varicela, principalmente em adultos, são receitados antivirais específicos. Teoricamente o nosso próprio sistema imunológico deve combater a catapora, mas na prática é preciso tomar cuidados para que a coceira extrema não machuque a pele e também para combater outros sintomas de mal-estar. Mesmo assim, é imprescindível consultar-se com um médico para ter o diagnóstico confirmado.

Eles podem receitar loções tópicas e alguns banhos de assento que podem aliviar a coceira, assim como remédios específicos para aliviar os outros sintomas.

Leitura complementar: Como aliviar a coceira da catapora

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 1. Catapora (varicela)

2. Herpes (simples)

Herpes é uma infecção causada por vírus (VHS-1 ou VHS-2) que é passada pelo contato direto com outra pessoa contaminada e nunca é totalmente eliminado do nosso organismo. O que acontece são surtos do aparecimento das feridas, que costumam se manifestar em fases de imunidade baixa

O herpes simples é classificado em tipos 1 e 2:

Herpes Simples 1

É causada pelo VHS-1 e geralmente se manifesta nos lábios. Conheça os sintomas do herpes labial

Herpes simples 2

É determinada pelo vírus ou VHS-2 e pode ser sexualmente transmitido, já que costuma aparecer nas partes genitais. Saiba mais em: Quais os sintomas do herpes genital

Tratamento para herpes

O tratamento para herpes pode variar muito dependendo do caso, da zona em que ele apareceu e da imunidade de cada pessoa. Em alguns casos o nosso próprio sistema imunológico e hábitos que o fortalecem o eliminam, em outros é preciso usar pomadas ou medicamentos antivirais. Por isso, é fundamental se consultar com um médico para um diagnóstico e tratamento adequado e tomar os cuidados necessários para prevenir as erupções do herpes.

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 2. Herpes (simples)

3. Herpes-Zóster (cobreiro)

O herpes Zóster, ou cobreiro, é, na verdade, uma reativação do vírus da catapora para quem já teve a doença. Ele se manifesta em erupções cutâneas que são bolhas de água na pele que coçam e viram feridas. Elas costumam aparecer enfileiradas, podendo ter diferentes tamanhos.

Sintomas de Herpes-Zóster

O primeiro sintoma é a sensibilidade da área em que elas vão surgir, depois aparecem como bolhas de água, coçam, e, finalmente, adquirem um tom amarelado, sequem e se tornem uma ferida com casca. Além dos outros sintomas apresentados abaixo:

  • Sensibilidade nas áreas afetadas pelo vírus antes de as bolhas aparecerem;
  • Mal-estar generalizado;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Dor;
  • Coceira nas bolhas.

Herpes-zóster na cabeça

Apesar de mais raro, o herpes-zóster também pode se manifestar na cabeça, afetando o rosto ou zonas do couro cabeludo. Neste caso é muito importante tratar, já que o vírus pode afetar a pálbebra e desenvolver problemas de visão, ou o ouvido interno e causar vertigens, desequilíbrio e perda de audição.

Conheça todos os sinais no artigo sobre: Quais são os sintomas do herpes-zóster

Tratamento para herpes-zóster

É muito importante ter um diagnóstico médico para começar a tratar o herpes-zóster da maneira mais adequada. Assim como qualquer tipo de herpes, o vírus nunca é eliminado do organismo, mas quando ele se manifesta é preciso combatê-lo. Para esses casos, costumam ser receitados comprimidos antivirais e, dependendo da gravidade, anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar o incômodo das bolhas e feridas. Outro cuidado essencial é manter a zona afetada sempre limpa e seca.

Veja detalhes em: Como curar herpes-zóster

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 3. Herpes-Zóster (cobreiro)

4. Dermatite de contato

A dermatite de contato é um dos tipos de dermatites que causam bolinhas que coçam. Trata-se da inflamação da pele quando entra em contato com alguma substância que a irrita ou uma reação alérgica a algo que foi ingerido.

Sintoma de dermatite de contato

A principal característica da dermatite de contato são manchas vermelhas na pele, bolhas que coçam ou feridas. O diagnóstico precisa ser confirmado por um médico.

Tratamento para dermatite de contato

A coceira e as manchas na pele causadas pela dermatite de contato devem ser tratadas com cremes e pomadas receitados por um especialista, já que em alguns casos pode ser necessário a administração de medicamentos com corticoides.

Além disso, é imprescindível manter a zona afetada sempre limpar com água e sabão neutro. O incômodo da coceira e dor pode ser aliviado com compressas frias.

