Partilhar

Como tratar uma bolha de sangue

Como tratar uma bolha de sangue
Imagem: Funscrape.com

As bolhas de sangue são acumulações deste líquido sob a camada mais superficial da pele. Ao ser produzida uma lesão nos vasos sanguíneos, por uma pancada leve, por exemplo, ou um beliscão, o sangue liberado produz uma bolha. Para evitar sofrer a incomodidade dessas bolhas, você deve evitar sua causa, sejam elas pancadas (usando protetores nos pés, mantê-los secos e hidratados), irritações (não usar produtos químicos abrasivos para a pele), ou infecções (lavar as mãos com frequência, não tocar feridas nem cortes na pele de outras pessoas, etc). Neste artigo vemos como tratar as bolhas de sangue.

Passos a seguir:
1

Assim que uma bolha for produzida, a primeira coisa que você deve fazer é aplicar frio na região. Você pode colocar gelo dentro de uma toalha e apoiá-la sobre a bolha. Não faça isso por mais de 10 minutos seguidos. Pode fazê-lo 2 ou 3 vezes, mas descansando entre 5 e 10 minutos entre aplicações, para que a zona não perca a irrigação sanguínea nem seja produzida uma queimadura por frio.

Com isso consegue-se reduzir o fluxo sanguíneo por vasoconstricção (os vasos sanguíneos se contraem) e a bolha ficará menor.

2

Também podemos reduzir o tamanho da bolha de sangue levantando o membro afetado (a perna, o braço...) acima da altura do coração. Dessa maneira, favorecemos o retorno venoso (o sangue não pára nas veias e fazemos com que ele flua melhor graças à gravidade para o coração).

3

Sempre é preferível não rebentar a bolha. A pele forma uma camada protetora contra infecções. Se rompermos esta barreira, é muito provável que soframos uma infecção. Portanto, deve-se manter a pele o máximo de tempo possível. O sangue será reabsorvido e não haverá mais problema.

Você só deve manter a área da bolha limpa e não exercer pressões excessivas sobre ela.

4

Quando a bolha rebentar por qualquer causa, a primeira coisa que você deve fazer é desinfectar a região. Se puder, use um antisséptico local (é melhor a clorexidina que a povidona iodada) em pomada ou líquido. Se não tiver acesso a eles, lave bem com água e sabão a área afetada e deixe o sangue drenar. Depois seque bem e tampe com gazes estéreis ou algum tecido limpo. Você nunca deve retirar a pele que sobra, nem cortá-la, quanto mais pele, melhor! Continuará protegendo a camada interior ainda que a bolha esteja aberta.

5

A pele regenera após alguns dias. Devemos prestar atenção para que não apareçam sinais de infecção, são eles:

  • Calor: se a zona estiver mais quente do que o resto.
  • Vermelhidão: a área está avermelhada.
  • Tumor: está inflamada.
  • Dor.

Estes sinais juntos indicam que há infecção, nesse momento você deve ir ao médico e consultar se precisa de um antibiótico, seja ele tópico ou oral, para tratar a bolha de sangue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma bolha de sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar uma bolha de sangue

3 comentários
A sua avaliação:
Lohenzy Emanuelle
Bom eu queria fazer uma pergunta será que tem problema se eu sei lá estourar ou furar pra sair esse sangue pq faz quase um mês então se as dicas não funcionar posso fazer isso ou tem algum problema?
A sua avaliação:
cleia soares
Já vai para 2 semanas que minha mãe esta com essa bolha no dedo do pé. sinto que o sangue não esta se espalhando, continua no mesmo jeito. Ela não sente dor e nem esta quente o local. O que devo fazer ?
A sua avaliação:
cleia soares
Minha mãe tem 96 anos, ao leva-la no banheiro na cadeira de banho, o dedo mindinho do pé bateu na parede e logo ficou roxo, tipo bolha de sangue. O que devo fazer ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleia! Já seguiu as indicações que damos acima no artigo?

Como tratar uma bolha de sangue
Imagem: Funscrape.com
Como tratar uma bolha de sangue

Voltar ao topo da página