Partilhar

Como tratar a dermatite seborreica

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a dermatite seborreica
Imagem: saudemedicina.com

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa é um tipo de dermatite dos mais comuns que afetam os indivíduos adultos, provocando o surgimento de lesões avermelhadas e descamação do couro cabeludo. A dermatite seborreica surge principalmente nos primeiros meses de vida ou na idade adulta.

No entanto, pouca gente sabe que ela também pode surgir no rosto, em locais que possuem maior concentração de oleosidade na pele como a testa, cantos da boca e sobrancelhas. Ela não possui uma cura, o seu tratamento resume-se em controlar os efeitos deste tipo de dermatite com alguns hábitos e cuidados com a higiene, além do uso de shampoos e medicamentos anti-caspa. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre como tratar a dermatite seborreica.

Como tratar dermatite seborreica no bebê

A dermatite seborreica é chamada de crosta láctea quando ocorre no bebê e no geral não se trata de uma situação de risco. Este caso de dermatite costuma aparecer antes dos três meses de idade do bebê, sendo muitíssimo raro os casos em que aparecem após o primeiro ano de vida. Pode ocorrer nas sobrancelhas e no couro cabeludo e as vezes até na dobra das pernas.

A dermatite seborreica no bebê pode ser tratada com a umidificação das crostas com óleos em temperatura natural (ou morna, porém, nunca fria) e depois cuidadosamente removê-las. Após este procedimento, deve ser passada uma pomada à base de óxido de zinco e vaselina.

Em alguns casos, estes, mais graves, pode-se desenvolver uma infecção no local da dermatite. Esta que pode vir acompanhada de crostas com secreção e pústulas. Caso isso aconteça, consulte o seu médico para que ele possa lhe receitar os devidos antibióticos para tratar a infecção.

Como tratar a dermatite seborreica - Como tratar dermatite seborreica no bebê
Imagem: forumsaude24.com

Como tratar dermatite seborreica no adulto

A dermatite seborreica deve ser tratada de acordo com as recomendações do seu dermatologista, no entanto, alguns hábitos podem facilitar muito o controle da caspa como:

  • Evitar situações estressantes;
  • Evitar excessos na ingestão de álcool e alimentos muito gordurosos;
  • Enxaguar muito bem o cabelo após o banho para retirar gel, shampoo e o condicionador;
  • Manter o couro cabeludo sempre bem seco;
  • Não tomar banho com a água muito quente.

Nos casos vistos como mais graves, apenas estes hábitos não podem conter o surgimento de crises da dermatite seborreica, caso isto aconteça, o seu médico deve ser avisado para que ele possa te receitar as pomadas corticoides ou shampoos anti-caspa.

Como tratar dermatite seborreica no rosto

Como foi dito, este tipo de dermatite também pode afetar o rosto e as principais áreas afetadas são a testa, sobrancelhas, nariz e as vezes até mesmo em baixo dos olhos, nas pálpebras. Quando a dermatite seborreica afeta a pálpebra ou sobrancelha do indivíduo, este deve tomar ainda mais cuidado pela proximidade que essas áreas se encontram dos olhos.

Quando a dermatite afeta o rosto significa, na maioria dos casos, uma patologia. Esta deve ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo seu dermatologista ou médico, mas não necessita de internamento ou um rígido acompanhamento médico.

As medições utilizadas para tratar a dermatite seborreica no rosto de forma eficaz incluem:

  • metronidazol;
  • corticoides;
  • sulfato de selênio;
  • tacrolimus;
  • pimecrolimus;
  • piritionato de zinco.

Veja também em umComo:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite seborreica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a dermatite seborreica

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a dermatite seborreica
Imagem: saudemedicina.com
Imagem: forumsaude24.com
1 de 2
Como tratar a dermatite seborreica

Voltar ao topo da página