Como tratar a dermatite herpetiforme
A dermatite herpetiforme é um tipo de dermatite crônico e auto-imune. Geralmente ela surge acompanhada de outras doenças, como a celíaca ou algumas doenças relacionadas com a tireoide. Este tipo de dermatite forma lesões na vesícula causando placas semelhantes à urticária, essas lesões são persistentes e pruriginosas.
Neste artigo, umComo fala um pouco sobre e diz como tratar a dermatite herpetiforme.
Causas da dermatite herpetiforme
A mais provável causa da dermatite herpetiforme pode ser a intolerância ou hipersensibilidade ao glúten, substância que quando alergina ativa o sistema imune do indivíduo, dando origem aos primeiros sintomas da doença. Porém, as reais causas da dermatite herpetiforme ainda são desconhecidas pela ciência.
Sintomas da dermatite herpetiforme
Os sintomas e sinais da dermatite herpetiforme geralmente incluem:
- Coceiras;
- Sensação de queimação que varia de leve à intensa, de acordo com a saúde do indivíduo;
- Pequenas vesículas que podem surgir gradualmente nas nádegas, joelhos, cotovelos, região lombar e parte posterior da cabeça, podendo se formar até mesmo na face e no pescoço do indivíduo.
A dermatite herpetiforme tem cura?
A dermatite herpetiforme possui uma cura que consiste em controlar, em primeiro lugar, a doença celíaca e evitar o consumo de glúten.
Como é feito o diagnóstico da dermatite herpetiforme
As lesões provocadas por este tipo de dermatite tem uma característica um tanto irregular e variada, o que dificulta o diagnóstico da dermatite herpetiforme. A opinião de um dermatologista para estes casos é, no entanto, imprescindível. Só com a certeza do atual quadro de saúde do paciente é que o tratamento pode ser devidamente iniciado.
Quando o médico, diante dos sintomas, cria suspeita de dermatite herpetiforme, tende-se a solicitar uma biópsia da pele, retirando uma pequena amostra da bolha ou pápula assim como uma da parte saudável da pele. Com o exame histopatológico e de imunofluorescência o patologista pode dar o veredito.
Como tratar a dermatite herpetiforme
O tratamento para a dermatite herpetiforme consiste no uso de Sulfonas e na exclusão de glúten da sua dieta, isso inclui cevada, aveia, trigo e centeio. A Sulfona ou Dapsona é um medicamento que pode proporcionar um alívio destes sintomas de um à dois dias após do início da administração. Porém, na maioria das pessoas a doença pode perdurar por um bom tempo.
Veja também:
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite herpetiforme, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.