Como tratar de queloide
O queloide é um tipo de cicatriz que se pode formar depois de uma lesão. Ele é um crescimento em excesso do tecido cicatricial anormal em um local de um ferimento já curado. Os queloides caracterizam-se por ter uma cor vermelha, rosada ou mesmo cor de pele e por apresentarem protuberâncias ou sulcos. Este tipo de cicatriz pode-se desenvolver após alguns machucados, tatuagem ou normalmente depois de processos cirúrgicos. Apesar de não apresentarem qualquer tipo de risco para a saúde, eles têm um aspeto antiestético e podem continuar a crescer. No entanto, existem alguns tratamentos que o seu dermatologista pode utilizar para tratar o queloide ou diminuir a sua aparência, para além de alguns tratamentos caseiros que pode aplicar em casa. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar de queloide.
Passos a seguir:
Os queloides formam-se no processo de cicatrização e podem surgir devido a ferimentos na pele como:
- Queimaduras;
- Acne;
- Varicela;
- Furos nas orelhas;
- Local de vacinação;
- Cortes cirúrgicos;
- Pequenos arranhões;
- Feridas traumáticas.
O queloide apresenta os seguintes sintomas:
- Apresenta protuberâncias ou sulcos;
- Pode ter cor vermelha, rosada ou cor da pele;
- É formado em cima de ferimento ou machucado;
- Enquanto a lesão se estiver formando e crescendo pode gerar coceira.
Apesar do queloide não precisar de tratamento, existem alguns procedimentos que o seu médico dermatologista pode utilizar de maneira a diminuir o seu tamanho, são eles:
- Injeções de corticosteroides;
- Tratamentos a laser;
- Radiação;
- Congelamento;
- Remoção cirúrgica.
Para além destes procedimentos que o seu médico pode utilizar, existem alguns tratamentos caseiros que você mesmo pode fazer para prevenir e diminuir os queloides. Um deles consiste em preparar uma pasta com pó de sândalo com água de rosas. Faça uma pasta com estes dois ingredientes, nas mesmas porções, e aplique sobre a lesão na pele todas as noites até que o volume começar a diminuir.
Outro tratamento caseiro que pode fazer é misturando em um recipiente 1 colher de sopa de água de rosas, com 1 colher de sopa de terra e 2 colheres de sopa de suco de limão. Aplique esta mistura sobre a lesão e massageie suavemente. Deixe atuar por cerca de 10 minutos e enxague com água fria. Pode fazer este procedimento três vezes por semana.
Sempre que possível faça uma pequena massagem com suco de limão ou mel sobre o queloide. Também pode fazer a massagem com vinagre de maçã diluído em água. Tenha em atenção que após fazer qualquer um destes tratamentos, não deve expor a lesão ao sol, pois corre o risco de aparecerem manchas.
Para além destes remédios caseiros, deve fortalecer o sistema imunológico através da ingestão de alimentos ricos em vitamina C e E. A vitamina C atua diretamente no colágeno, enquanto a vitamina E ajuda a restaurar a pele.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de queloide, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Na presença dos sintomas acima referidos, consulte o seu médico para lhe fazer o diagnóstico adequado.