O herpes zóster

Como tratar o cobreiro

Como tratar o cobreiro
Imagem: albanesi.it

O cobreiro, também conhecido como herpes zóster, é uma doença infecciosa causada por um vírus. Este tipo de herpes é a reativação do vírus da catapora que a pessoa já tinha adquirido anteriormente. O vírus herpes zóster nunca é eliminado do organismo, ele permanece apenas adormecido, e quando surge uma diminuição da imunidade o vírus volta a multiplicar-se, dando origem a um novo surto. As áreas normalmente afetadas por este tipo de herpes são as costas, o pescoço, as pernas e braços e o rosto. Se foi afetado por este vírus, de seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar o cobreiro.

Também lhe pode interessar: O que é cobreiro

Passos a seguir:

1

É importante conhecer primeiro quais são os sintomas do cobreiro. Esta infeção do herpes zóster dá origem a uma erupção de bolhas, idênticas às da catapora, que gera coceira intensa e dor na região do nervo afetado. Os sintomas começam geralmente com uma sensação de formigueiro seguido de uma dor em pontada.

2

Perante o aparecimento dos sintomas acima indicados, a primeira coisa que deve fazer é consultar o seu médico, para que este lhe faça um diagnóstico indicado e para lhe prescrever o tratamento correto. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores resultados poderá ter.

3

O tratamento para o cobreiro não é muito complicado, normalmente envolve o alívio da dor enquanto trata os sintomas da erupção. O seu médico irá prescrever-lhe um medicamento antiviral, como o Zovirax ou o Zanciclovir, que alivia a dor e previne que esta progrida. Poderá também receitar-lhe um anti-inflamatório como o ibuprofeno, aspirina ou paracetamol para controlar as dores.

4

Este tratamento é feito, geralmente por cerca de 5 a 10 dias. As erupções na pele deverão desaparecer por completo em cerca de 21 dias.

