Partilhar

Como se pega impingem

Por Perla Rossetti. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se pega impingem
Imagem: Social Natural

Micose contagiosa também conhecida como tinea, o impingem é uma dermatofitose causada por fungos que se alimentam da queratina na superfície cutânea da pele. O problema pode acometer várias partes do corpo como o couro cabeludo de adultos e até mesmo crianças. No umComo.com.br você descobre como se pega impingem e como evitá-la.

Também lhe pode interessar: Como tratar impingem

Micose é contraída por contato direto

Embora mesmo saudáveis, todos nós temos uma certa quantidade de fungos no corpo, mas quando eles encontram as condições propícias para se reproduzirem, se multiplicam e provocam transtornos como as micoses do tipo impingem.

Às vezes, uma pequena picada de inseto permite que o fungo acesse uma camada mais profunda da pele, dando início a micose.

Além disso, pega-se impingem em locais úmidos e quentes, e até mesmo tocando gatos e cães infectados, estando mais sujeito a manifestá-la mais rapidamente, uma vez que ela permanece no corpo, quem está sofrendo de baixa imunológica. Nesse caso, você não consegue produzir anticorpos suficientes para proteger seu corpo.

Usar a mesma toalha, roupa ou deitar na cama de pessoas contaminadas, e compartilhar de talheres e copos também são os principais meios de contrair a doença.

Entre os lugares que oferecem riscos de pegar impingem estão as saunas, vestiários, praias e salões de cabeleireiros. Evite andar descalço nesses ambientes bem como as praias que permitem gatos e cachorros, pois eles podem transmitir a doença. Além disso, usar alicate de manicure de outras pessoas mexer na terra sem luvas também é perigoso.

Como os fungos ficam na própria lesão, que são bolhas com um líquido claro, eles contaminam qualquer objeto que tenham contato. Para higienizar esses objetos, use água e sabão, seguido de água fervente, até a cura da pessoa.

Até pacientes já curados dessa micose podem se recontaminar. Isso porque durante a manifestação da doença eles podem armazenar algumas bactérias e fungos na cavidade nasal, tornando a eliminação delas difícil. Assim, no futuro, ao tocar o nariz ele pode desenvolver a micose novamente.

Identificação visual da doença evita contágio

Um meio de evitar a contaminação é identificando a micose na pele de outra pessoa. Assim você tem como evitar o contato direto com objetos infectados.

No couro cabeludo a impingem provoca falhas no cabelo. Nos pés, causa descamações, coceiras e fissuras no meio dos dedos e sola. Nas nádegas e coxas são comuns as manchas avermelhadas e descamações.

Manchas com bordas ásperas e avermelhadas, mas claras no interior e leve inchaço na área afetada também são sintomas desse tipo de micose. Lesões com pápulas vermelhas semelhantes a picadas de mosquito, ou pústulas que estouram com lesões em crostas de cor dourada ou mel, também são sinais do impingem comum.

Observe se as manchas estão se espalhando pelo corpo no decorrer de poucos dias. E mesmo não sendo comum febre, alguns linfodonos dolorosos podem surgir no pescoço.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega impingem, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Prestou atenção na matéria? Lembre-se de sempre procurar um médico para o diagnóstico e tratamento adequados e deixe sua opinião sobre o artigo e outros temas que gostaria de ler em nossas páginas.

Escrever comentário sobre Como se pega impingem

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
virgilio
Bom dia gostaria de saber se posso contaminar outras partes do meu corpo usando a minha toalha de banho o mesmo lençol a fronha tenho que trocar todos os dias uso tudo franco e lavo tudo com cloro deixo tudo de molho por 1 hora isso e o bastante p higienizar as roupas
Janaina
Meus dois filhos estão com impegem já fui ao dermatologista e ele disse que demora uns 20,dias para curar a minha filha de 10 anos pegou na escola e passou para o irmão. Estou triste pois eles nunca pegaram nada.O que eu faço já voli várias matérias sobre impigem.
Juliana
Amiga o que o Dermatologista passou para seus filhos ? Estou fazendo o uso de Cetoconazol comprimido e pomada sao antifungicos peguei impinge brincando num parquinho com minhas filhas tive contato com areia mais graças a Deus elas nao tiveram nada... Use sabonete antebacteriano nos banhos e veja com o medico esse medicamento que falei veja se as crianças podem tomar ...

Como se pega impingem
Imagem: Social Natural
Como se pega impingem

Voltar ao topo da página