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 4. Dermatite de contato

5. Dermatite herpetiforme

A dermatite herpetiforme é crônica e auto-imune e o seu aparecimento costuma estar relacionado com doenças celíacas (intolerância ao glúten) ou problemas na tireoide.

Sintomas de dermatite herpetiforme

A bolinhas características da dermatite herpetiforme são muito parecidas com as da herpes. As bolhas, que depois viram feridas, podem aparecer em praticamente qualquer parte do corpo, coçam e passam uma sensação de queimação que pode variar de leve a intensa.

Tratamento para dermatite herpetiforme

O diagnóstico dever ser feito por um dermatologista e em muitos casos é preciso fazer a biopsia da lesão para confirmar a suspeita. Uma vez diagnosticada, a dermatite herpetiforme costuma ser tratada com Sulfona ou Dapsona para aliviar os sintomas e uma dieta sem glúten.

Leia mais em: Como saber se tenho alergia ao glúten

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 5. Dermatite herpetiforme

6. Epidermólise bolhosa

A epidermólise bolhosa também é uma hipótese que precisa ser considerada quando aparecem bolhas na pele que coçam e viram feridas. Trata-se de um problema de caráter e hereditário cuja característica mais marcante é o surgimento de bolhas nas mucosas e partes do corpo que tem maior atrito. Ela pode ser classificada em simples, distrófica ou juncional.

Sintomas de epidermólise bolhosa

As bolhas podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo que na epidermólise bolhosa simples elas cicatrizam e não costumam deixar marcas. Já nas outras classificações podem gerar fibrose que causa dificuldade para engolir, distrofia de pé e mãos, queda das unhas e dificuldade de cicatrização das bolhas.

Tratamento para epidermólise bolhosa

Apesar de não ter uma cura definitiva, é preciso tratar os sintomas para que as suas complicações não se desenvolvam. Isso envolve alívio da dor com medicamentos específicos, um programa de nutrição e intervenção cirúrgica, dependendo do caso.

7. Pênfigo (fogo selvagem)

A primeira manifestação do pênfigo, uma doença autoimune rara, são bolhas de água que se transformam em feridas em carne viva deixando o organismo expostos a infecções. Quando não são tratadas podem levar à morte.

Sintomas de Pênfigo

As bolhas características do Pênfigo são doloridas, se espalham pela pele e se transformam em úlceras ou ficam expostas em carne viva, depois se transformam em crostas que têm aspecto de queimaduras.

Tratamento para pênfigo

O acompanhamento médico em casos de pênfigo é indispensável. O tratamento costuma ser feito à base de medicamentos com corticoides e cuidados com as feridas para evitar infecções e acelerar a cicatrização.

Sugestão: Bolhas na virilha, o que pode ser?

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 7. Pênfigo (fogo selvagem)

8. Penfigoide bolhosa

É muito parecida com o pênfigo, mas é sua versão menos séria e não costuma ser fatal. A penfigoide também é uma doença autoimune, mas costuma aparecer em homens com mais de 60 anos. Seu diagnóstico é feito através de análise de amostras de pele.

Sintomas de penfigoide bolhosa

A principal característica da penfigoide bolhosa são bolhas grandes e inflamadas e regiões com manchas vermelhas, coceiras, seguida por uma descamação. Essas bolhas, quanto mais partes do corpo ocupam, mais desconforto causam.

Tratamento para penfigoide bolhosa

É fundamental o acompanhamento médico já que o tratamento para penfigoide bolhosa costuma ser feito com corticosteroides e medicamentos que agem no sistema imunológico.

Não deixe de ler: Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 8. Penfigoide bolhosa

9. Disidrose

A disidrose é uma condição conhecida pelo surgimento de erupções cutâneas, geralmente na sola dos pés, ponta dos dedos e na palma das mãos. As causas não são comprovadas, mas associa-se o surgimento dessas bolhas com períodos de estresse e ansiedade.

Sintomas de disidrose

As bolhas são pequenas, com menos de 1 milímetro de diâmetro, tem líquido dentro e podem coçar e doer.

Tratamento para disidrose

O tratamento para disidrose prescrito por médicos costuma envolver o uso de pomadas corticoides. Mesmo assim, existem remédios caseiros que podem ser usados paralelamente ao tratamento quando autorizados pelo seu médico. Saiba mais no artigo sobre Como tratar a disidrose.

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser? - 9. Disidrose

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?
1 de 9
Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Voltar ao topo da página