Partilhar

Como aliviar a dor nos testículos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar a dor nos testículos

A dor nos testículos é uma condição que gera muito mal-estar e desconforto no homem, detectar se a mesma se apresenta com intensidade e de forma repentina será fundamental para saber se é necessário consultar um especialista de emergência. Nos casos em que os incômodos são de menor intensidade e esporádicos, ou devidos a uma lesão ou pancada local e se deseja aliviar, há algumas recomendações que podem ser seguidas em casa para diminuir a inflamação e a dor. Por isso, em umComo.com.br explicamos como aliviar a dor nos testículos e garantir o seu bem-estar.

Também lhe pode interessar: Dor nos testículos, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Determinar a causa da dor nos testículos é fundamental, pois perante as dores intensas e repentinas que causam grandes incômodos é preciso uma consulta de emergência, enquanto aquelas dores suaves e esporádicas que possam ser devido a uma condição como a varicocele, podem ser aliviadas enquanto se espera a avaliação médica com as soluções oportunas.

Em nosso artigo por que me doem os testículos, explicamos com detalhe as principais causas desses incômodos ao mesmo tempo em que indicamos em quais casos será necessário recorrer a um médico com urgência.

Como aliviar a dor nos testículos - Passo 1
2

Se a dor se deve a uma pancada na região ou a condições como a varicocele, cistos na área, a presença de uma hérnia inguinal, cálculos renais, líquido ao redor do testículo ou qualquer outra condição para as quais o seu urologista já tenha indicado um tratamento específico, tomar algumas medidas em casa poderá ajudar a reduzir os incômodos e a inflamação.

Quando notar que a dor ou os incômodos aumentam ao caminhar, correr ou realizar outras atividades físicas, usar um suspensório ou roupa íntima que reduza o movimento desta área pode ser uma boa alternativa para diminuir os incômodos.

3

Quando apenas há dor, sem inflamação, as compressas geladas são uma excelente alternativa para reduzir os incômodos. É importante nunca aplicar gelo diretamente na região, porque poderia causar queimaduras e incômodos, o mesmo deve estar sempre envolto em um pano ou toalha; do mesmo modo, a compressa fria deve ser aplicada com cautela, se o frio for muito intenso ao ponto de incomodar então convém envolvê-la em um pano.

Aplique durante 10 minutos 2 ou 3 vezes ao dia.

Como aliviar a dor nos testículos - Passo 3
4

Nos casos em que se apresenta uma inflamação evidente, a aplicação de calor será a melhor solução para reduzi-la. Isto ajudará a aliviar a dor nos testículos e melhorar o sofrimento geral.

Pode mergulhar os testículos em um recipiente com água quente tentando que a mesma esteja a uma temperatura adequada, sem queimar a sua pele, encher um bidê ou banheira e tomar um banho de assento ou aplicar água quente na área durante o banho. Faça-o durante pelo menos 5 minutos para sentir alívio, pode repetir duas vezes ao dia.

Como aliviar a dor nos testículos - Passo 4
5

Manter o escroto elevado pode aliviar a dor nos testículos de forma notável, por isso uma das recomendações mais habituais é, ao deitar, colocar embaixo desta área uma toalha enrolada que permita manter a área ligeiramente elevada e reduzir os incômodos que podem ser produzidos por esta postura.

6

A ingestão de analgésicos de venda livre como o Ibuprofeno ou Paracetamol também podem ser de grande ajuda para reduzir os incômodos, no entanto convém utilizá-los sob supervisão médica sem abusar deles.

É muito importante consultar seu urologista a respeito das melhores soluções médicas para tratar o sofrimento gerado por estes incômodos. Perante uma dor testicular significativa não se recomenda a realização de atividades de impacto como correr, pular ou praticar certos esportes como o futebol ou o tênis até que a mesma tenha diminuído.

Como aliviar a dor nos testículos - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor nos testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor nos testículos

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
César
Sinto uma dor quando toco no testículo esquerdo, cuja pontada surge acima da virilha, no pé da barriga. Fiz vasectomia faz 7 anos. O incômodo é grande. Até qdo eu sento, as vezes sinto o mesmo.
Salviano
Apos 5 anos de cirurgia vasectomia comecei a ter com dor do lado esquerdo do testículo, fica inchado e dolorido, parecendo uma pedra não da nem para encostar a mão. o que pode ser? fica uma semana doendo depois passa...
A sua avaliação:
Avelino Catau
Obrigado pela vossa ajuda ...
Editor umComo.com.br
Oi Avelino! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossas matérias :)
Francisco jose pereira vitorio
Estou com uma dor nos testículos so que não estar inchado nem vermelho so aquele dor que vem do ovo subindo pra sima ater as costas
A sua avaliação:
Ednaldo Matos
como aliviar a dor de um esporão e como alivia dor nos testículos.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ednaldo! Para aliviar a dor no esporão pode conferir essas dicas: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-se-livrar-de-um-esporao-de-calcanhar-19152.html
A sua avaliação:
Marivaldo
Tô com dor no testículo e na região da cirurgia de hérnia ignal onde foi colocado a placa, tô com o testículo mais auto que o outro depois da cirurgia, crio um pouco de líquido no meu testículo, como tudo isso pode ser resolvido?
Moacyr
Tenho este mesmo sintoma(fiz cirurgia da hérnia inguinal ),sinto dores no local da cirurgia e acima do testículo esquerdo,o que pode ser.aguardo resposta,obrigado
Marcelo Ap Ramos
Tenho dores nos testículos a anos, incha do nada, e fica dores intensas, ja fiz todos os exames possiveis e não deu em nada ja troquei de diversos urologistas e nenhum descobriu o que é, não sei mais o que fazer, ja fiz de tudo, nem alivia, tenho até dificuldades pra andar, são dores fortes e intensas,e vive inchado, tenho vontade de acabar c/ minha vida,pq não estou mais suportando as dores

Como aliviar a dor nos testículos
1 de 5
Como aliviar a dor nos testículos

Voltar ao topo da página