Como tratar impingem
Antifúngicos como Cetoconazol e outros antibióticos são os principais medicamentos prescritos para tratar impingem. A micose, contagiosa e causada por fungos presentes na pele, manifesta-se por manchas que variam de cor, tamanho e formato. No umComo.com.br você confere um tutorial sobre os tratamentos administrados pelos médicos para acabar com essa doença que atinge adultos, crianças e até mesmo bebês.
Antimicóticos de via oral são os mais eficazes
Também conhecidos como antimicóticos, os antifúngicos mais recomendados em forma de pílulas ou cremes para tratar a impingem são o Cetoconazol; o Isoconazol; o Miconazol e o Terbinafina.
O médico pode ainda optar por uma combinação de remédios dependendo do estágio e sintomas da micose. Outra droga também administrada é a Amorolfina que tem se mostrado eficaz na cura da impingem.
Tratamento dura cerca de 20 dias
Normalmente, o tratamento é simples, mas toda medicação prescrita pelo dermatologista deve ser tomada ou aplicada na pele por cerca de 20 dias, mesmo se as manchas da impingem desaparecerem.
A interrupção do medicamento pode torná-la uma doença crônica que o acometerá novamente no futuro, desencadeada por uma baixa no sistema imunológico, por exemplo.
Medicamentos inibem a proliferação dos fungos
Como a impingem é um tipo de dermatofitose provocada por fungos que se alimentam da queratina na pele, e por isso provocam as manchas, os remédios mais eficazes para tratá-la são os antimicóticos ou antifúngicos.
Suas substâncias previnem, inibem ou destroem completamente os fungos causadores da micose, dependendo do grau dos sintomas, histórico da doença e tratamento definido pelo médico dermatologista.
Isso se dá porque os remédios contém um agente que destroi o fungo por atuar diretamente em sua membrana celular. Lá eles alteram o metabolismo do fungo de diversas maneiras, anulando sua ação ou o destruindo por completo.
Higiene, roupas e sol fazem parte do processo de cura
No período do tratamento de impingem o paciente deve usar roupas frescas e limpas de algodão e evitar a exposição ao sol.
Isso porquê os raios solares possibilitam a ação do microrganismo causador da micose sobre a melanogênese. Esse processo forma a melanina, pigmento que dá cor à pele e a protege da radiação ultravioleta.
E até pacientes em tratamento precisam ficar atentos para evitar a recontaminação. Às vezes, durante a manifestação da doença, alguns fungos podem ficar armazenados na cavidade nasal. Como é difícil eliminá-los nesse lugar, ao tocar o nariz o paciente pode transferi-los de lugar e desenvolver a micose novamente.
Uma solução caseira para a impingem é beber por 10 dias um copo de água com uma colher de sopa de levedura de cerveja. Rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, ela pode ser adquirida em pó ou cápsulas em farmácias de manipulação.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar impingem, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Lembre-se que a automedicação oferece riscos à sua saude. Consulte sempre um médico para o diagnóstico e tratamentos adequados. E se você gostou do artigo, escreva abaixo seus comentários para o umComo.com.br!