O herpes zóster

Como curar o herpes-zóster

Como curar o herpes-zóster
Imagem: plantasyremedios.com

O herpes-zóster, conhecido popularmente como cobreiro, consiste em erupções cutâneas que se manifestam em formas de vesículas ou bolhas muito dolorosas e que são causadas pelo mesmo vírus que causa a catapora (varicela-zóster). As bolhas que aparecem costumam seguir o percurso do nervo do corpo que foi afetado pelo vírus, e entre os sintomas mais comuns estão a dor intensa, coceira e ardência na área infectada, assim como um quadro de mal estar geral. É fundamental tratar a infecção desde o aparecimento dos primeiros sintomas para evitar que se agrave; por isso, neste artigo de umComo.com.br contamos como curar o herpes-zóster.

Passos a seguir:
1

Mesmo que em um primeiro momento o paciente sinta mal-estar geral e apresente um pouco de febre, após poucos dias o herpes-zóster se manifestará apresentando bolhas em um dos lados do corpo, normalmente na zona torácica ou lombar, agrupando-se em uma espécie de fileira.

O aparecimento do herpes-zóster é bastante peculiar, assim o diagnóstico médico é relativamente simples. Examinando a erupção, o médico pode determinar de que se trata e recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso. Em raras vezes, é necessária a realização de exames, mas estes consistem em colher uma amostra da pele para que seja analisada em um laboratório e se identifique de forma definitiva o vírus da varicela-zóster.

Como curar o herpes-zóster - Passo 1
Imagem: diariofemenino.com
2

Tenha em conta que o vírus do herpes-zóster não pode ser eliminado do organismo mediante um tratamento específico, mas é importante que o médico receite determinados medicamentos que ajudarão a aliviar e reduzir os sintomas da infecção. Assim, a recuperação será mais rápida e muito menos dolorosa.

3

Normalmente para curar o herpes-zóster, o médico pode prescrever um antiviral, medicamento eficaz para combater o vírus, aliviar as dores próprias desta doença, para evitar que ela se agrave, além de reduzir o período de recuperação. Os medicamentos antivirais mais comuns para a cura do cobreiro são aciclovir, famvir e valaciclovir. Trata-se de fármacos que costumam ser ministrados via oral em forma de comprimidos.

4

Em casos muito específicos, como em pacientes com HIV positivo e um sistema imunológico muito debilitado, estes medicamentos antivirais podem não ser efetivos. Por isso, é provável que seja necessária a aplicação do medicamento por via intravenosa e o paciente requeira hospitalização.

5

Há medicamentos anti-inflamatórios muito fortes denominados corticoides que também podem ser receitados pelo médico e que funcionam para reduzir a inflamação, aliviar a dor que as bolhas ocasionam e acelerar a cura do herpes-zóster.

6

Outros medicamentos que o médico pode recomendar para tratar o herpes-zóster são os analgésicos para diminuir a dor, os antialérgicos para diminuir as coceiras ou uma pomada específica indicada para reduzir o risco de sofrer neuralgia pós-herpética, uma dor permanente ou intermitente que permanece na zona afetada pelo cobreiro após o desaparecimento da infecção.

