A Dermatite

Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite

Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite
Imagem: nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com

Uma boa alimentação pode ajudar a melhorar reduzindo os sintomas e efeitos que o quadro dos diferentes tipos de dermatite pode produzir. A retirada de alguns alimentos que naturalmente podem causar alergia como o amendoim, leite e alguns frutos do mar pode ser um bom começo. Consultar um nutricionista e um dermatologista é um bom meio para descobrir a origem e a melhor forma de se tratar a dermatite e por fim, evitar o que causou e pode causar novos quadros de dermatite em você.

Na maioria dos casos a causa pode não ser alimentar, porém, alguns alimentos podem ajudar a melhorar a dermatite, assim como outros, podem piorar, aumentando o grau de coceira e vermelhidão, assim como a descascação e formação de bolhas na pele. Neste artigo, umComo te traz uma lista dos alimentos que podem piorar o grau e quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite alérgica

Quais alimentos devo evitar se tenho dermatite

Para saber quais são os alimentos que devem ser evitados quando se tem dermatite é necessário em primeiro lugar descobrir quais as causas do seu quadro. Para isso, tente evitar alguns alimentos durante 5 dias e observar se a pele melhora. Para início, procure evitar os glutinosos e alguns cereais como o trigo, aveia e cevada.

Já demos alguns exemplos, mas, fazendo uma lista mais completa dos alimentos que podem naturalmente provocar alergia - com isso, se você pretende excluir algum alimento da sua dieta para melhorar a dermatite, procure começar por alguns desses -, nós temos:

  • Morango;
  • Avelã;
  • Soja;
  • Ovo;
  • Amendoim;
  • Leite;
  • Trigo;
  • Nozes;
  • Tomate;
  • Kiwi;
  • Evrilha e lentinha;
  • Frutos do mar;
  • Feijão;
  • Castanha-do-pará.

Além de alergias alimentares, a dermatite pode ter muitas outras causas, estas, dependem do seu tipo e intensidade, que varia do tempo e do grau em que a pessoa é alérgica à determinada substância ou medicamento. Por isto, é sempre importante realizar um teste de alergia para saber quais são as suas, e manter-se precavido. Veja também:

Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite - Quais alimentos devo evitar se tenho dermatite
Imagem: riosemgluten.com

Dicas de alimentação para melhorar a dermatite

Como a dermatite é uma inflamação na pele que as vezes pode ser crônica e as vezes pode ser alérgica, uma boa forma de melhorar a dermatite com uma boa alimentação pode ser adicionando alimentos anti-inflamatórios e anti-oxidantes em sua dieta. Desta forma, em umComo aconselhamos:

Aumentar a ingestão de alimentos anti-oxidantes:

  • As bagas de Goji ajudam a diminuir a fragilidade do sistema imunitário do corpo. Além disso, os principais alimentos com propriedades anti-oxidantes são as frutas e legumes. Procure manter uma dieta rica em frutas e legumes, antes, durante e depois, tenha ou não uma dermatite.

Aumentar a ingestão de alimentos anti-inflamatórios:

  • As sementes de chia são muito conhecidas dentre os alimentos anti-inflamatórios, ajudando a desinflamar a pele e reduzir a sensação de queimação que alguns dos tipos de dermatite podem produzir. Veja mais em Os melhores anti-inflamatórios musculares naturais.

Outros tipos de inflamatórios naturais são os conhecidos alimentos probióticos, o leite fermentado e iogurte possuem características probióticas e tem bactérias que podem produzir uma ação anti-inflamatória no organismo. Uma das qualidades dos probióticos é a melhoria que eles proporcionam na digestão, ajudando a eliminar algumas substâncias tóxicas do organismo. Saiba mais em Quais são os benefícios dos alimentos probióticos.

Você também pode usar a alimentação para melhorar a dermatite a partir - em uma proporção recomendada pelo seu médico - do uso de suplementos como o ômega 3, quercetina, zinco e óleo de borragem, além dos probióticos.

Veja também:

Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite - Dicas de alimentação para melhorar a dermatite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
patricia domingos
estou sofrendo com uma dermatite a 2 meses e com essa pandemia acabei perdendo minha consulta com o dermatologista.estou procurando ajuda na intrnet com alimentos gostaria de ajuda..... a e comecei um tratamento com dexametazona injetavel ....uma por semana oqu vc acha?
Rosineide
Boa noite! Já tirei a maioria dos alimentos e continuo com a dermatite de contato acabando comigo. não sei mas o que devo comer, hoje so estou comendo arroz,farinha e leite zero lactose mesmo assim meu corpo pinica muito minha cabeça formiga e meus pés coçam muito e encheram de bolhas.
Everaldino Carvalho de Souza Junior
Vc não pode tomar o leite mesmo sendo sem lactose. Por isso vc nao apresenta melhora. Abraço
Cesar romero
Boa noite quais alimento que não pode comer o meu filho tem sete anos tem dermatite a topica
Shelcia
Alimentos que contém glúten ,leite,nozes,feijão,trigo,tomate,morango,kiwi
Marcus Venicius
bom dia! meu filho tem 6 anos e infelizmente tem dermatite, gostaria de saber se ah algum problema em se alimentar com arroz, carne vermelha e salada no almoço acompanhado de suco natural de laranja ou maracujá?
alesandra maria de oliveira
qual sao os alimentos que pode causar adermatite d contato
Denise de carvalho
Excelente artigo ,muito completo e rico em detalhes. Tenho uma duvida: Quem tem dermatite pode fazer uso de carne,visceras e peixes ricos em omega 3 como sardinha e salmao na alimentacao?
Editor umComo.com.br
Oi Denise! Muito obrigada desde já pelo seu comentário. Você pode comer os alimentos que indicou sim, o ômega 3 é inclusive muito bom para a dermatite. Obrigada mais uma vez e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com
Imagem: riosemgluten.com
1 de 3
Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite