Partilhar

Como tratar uma bolha de sangue

Como tratar uma bolha de sangue
Imagem: Funscrape.com

As bolhas de sangue são acumulações deste líquido sob a camada mais superficial da pele. Ao ser produzida uma lesão nos vasos sanguíneos, por uma pancada leve, por exemplo, ou um beliscão, o sangue liberado produz uma bolha. Para evitar sofrer a incomodidade dessas bolhas, você deve evitar sua causa, sejam elas pancadas (usando protetores nos pés, mantê-los secos e hidratados), irritações (não usar produtos químicos abrasivos para a pele), ou infecções (lavar as mãos com frequência, não tocar feridas nem cortes na pele de outras pessoas, etc). Neste artigo vemos como tratar as bolhas de sangue.

Passos a seguir:
1

Assim que uma bolha for produzida, a primeira coisa que você deve fazer é aplicar frio na região. Você pode colocar gelo dentro de uma toalha e apoiá-la sobre a bolha. Não faça isso por mais de 10 minutos seguidos. Pode fazê-lo 2 ou 3 vezes, mas descansando entre 5 e 10 minutos entre aplicações, para que a zona não perca a irrigação sanguínea nem seja produzida uma queimadura por frio.

Com isso consegue-se reduzir o fluxo sanguíneo por vasoconstricção (os vasos sanguíneos se contraem) e a bolha ficará menor.

2

Também podemos reduzir o tamanho da bolha de sangue levantando o membro afetado (a perna, o braço...) acima da altura do coração. Dessa maneira, favorecemos o retorno venoso (o sangue não pára nas veias e fazemos com que ele flua melhor graças à gravidade para o coração).

3

Sempre é preferível não rebentar a bolha. A pele forma uma camada protetora contra infecções. Se rompermos esta barreira, é muito provável que soframos uma infecção. Portanto, deve-se manter a pele o máximo de tempo possível. O sangue será reabsorvido e não haverá mais problema.

Você só deve manter a área da bolha limpa e não exercer pressões excessivas sobre ela.

4

Quando a bolha rebentar por qualquer causa, a primeira coisa que você deve fazer é desinfectar a região. Se puder, use um antisséptico local (é melhor a clorexidina que a povidona iodada) em pomada ou líquido. Se não tiver acesso a eles, lave bem com água e sabão a área afetada e deixe o sangue drenar. Depois seque bem e tampe com gazes estéreis ou algum tecido limpo. Você nunca deve retirar a pele que sobra, nem cortá-la, quanto mais pele, melhor! Continuará protegendo a camada interior ainda que a bolha esteja aberta.

5

A pele regenera após alguns dias. Devemos prestar atenção para que não apareçam sinais de infecção, são eles:

  • Calor: se a zona estiver mais quente do que o resto.
  • Vermelhidão: a área está avermelhada.
  • Tumor: está inflamada.
  • Dor.

Estes sinais juntos indicam que há infecção, nesse momento você deve ir ao médico e consultar se precisa de um antibiótico, seja ele tópico ou oral, para tratar a bolha de sangue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma bolha de sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar uma bolha de sangue

2 comentários
A sua avaliação:
cleia soares
Já vai para 2 semanas que minha mãe esta com essa bolha no dedo do pé. sinto que o sangue não esta se espalhando, continua no mesmo jeito. Ela não sente dor e nem esta quente o local. O que devo fazer ?
A sua avaliação:
cleia soares
Minha mãe tem 96 anos, ao leva-la no banheiro na cadeira de banho, o dedo mindinho do pé bateu na parede e logo ficou roxo, tipo bolha de sangue. O que devo fazer ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleia! Já seguiu as indicações que damos acima no artigo?

Como tratar uma bolha de sangue
Imagem: Funscrape.com
Como tratar uma bolha de sangue

Voltar ao topo da página