7

Além dos fármacos, para curar o herpes-zóster com maior rapidez é importante manter as bolhas e a zona ao redor bem limpas e secas, não aplicar cremes nem produtos cosméticos na área da infecção e evitar usar roupa muito apertada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o herpes-zóster, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
A sua avaliação:
Marina Vargas
Sou idosa, com 83 anos de idade, minha única doença é "Herpes Zóster", quando apareceu a doença a anos atrás, eu fiz tratamento mas não fiquei curada, gostaria de saber se nessa idade que estou ainda tem cura para essa doença,pois sofro muitas dores, coceiras e nevralgia, ainda sonho em me livrar dessa doença, como fazer.
Aldo Witt
Minha maior vontade é saber especificamente como curar o herpes Zoster? Qual o tratamento mais pertinente e de alivio e cura mais curtos na utilização ?
André Luiz Soares ramos
Eu estou no rosto perto do olho Olho esta um pouco vermelho e doeno Já está bem sego Mas coça muito Qual é o tempo pra ficar bom Já tomei remédio por 8 dias
ANTONIO OLIMPIO NASCIMENTO DOS PRAZEIRES OLIMPIO
estou com herppes genia lzoster como curar? ja usei aciclloovir. e nada
Paulo Alves Rodrigues
Quanto tempo herpes zoster fica na pele apos tratamento com aciclovir comprimido e pomada
jose augusto nascimemnto
estou me tratando de herpes zoster[parte da face e parte do couro cabeludo}. tratei 80 por cento,porem o restante esta parado,nao melhora.
rosi
to com virus no olho ja faz 5 mes q estou em tratamento ele comtinua resistente o devo fazer
A sua avaliação:
maria das mercedes oliveira
a herpes zóster demora muito para que a dor melhore o meu marido esta com esse
problema há dez dias e ele sente muita dor qual o prazo que a pessoa ficar completamente curado .obrigado
A sua avaliação:
Tarcisio Kamradt
Estou com suspeita de Hespes Zoster o medico me receitou SIGMA-CLAV bd (AMOXICILNA + CLAVULANATO DE POTÁSSIO) ESTE REMEDIO TB É INDICADO PARA ESTE TRATAMENTO?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tarcisio! Se o seu médico receitou é porque certamente é o mais indicado para o seu caso. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Andre Luiz da Silva Souza
Bom dia, estou com Herpes Zoster e minhas costas estao feridas e nao secam, sinto dores horriveis nos ombros e pescoço, inclusive meu braço esta dormente , e coça muito, queria uma orientaçao, o que devo fazer, estou tomando Aciclovir e paracetamol , passo a pomada de Aciclovir nas costas, isso esta certo ?, peç ajuda pois ja estou na 3ª semana de dores , Abraços
Antonio
Quanto tempo demora P curar herpes zoster
Soraya
O certo é vc procurar um infectologista, pois, se não fizer o tratamento certo ( remédios e duração), o vírus pode voltar, numa crise mais forte! Além do fato que o não tratamento, pode acarretar no futuro, o alzaimer! Cuidado.....
A sua avaliação:
marcos
quanto tempo para a cura total do herpes zoster, cicatrização?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Sem qualquer tipo de tratamento, o herpes pode desaparecer entre 7 e 14 dias, com tratamento você consegue diminuir este tempo. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
A sua avaliação:
chaicon
o que posso fazer pra amenizar a dor meu amigo esta com herpes-zóster e queria saber o que posso fazer pra ajuda-lo
A sua avaliação:
silvana villela
Eu tenho herpes zoster ja fazem 9 meses que tomo aciclovir é so parar de tomar o remedio que volta novamente. Sinceridade estou sem rumo nem sei mais oque eu faço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvana! Você já experimentou algum remédio caseiro? Neste artigo encontrará alguns que poderá ajudar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-o-herpes-zoster-com-remedios-caseiros-9000.html
Sonia
Faz mais de um mês que meu marido está com herps zolter,as bolhas já secaram com Aciclovir mas as dores são muito fortes bas duas pernas ,quanto tempo isso leva para parar de doer?
juliana
As pessoas que tem herpes zoster podem estar com aids
maria luzinete de olivera
quando oviros ja atingio acoluna o paciente ja perdeu todo movimento do corpo o qer faser
Lúcia Cunha
Já tem seis meses que tive a herpes de zoster e a coceira e ardência continua. Que especialista procurar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lúcia! Você pode procurar o seu médico de família, ele saberá dizer para você o que deverá tomar para curar o herpes-zóster. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras :)
Marcelo Taveira
Gostei da matéria mais como disse uma pessoa em seu comentário e tratamento e não cura
Manoel anjos
Como eliminar a dor no nervo agora consultei o médico, disse q está descampado, tomou todas as medicações, mas a dor continua.
Conceição Rodrigues
Gostava de saber mais
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Conceição, nesse link encontrará mais artigos sobre o herpes zóster: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=herpes+zoster
Imagem: plantasyremedios.com
Imagem: diariofemenino.com
1 de 2
Como curar o herpes-zóster