Partilhar

Como curar o herpes-zóster

Como curar o herpes-zóster
Imagem: plantasyremedios.com

O herpes-zóster, conhecido popularmente como cobreiro, consiste em erupções cutâneas que se manifestam em formas de vesículas ou bolhas muito dolorosas e que são causadas pelo mesmo vírus que causa a catapora (varicela-zóster). As bolhas que aparecem costumam seguir o percurso do nervo do corpo que foi afetado pelo vírus, e entre os sintomas mais comuns estão a dor intensa, coceira e ardência na área infectada, assim como um quadro de mal estar geral. É fundamental tratar a infecção desde o aparecimento dos primeiros sintomas para evitar que se agrave; por isso, neste artigo de umComo.com.br contamos como curar o herpes-zóster.

Também lhe pode interessar: Por que surge o herpes zóster
Passos a seguir:
1

Mesmo que em um primeiro momento o paciente sinta mal-estar geral e apresente um pouco de febre, após poucos dias o herpes-zóster se manifestará apresentando bolhas em um dos lados do corpo, normalmente na zona torácica ou lombar, agrupando-se em uma espécie de fileira.

O aparecimento do herpes-zóster é bastante peculiar, assim o diagnóstico médico é relativamente simples. Examinando a erupção, o médico pode determinar de que se trata e recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso. Em raras vezes, é necessária a realização de exames, mas estes consistem em colher uma amostra da pele para que seja analisada em um laboratório e se identifique de forma definitiva o vírus da varicela-zóster.

Como curar o herpes-zóster - Passo 1
Imagem: diariofemenino.com
2

Tenha em conta que o vírus do herpes-zóster não pode ser eliminado do organismo mediante um tratamento específico, mas é importante que o médico receite determinados medicamentos que ajudarão a aliviar e reduzir os sintomas da infecção. Assim, a recuperação será mais rápida e muito menos dolorosa.

3

Normalmente para curar o herpes-zóster, o médico pode prescrever um antiviral, medicamento eficaz para combater o vírus, aliviar as dores próprias desta doença, para evitar que ela se agrave, além de reduzir o período de recuperação. Os medicamentos antivirais mais comuns para a cura do cobreiro são aciclovir, famvir e valaciclovir. Trata-se de fármacos que costumam ser ministrados via oral em forma de comprimidos.

4

Em casos muito específicos, como em pacientes com HIV positivo e um sistema imunológico muito debilitado, estes medicamentos antivirais podem não ser efetivos. Por isso, é provável que seja necessária a aplicação do medicamento por via intravenosa e o paciente requeira hospitalização.

5

Há medicamentos anti-inflamatórios muito fortes denominados corticoides que também podem ser receitados pelo médico e que funcionam para reduzir a inflamação, aliviar a dor que as bolhas ocasionam e acelerar a cura do herpes-zóster.

6

Outros medicamentos que o médico pode recomendar para tratar o herpes-zóster são os analgésicos para diminuir a dor, os antialérgicos para diminuir as coceiras ou uma pomada específica indicada para reduzir o risco de sofrer neuralgia pós-herpética, uma dor permanente ou intermitente que permanece na zona afetada pelo cobreiro após o desaparecimento da infecção.

7

Além dos fármacos, para curar o herpes-zóster com maior rapidez é importante manter as bolhas e a zona ao redor bem limpas e secas, não aplicar cremes nem produtos cosméticos na área da infecção e evitar usar roupa muito apertada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o herpes-zóster, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como curar o herpes-zóster

30 comentários
Aldo Witt
Minha maior vontade é saber especificamente como curar o herpes Zoster? Qual o tratamento mais pertinente e de alivio e cura mais curtos na utilização ?
André Luiz Soares ramos
Eu estou no rosto perto do olho Olho esta um pouco vermelho e doeno Já está bem sego Mas coça muito Qual é o tempo pra ficar bom Já tomei remédio por 8 dias
ANTONIO OLIMPIO NASCIMENTO DOS PRAZEIRES OLIMPIO
estou com herppes genia lzoster como curar? ja usei aciclloovir. e nada
Paulo Alves Rodrigues
Quanto tempo herpes zoster fica na pele apos tratamento com aciclovir comprimido e pomada
jose augusto nascimemnto
estou me tratando de herpes zoster[parte da face e parte do couro cabeludo}. tratei 80 por cento,porem o restante esta parado,nao melhora.
rosi
to com virus no olho ja faz 5 mes q estou em tratamento ele comtinua resistente o devo fazer
A sua avaliação:
maria das mercedes oliveira
a herpes zóster demora muito para que a dor melhore o meu marido esta com esse
problema há dez dias e ele sente muita dor qual o prazo que a pessoa ficar completamente curado .obrigado
A sua avaliação:
Tarcisio Kamradt
Estou com suspeita de Hespes Zoster o medico me receitou SIGMA-CLAV bd (AMOXICILNA + CLAVULANATO DE POTÁSSIO) ESTE REMEDIO TB É INDICADO PARA ESTE TRATAMENTO?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Tarcisio! Se o seu médico receitou é porque certamente é o mais indicado para o seu caso. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Andre Luiz da Silva Souza
Bom dia, estou com Herpes Zoster e minhas costas estao feridas e nao secam, sinto dores horriveis nos ombros e pescoço, inclusive meu braço esta dormente , e coça muito, queria uma orientaçao, o que devo fazer, estou tomando Aciclovir e paracetamol , passo a pomada de Aciclovir nas costas, isso esta certo ?, peç ajuda pois ja estou na 3ª semana de dores , Abraços
Antonio
Quanto tempo demora P curar herpes zoster
Soraya
O certo é vc procurar um infectologista, pois, se não fizer o tratamento certo ( remédios e duração), o vírus pode voltar, numa crise mais forte! Além do fato que o não tratamento, pode acarretar no futuro, o alzaimer! Cuidado.....
A sua avaliação:
marcos
quanto tempo para a cura total do herpes zoster, cicatrização?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Sem qualquer tipo de tratamento, o herpes pode desaparecer entre 7 e 14 dias, com tratamento você consegue diminuir este tempo. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)

Como curar o herpes-zóster
Imagem: plantasyremedios.com
Imagem: diariofemenino.com
1 de 2
Como curar o herpes-zóster

Voltar ao topo da página