O herpes zóster

Por que surge o herpes zóster

Por que surge o herpes zóster
Imagem: globedia.com

O herpes zóster, conhecido popularmente como cobreiro, é uma infecção que afeta a pele por meio do aparecimento de erupções em forma de vesículas dolorosas, que geram um grande mal-estar em quem as tem. Pode aparecer em qualquer idade, mas é bem mais frequente em pessoas adultas, que também correm o risco de se debilitarem mais devido às grandes dores que pode gerar esta condição. Se quiser saber por que surge o herpes zóster com todo o detalhe e determinar suas causas, continue lendo este artigo de umComo para descobrir.

Também lhe pode interessar: Como curar o herpes-zóster
Passos a seguir:
1

O principal causador do aparecimento do herpes zóster é o vírus chamado varicela zóster (VVZ), que tal como indica seu nome trata-se do vírus que provoca o aparecimento da catapora, uma doença viral muito contagiosa bem mais frequente em crianças com menos de 10 anos. Esta manifesta-se no corpo através de bolhas que contêm no centro um líquido amarelado e que vão secando e formando crostas à medida que passam os dias.

2

É precisamente esta condição, a catapora, que dá a resposta à pergunta de por que surge o herpes zóster. Pois a primeira vez que se entra em contato com o vírus varicela zóster, o paciente desenvolve a catapora quando esta é curada completamente, o vírus permanece latente ou inativo em seu sistema nervoso durante o resto de sua vida, se alojando em geral nos gânglios dos nervos dorsais.

3

Como falamos, o vírus permanece inativo no sistema nervoso durante anos, e inclusive em muitas pessoas nunca se volta a manifestar. Mas, quando se produz sua reativação, é o momento em que aparece o herpes zóster. Este manifesta-se através do aparecimento de uma espécie de vesículas ou bolhas dolorosas, as quais se agrupam seguindo o percurso do nervo do corpo afetado. É mais comum que saia em um lado do corpo e na zona torácica ou lombar.

Por que surge o herpes zóster - Passo 3
Imagem: queeselherpes.com
4

Os especialistas não determinaram o que provoca a reativação do vírus e o aparecimento do herpes zóster com exatidão, mas indicam que há pacientes que são mais propensos a terem esta condição. Entre eles encontramos:

  • Pacientes maiores de 60 anos.
  • Pacientes com um sistema imunológico debilitado.
  • Pacientes com HIV ou câncer.
  • Pacientes com estresse agudo.
5

Uma vez conhecida a causa do herpes zóster, é importante também ter conhecimento sobre os sintomas, o processo de cura e os tratamentos mais indicados para combater esta doença. Para isso, você pode consultar os seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que surge o herpes zóster, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rogério Tadeu Lopes
EU CONTRAÍ O HERPES ZOSTER CONFORME ENFORMAÇÃO MEDICA NUMA MANIFESTAÇÃO INTERNA; DEVIDO A ESSA AÇÃO INTERNA DEMOROU-SE O DIAGNÓSTICO, JÁ TENHO 1 ANO E 5 MESES E CONTINUO AFETADO,GOSTARIA SE PODEM MIM AJUDAR

Editor umComo.com.br
Oi Rogério! Confira as informações desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-o-herpes-zoster-8627.html
Imagem: globedia.com
Imagem: queeselherpes.com
1 de 2
Por que surge o herpes zóster