Remédios caseiros para a dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma condição que se manifesta nas áreas oleosas da pele como o couro cabeludo, a parte interna do ouvido e o rosto. Esta doença permite que se formem escamas que vão da cor branca ao amarelo, e em alguns casos pode apresentar vermelhidão na zona afetada. É um problema crônico, ou seja, para toda a vida, mas controlável através de um tratamento dermatológico, ainda que também seja possível diminuir o seu efeito com remédios naturais. Em umComo vamos dar para você alguns remédios caseiros para a dermatite seborreica.
Causas da dermatite seborreica
As causas da dermatite seborreica são desconhecidas, mas está relacionada com uma desordem hormonal, problemas no sistema nervoso, necessidade de alguns nutrientes ou ter um sistema imunológico débil e, em alguns casos, pode ser hereditária. Também existem alguns fatores de risco que predispõem ao sofrimento desta doença, como por exemplo:
- Ter HIV
- Problemas de acne
- Obesidade
- Estresse
- Irritações por causa do fungo Malassezia
- Higiene deficiente
- Climas extremos
- Problemas neurológicos
- Uso de loções com álcool
Remédios caseiros de uso externo
Os seguintes remédios naturais para a dermatite seborreica podem-se utilizar em qualquer parte onde se encontre a lesão, exceto o couro cabeludo.
- Calêndula: esta planta tem propriedades anti-inflamatórias e desinfetantes, além de ajudar na cicatrização. Possui um efeito analgésico o que permitirá diminuir a coceira produzida. Prepare uma infusão com uma colher de chá de flores em uma xícara de água e lave com ela a área afetada.
- Pepino: o seu conteúdo de água permitirá hidratar a pele profundamente, além de devolver a frescura perdida por causa das escamas. Prepare uma massa, triturando no liquidificador dois pepinos e espalhe sobre a sua pele.
- Aveia: alivia a coceira e a vermelhidão; além disso, é o ingrediente principal de muitos artigos de cuidado pessoal, pelos nutrientes que oferece. Em um litro de água coloque meia xícara de aveia, coe, e aplique o resultado como uma compressa fria.
- Aloe vera: também conhecida como babosa, é uma das plantas mais versáteis que existem e têm inúmeros usos para o tratamento de problemas da pele por suas propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Coloque o gel de aloe vera sobre a área afetada. Confira todos os benefícios do aloe vera, no nosso artigo.
- Água morna e bicarbonato: aplique banhos diluindo 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada meio litro de água. Este remédio natural eliminará as células mortas e suavizará a sua pele.
Os óleos essenciais de melissa, camomila ou rosas também são ideais para tratar a dermatite seborreica. Lembre-se sempre de diluir em água (duas gotas de óleo essencial para cada xícara de água).
Remédios caseiros de uso interno
Estes remédios caseiros irão depurar o seu organismo das toxinas que se acumulam, e permitem que o corpo produza mais gordura e se formem estas escamas.
- Cavalinha: regenerará a sua pele e devolverá o brilho e a vitalidade ao seu cabelo. Prepare uma infusão com uma colher de chá de folhas secas de cavalinha, em uma xícara de água. Beba-o uma vez por dia.
- Salsaparrilha: a sua capacidade depurativa converte-a em uma planta ideal para tratar os problemas da pele produzidos pelo excesso de toxinas. Coloque duas colheres de sopa de raiz seca em meio litro de água e deixe macerar por 12 horas. Depois, cozinhe esta mistura por 20 minutos e tome dois copos por dia.
- Dente de leão: tem um alto conteúdo de potássio, por isso lhe atribuem propriedades diuréticas. Pode usá-lo como infusão aplicando emplastros nas áreas afetadas amassando as suas folhas previamente, ou incluindo as suas folhas em suas refeições.
Lavagens naturais
De seguida, damos a você alguns enxágues naturais que pode aplicar em seu couro cabeludo:
- Alcaçuz: ajuda a diminuir a secreção de gordura. Prepare uma infusão de alcaçuz e misture-a com ¼ de xícara de vinagre. Lave seu cabelo e esfregue a mistura sobre a área do couro cabeludo que se encontre afetada. Deixe por 10 minutos e volte a enxaguar.
- Louro: regenera o couro cabeludo e evita que o seu cabelo caia. Esfregue um pouco de óleo essencial de louro sobre o couro cabeludo ao se levantar e antes de deitar. Também pode preparar uma infusão com um punhado de folhas de louro em meio litro de água e após lavar seu cabelo, esfregar esta mistura e deixar atuar por uma hora. Enxague de novo.
Medidas de higiene
Ainda que a dermatite seborreica possa ser tratada eficazmente através de um tratamento dermatológico ou com remédios caseiros, é necessário que preste atenção nestas medidas para se certificar que a doença não se intensifica:
- Hidrate sua pele com cremes que contenham ingredientes que acalmem a dermatite.
- Seque muito bem sua pele após tomar banho.
- Evite o estresse praticando alguns exercícios de relaxamento.
- Limpe sua pele com produtos que não contenham álcool.
- Inclua em sua dieta alimentos ricos em ômega 3.
- Se tem problemas de acne, consulte seu dermatologista para tratá-lo apropriadamente.
- Lave bem suas mãos antes de tocar as áreas afetadas.
- Limite o consumo de carnes gordurosas, produtos lácteos, azeites e bolos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dermatite seborreica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.