Partilhar

Remédios caseiros para a sarna

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 23 abril 2018
Remédios caseiros para a sarna

A sarna é uma infecção cutânea que pode aparecer tanto nos animais como nas pessoas. Trata-se de uma doença muito contagiosa e que provoca coceira e vermelhidão na pele. Existem diferentes tratamentos médicos que pode levar a cabo, tanto para aliviar os sintomas da sarna como para matar o ácaro, mas se prefere opções mais naturais, neste artigo do umComo vamos mostrar-lhe alguns remédios caseiros para a sarna que conseguem reduzir o desconforto e que eliminam a infecção de uma forma não evasiva para a saúde da sua pele.

Também lhe pode interessar: Como tratar a sarna

A sarna nas pessoas

A sarna é uma doença que se produz pelo contágio de uns ácaros que criam uns túneis por baixo da pele que provocam vermelhidão e a coceira tão característica desta doença. O contágio pode vir tanto de pessoas como de animais infetados, e inclusivamente, de objetos que contenham esta infecção (lençóis, mantas, sofás, etc).

Poderá saber se está infectado com sarna porque esta condição tem uma série de sintomas que lhe mostramos em seguida:

  • Coceira intensa
  • Sulcos acinzentados sob a pele (são os túneis criados pelos ácaros)
  • Vermelhidão
  • Eczema

Como vê, estes sinais podem confundir-se com outro tipo de doenças de pele, por isso, caso suspeite que tem sarna, recomendamos-lhe que recorra a um médico para que o examine e lhe diga se tem esta doença. É fundamental que tenha muita atenção se convive com pets ou se viajou para algum lado.

Remédios caseiros para a sarna - A sarna nas pessoas

Aloe vera para a sarna

Começamos por falar de um dos melhores remédios caseiros para a sarna: o aloe vera (babosa). Graças às suas propriedades antibacterianas e à sua capacidade de regeneração da pele, este ingrediente consegue eliminar o ácaro ao mesmo tempo que ajuda a aliviar a coceira e o desconforto da infecção.

Para aproveitar estas propriedades pode aplicar o gel de aloe vera sobre a região onde tem mais vermelhidão e deixar atuar durante meia hora. Em seguida, enxágue com água fria e repita este procedimento 2 vezes ao dia. Se preferir, pode cortar uma folha fresca de aloe vera, abri-la e aproveitar o gel que tem no seu interior, desta forma pode aplicar sobre a sua pele um produto 100% natural.

Remédios caseiros para a sarna - Aloe vera para a sarna

Curar a sarna com óleo de neem (nim)

É outro dos melhores tratamentos naturais que ajudam a combater a infecção. Graças à sua essência repele os ácaros da sarna e consegue matá-los, além de o manter protegido diante de futuros contágios.

Para aproveitar estes benefícios só tem que aplicar o óleo de neem sobre a sua pele, sobretudo, nas regiões onde sentem mais coceira e desconforto. Aplica logo antes de dormir e deixe atuar durante toda a noite. Na manhã seguinte enxágue o seu corpo com água morna e aplique sabão de pH neutro. Para aliviar a coceira também é recomendável que, depois do duche, hidrate a sua pele com creme.

Remédios caseiros para a sarna - Curar a sarna com óleo de neem (nim)

Cúrcuma para tratar a sarna

Embora habitualmente usemos a cúrcuma nas nossas receitas de culinária, o certo é que é um ingrediente natural perfeito para nos ajudar nas doenças cutâneas, uma vez que tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas e a reduzir a coceira.

Para aproveitar estes benefícios só precisa de reunir os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de copa de cúrcuma em pó
  • Suco de limão
  • Água

Terá que misturar todos estes ingredientes colocando um pouco de água diluir a mistura e conseguir aplicá-la sobre a sua pele (sem ser demasiado líquida). Deixe atuar sobre o seu corpo por 1 hora, e depois, lave com água morna. Repita este processo todos os dias, e pouco a pouco, sentirá melhoras.

Remédios caseiros para a sarna - Cúrcuma para tratar a sarna

Sabão de lavanda para a sarna

Outra forma de combater a sarna com remédios caseiros é preparar um sabonete de lavanda caseiro. Trata-se de um sabão que hidrata em profundidade, elimina as impurezas e funciona como um protetor de bactérias, uma vez que o seu aroma repele os insetos e os ácaros. Além disso, por ser um potente hidratante conseguirá reduzir a coceira e regenerar a saúde da sua pele.

Para fazer este sabonete terá que preparar uma infusão de lavanda, e quando estiver pronta terá que acrescentar soda cáustica. Misture bem para que ambos os ingredientes se integrem. Deixe esfriar, e entretanto ponha azeite de oliva a aquecer. Quando estiver quente, terá que verte o azeite na mistura de soda cáustica e lavanda, depois acrescente um pouco de óleo essencial de lavanda. Ponha a mistura em um molde e deixe repousar durante 15 dias.

Remédios caseiros para a sarna - Sabão de lavanda para a sarna

Prevenir os ácaros da sarna

Do mesmo modo que é essencial que comece um tratamento imediatamente, caso tenha sarna, também tem que fazer o mesmo pelo seu lar, uma vez que é possível que os ácaros se tenham espalhado pelos móveis e desse modo possam voltar a contagiar alguém. Assim sendo é recomendável que:

  • Lave toda a roupa de cama
  • Lave as mantas, cortinas, tapetes e capas do sofá
  • Seque a roupa na secadora (máquina de secar) para matar os ácaros que possam ter sobrevivido
  • Aspire toda a sua casa, inclusive os móveis
  • Se tem filhos, lave os seus brinquedos, bonecos e qualquer objeto que possa ter sido contagiado.

Neste artigo do umComo damos-lhe mais conselhos sobre como se livrar da sarna rapidamente.

Remédios caseiros para a sarna - Prevenir os ácaros da sarna

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a sarna

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Carlos Eduardo soares
Obrigado pelo encinamento

Remédios caseiros para a sarna
1 de 7
Remédios caseiros para a sarna

Voltar ao topo da página