Partilhar

Remédios caseiros para cicatrizes queloides

 
Por Sara Viega. 3 fevereiro 2017
Remédios caseiros para cicatrizes queloides

Os queloides podem ser definidos como crescimentos exagerados do tecido de uma cicatriz no lugar onde já se curou uma lesão cutânea. Podem aparecer após intervenções cirúrgicas, acne, queimaduras, catapora, furos nas orelhas, vacinas, queimaduras, etc., e para além de serem um problema de saúde, são bastante antiestéticos e em alguns casos podem gerar um pouco de coceira ou irritação. Se deseja saber como pode favorecer a sua eliminação sem ter que recorrer a tratamentos caros ou à cirurgia, preste muita atenção neste artigo do umCOMO. De seguida, vamos lhe mostrar os melhores remédios caseiros para cicatrizes queloides que pode utilizar em casa para favorecer a cura de sua pele.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para queloide

Por que se formam os queloides

Durante o processo de cura das feridas, a pele conta com uma série de mecanismos para conseguir fechar a lesão e se curar corretamente; entre estes mecanismos encontra-se o de produzir colágeno para uma boa cicatrização. Acontece que, quando essa produção de colágeno é excessiva, aparece sobre a cicatriz uma espécie de formação fibrosa e dura, que é o que se conhece como queloide.

Os queloides podem ter uma coloração rosa ou avermelhada, podem ser protuberantes e causar um pouco de coceira em alguns casos, assim como chegar a irritar devido ao atrito com a roupa. Os especialistas referem que a sua formação está bastante relacionada com os fatores genéticos, pois há pessoas que nunca tiveram um queloide e, por outro lado, outras onde isso acontece em até 80% de suas feridas. Também foi referido que são mais frequentes em mulheres que em homens, em pessoas jovens de 10 a 20 anos.

Aloe Vera

A aloe vera é uma das melhores plantas medicinais que existem para o cuidado da pele e para reduzir as cicatrizes, inclusive os queloides. Isso graças às suas incríveis propriedades regeneradoras que permitem reparar os tecidos danificados da pele e aos seus fortes efeitos anti-inflamatórios. Além disso, é muito hidratante e possui propriedades antissépticas que mantêm a pele protegida perante infecções.

Tratamento

  • Primeiro limpe a área da cicatriz com água morna.
  • Aplique um pouco de gel de aloe vera sobre o queloide 2 vezes por dia. O gel de aloe vera pode ser extraído diretamente de uma folha da babosa ou pode ser adquirido em loções prontas, em farmácias ou lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Pode se informar com mais detalhes sobre as propriedades do aloe vera para eliminar cicatrizes consultando o artigo O aloe vera tira as cicatrizes.

Remédios caseiros para cicatrizes queloides - Aloe Vera

Vinagre de maçã

Outro dos melhores remédios caseiros para as cicatrizes queloides ao qual pode recorrer é o vinagre de maçã. Este produto tão popular permite reduzir a vermelhidão local onde se tenha formado a cicatriz e ajuda a reduzir o tamanho da mesma. Além disso, é anti-inflamatório e antibacteriano, por isso impede as infecções na pele.

Tratamento

  • Dilua o vinagre de maçã em um pouco de água.
  • Aplique a mistura sobre o queloide e deixe atuar por uns 30 minutos.
  • Após esse tempo, limpe com água morna.
  • Repita o tratamento umas 2 ou 3 vezes por dia durante umas 5 semanas seguidas para notar os resultados.

Bicarbonato de sódio

Como tratamento caseiro para queloides, também se destaca o bicarbonato de sódio, um produto com muitas propriedades benéficas para a saúde do organismo e também para a pele. Atua como um bom esfoliante natural, favorece a limpeza da pele e sua ação abrasiva ajuda a reduzir a visibilidade dos queloides.

Tratamento

  • Em um recipiente, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de mel.
  • Aplique a pasta obtida sobre a área afetada e deixe atuar por uns 20 minutos.
  • Limpe a pele com água morna.
  • Repita o tratamento umas 2 ou 3 vezes por dia.
Remédios caseiros para cicatrizes queloides - Bicarbonato de sódio

Água de rosas, sândalo e limão

Há um tratamento muito eficaz quando se pretende tirar as cicatrizes queloides ou pelo menos reduzir o seu tamanho. Ele é elaborado à base de água de rosas, sândalo e limão, três produtos muito eficazes. A água de rosas é tonificante, desinflama e atua contra a irritação; o sândalo regenera a pele danificada e o limão ajuda a eliminar queloides e cicatrizes graças ao seu conteúdo de vitamina C, que também é ideal para clarear a pele e uniformizar o seu tom.

Tratamento

  • Misture um pouco de pó de sândalo com água de rosas para obter uma pasta homogênea.
  • Adicione algumas gotas de suco de limão à mistura anterior e mexa.
  • Aplique a pasta obtida sobre o queloide antes de ir dormir.
  • Deixe atuar a noite toda e quando se levantar, enxágue a pele com água morna.
  • Repita o tratamento todos os dias durante uns 2 meses para obter bons resultados.

Mel

Graças às suas propriedades curativas e umectantes, o mel também é considerado um dos remédios caseiros para os queloides mais potentes. E não é só isso! também conta com propriedades antifúngicas que são perfeitas para favorecer a cura das cicatrizes e conseguir que a pele volte a recuperar o seu estado normal.

Tratamento

  • Aplique um pouco de mel fresco sobre a zona da cicatriz.
  • Massageie a área com suavidade e com movimentos circulares.
  • Deixe repousar por 20 minutos e, por último, limpe com água morna.
  • Repita o processo todos os dias.
Remédios caseiros para cicatrizes queloides - Mel

Aspirina

A aspirina, que às vezes utilizamos para acalmar as dores de cabeça também pode servir para tirar as cicatrizes queloides, principalmente para conseguir minimizar o seu tamanho e tornar muito menos visível a aparência da cicatriz. A aspirina passou a ser um remédio popular para clarear a pele graças ao seu conteúdo de ácido salicílico, que também ajuda a esfoliar a pele profundamente e a combater as imperfeições.

Tratamento

  • Triture 3 ou 4 aspirinas até transformá-las em um pó fino.
  • Adicione um pouco de água para obter uma pasta consistente.
  • Aplique a pasta resultante sobre a cicatriz e espere secar por completo.
  • Quando tiver secado, limpe a zona com água em abundância.
  • Repita o tratamento todos os dias.

Cremes para cicatrizes queloides

Além de todos os remédios caseiros anteriores para os queloides, há dois cremes regeneradores que se destacam acima do resto quando se trata de reduzir e eliminar as cicatrizes:

  • Creme de calêndula: possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes, ajuda a curar as feridas e a reparar a pele danificada.
  • Creme de baba de caracol: possui uma substância chamada alantoína que repara e regenera profundamente a pele, pois favorece a renovação das células que compõem a derme e é anti-irritante.

Tratamento

  • Lave a zona dos queloides com água morna e um sabão suave.
  • Aplique o creme sobre a cicatriz e distribua o produto fazendo massagens circulares suaves.
  • Repita a aplicação umas 2 vezes por dia, uma de manhã e outra de noite.
Remédios caseiros para cicatrizes queloides - Cremes para cicatrizes queloides

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para cicatrizes queloides, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para cicatrizes queloides

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para cicatrizes queloides
1 de 5
Remédios caseiros para cicatrizes queloides

Voltar ao topo da página