5

Caso esta infeção se tenha desenvolvido nos seus lábios, veja o nosso artigo sobre como curar o herpes labial com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cobreiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • É bastante importante não rebentar as bolhas, pois isso apenas prolongará o tempo de cura, prolongando a cicatrização e ainda poderá desenvolver uma infeção secundária.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Ciro N.Pereira
Contrai Herpes Zoster no dia 5 de maio de 2017. Fui ao dermatologista e comecei o tratamento com Aciclovir durante 7 dias. Não possuo mais feridas. Entretanto 9 meses se passaram e o problema de coceira, ora é queimação, continua. Não vejo mais sinais aparentes. A pele está com aspecto normal. Já usei capsaicina, tbm. óxido de zinco em combinação com outros químicos. Apenas atenua por algumas horas. Retomei hoje o uso de Dipirona 1 grama. O clímax ocorreu quando as feridas saindo da coluna chegaram até o peito, Estou com 82 anos e já passei por consultas em 2 hospitais e um médico dermato. Como podem me ajudar?
A sua avaliação:
suelyn
Oi eu tenho umas manchas na pele já faiz muito tempo mais nunca liguei, Pq as vezes pareçe que ¨¨some¨¨ mais quando esfria fica frio ela volta com tudo primerio fica avermelhado depois vem a coceria quando ela ta sumindo meu braço fica tudo branco por onde ela estava? Oq é isso Cobrerio ou Micose não sei mais como tratar pq já fui no Médico mais ele só me receita pomada mais não resolve!!!
A sua avaliação:
Cristina Bandeira
Vou explicar como fiz para acabar com o cobreiro: fui no médico alergologista e ele me recomendou não passar nada, eu estava passando uma pomada para alergia e ficava ainda mais vermelho e sensação de queimação no braço. Nunca passe álcool! Depois de 2 dias sem passar nada, começou a melhorar então comecei a usar o permanganato de potássio durante 1 semana. 1 unidade pra 5 litros de água morna, misturava e deixava 10 min. Fazendo isso durante uma semana, foi melhorando e não ficou nenhuma marca no meu braço.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristina! Muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência!
Jusilei tietz
Estou com cabreiro de aranha no maquicilar perto da boca que pomada é boa para passar
jpdr
Arde muito mas vinagre ajuda bastante
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi! Obrigada pela dica :)
evelyn
Oi eu tô com o cobreiro ssó que eu passo rremédioe nnão some . E aí ccosa de mais me ajuda o que eu faço
Rose meireles
To com um problema sério nas minhas mãos os meus dedos coçam muito e ficam com a pele bem dura e rachando, coçam e queima ao mesmo tempo vcs porem mim esplicar o que e isso
Dulce Mota
Cobreiro só é curado com benzição . Basta benzer 3 dias e some toda coceira, em fim todo mal. Até parece mágica é ver para crer.
neia
Boa noite! Dulce Mota pois faz tempo que tenho Cobreiro e me falaram isso,ai mandei rezar menos de um mês voltou.
Dulce Mota
Bom dia Neia! se você benzeu e menos de um mês voltou, isto quer dizer que a benzição funcionou. Os micróbios, bactérias, fungos e vírus só fica em nossos corpo quando o terreno esta propício para eles. Não adianta expulsar ou matar todos os bichos das florestas para se livrar deles pois eles voltarão. mas se cortar todas as arvores das florestas eles não voltarão mais, assim é nosso corpo ( limpar o nosso corpo por dentro) se suspeitar de algum foco de contaminação em casa, limpar também. Procura em sua cidade ou cidade vizinha alguém que faça o teste BIODIGITAL ou BIOENERGÉTICO eles fazem investigações das doenças e causas. Boa sorte.
Vanessa
Estou com fortes dores no ombro direito e embaixo do braço direito fui no médico e ela mim indicou aciclovir de 800 gramas , pra tomar a cada 4 horas por 7 dias. Só que eu estou com esofagite será que posso tomar este medicamento tão forte, não sei mais o que fazer são muitas dores e estão aparecendo bolhas.
Jane
Tem que ir num benzedor pessoas antigas quê cura .
Jaqueline de Azevedo
Eu estou em isto quero muito mim trata meu Deus mim ajuda por favor
Karoline
Estou com cobreiro faz mais de 2 anos OK fazer
Rita de Cassia Gomes Chaves
Tem que procurar uma benzedeira, eles usam sapeche para fazer a benzição, eu tinha ha mais de 05 anos, procurei medicos, por muitos anos, remedios nem tem conta, devo ter gastado mais de 5.000,00 em medicamentos e consultas, e nada. Daí resolvi procurar uma benzedeira aqui ond emoro, no mesmo dia parou de formigar e a irritação foi diminuindo, Meus 2 pes estavam tomados dele, Não procure medico, procure alguem que benza e tenha fe.
Elielton
Eu estou com o cobreiro. E ja faz quase. Um mês. E não. Consigo ficar bom ja comprei. Medicamento caros e nada de ficar. Bom. E ja nao. Sei o que fazer. Pra. Ficar. Bom do cobreiro
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Elielton! Experimente algum dos remédios caseiros deste artigo pode ser que ajude: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-o-herpes-zoster-com-remedios-caseiros-9000.html
helder mariano silva
Como elimina as manchas e dores. Yo nessa fase do cobreiro. To tomando aciclovir comprimido e passando a pomada. Tenho q toma mais alguma coisa?
Kelly cristina
Oi estou com Cobrero no meu pé e esta e encomodando muito me indique um redio,chá, ou outra coisa que possa me ajudar.
Aldamir
Se for cobreiro mesmo, tome um antibiótico de sua preferencia para tirar a dor , depois só o tempo para sarar de vez . No meu caso levou 15 dias para sumir o cobreiro
Aldamir
Estou com cobreiro a 10 dias nas costas e peito do lado direito ... dói muito , coça e arde pra caramba Começo com uma dormencia no braço direito e 2 dias depois apareceram as manchas vermelhar e grossar Não quero ir no médico e ficar lá um dia inteiro , por isso estou me alto medicando ...sei que é errado mas apesar da lentidão os resultados são consideraveis
Maria Leida
Ola falar sobre O Cobreiro ( herpes zoster ) ha 7 Dias atras senti uma dor terrivel no lado esquerdo acima do quadril, a dor era muito forte e nao me deixava dormir Direito depois de 3 Dias a dor passou e toda a area da dor ficou dormente eu tocava e Nao sentia nada a dormencia Durou 3 Dias e um pouco so de dor nada relevante Eu sentia minha barriga enorme e apesar de achar tudo estranho eu esperei para falar com o meu medico a final eu tinha uma consunta marcada . Nao ficou por ai depois na area da dor comecou ficar dolorida como se eu tivesse levado um grande pancada era Tao dolorida q Eu nao conseguia tocar e ate pra me virar, pisar no chao e me levantar quando estava deitada ou sentada era muito ruin. Durante esse periodo sentia umas pontadas em seguida de coceiras e quando cocava ficava vermelho e comessou aparecer no meio da area avermelhada pequenas bolhas e as dores voltaram por todo o lado esquerdo do meu corpo principalmente no lado entre o quadril e a costela. Finalmente fui no medico e ele disse q era Herpes ZosterO Cobreiro . Em mim as bolhas sao pequenas e a area marcada nao e tao grande parecida com picadas de insento mais as dores continuam e e terrivel a medica explicou que as dores sao no nervo por isso sao bem desagradaveis. Ela disse q a recuperacao e em 4 semanas e q quando diagnosticada no inicio ha medicao mais qndo ja esta em avanco nao se tem muito a fazer. Recomenda se repouso absoluto e paracetamal para aliviar as dores.
eloa
olá, tenho cobreiro e muito ruim o meu esta pelo corpo todo perna,cabeça,costas e barriga e mto ruim eu ja sei quando ele vai atacar por que começa com uma pinicaçao e umas pontadas depois fica bem vermelho e arde e coça muito sinto dor e minha barriga fica inchada ele fica assim durante uns 5 dias e se eu cosso dps fica ardendo e e mto ruim para mim durmi . tenho que durmi de brusso voces poderiam me ajudar por favor me falando o nome de algum remedio que cure isso para mim ?
Matheus
Alguém pode me ajudar pfv tenho uma coisa no tornozelo e não sei oque é , me chamem no whats XXX-XXX-XXX q eu mando a ft pfv ajudem
Marcela oliveira leite
Meu filho tem um cobreiro no pé e eu quero saber como mata o cobreiro?
Imagem: albanesi.it
Como tratar o cobreiro