Prepúcio inchado, o que pode ser?
A pele que cobre a cabeça do pênis pode ficar inchada quando o homem está passando por um problema de saúde, os quais geralmente se referem a inflamações e infecções no local. A razão para elas são variadas e se você quer saber o que pode ser prepúcio inchado, confira as informações sobre os diferentes quadros que o umComo.com.br separou a respeito do tema.
Passos a seguir:
Uma inflamação que pode acometer a genitália masculina e deixa o prepúcio inchado é a balanopostite, sendo que nesse caso o problema se expande ainda para a glande, popularmente chamada de cabeça do pênis. Mas se a inflamação estiver apenas no prepúcio o nome do quadro é denominado balanite. Ambos os problemas são mais comuns em homens que têm fimose, sendo que se caracterizam pelo estreitamento do prepúcio. Com isso, a higiene do local é prejudicada e, assim, pode haver também infecções locais e urinárias que deixam o quadro mais grave.
Veja mais em: Como tratar a balanite
Além disso, quem tem mais chances de desenvolver essas inflamações são homens com diabetes tipo 2, obesos, que estejam com a imunidade baixa e que utilizem antibióticos de amplo espectro por tempo prolongado. No entanto, basicamente, a causa e a prevenção estão associadas aos hábitos de higiene, uma vez que quando o pênis não é limpo adequadamente se forma uma secreção branca formada pelas células mortas da pele e gorduras das glândulas que atraem bactérias, fungos e vírus para a região.
Além do inchaço do prepúcio, outros sintomas são coceira no local, bem como calor, dor e descamação da mucosa. Em alguns casos ocorre ainda secreção com pus e cheiro ruim. A parafimose também pode causar sintomas parecidos, sendo que o quadro ocorre quando há a compressão e retração da pele do prepúcio, impedindo que ele volte à sua condição normal. Esse problema deve ser tratado por um médico assim que for diagnosticado, pois além do inchaço outros sintomas são dor e mesmo a cor roxa na ponta do pênis, devido à carência de fluxo sanguíneo no local.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s, também podem ser a causa do prepúcio inchado, como por exemplo a herpes, a gonorreia e a sífilis. Todas elas podem ser prevenidas com o uso de preservativo em todas as relações sexuais. No caso da herpes, outros sintomas são dor, manchas vermelhas, bolhas pequenas esbranquiçadas e úlceras na região da genitália. Alguns sintomas se assemelham a uma gripe, como mal estar, febre, dor nos músculos, inclusive, nas coxas, nádegas e costas, além de falta de apetite.
Já a gonorreia apresenta como sintomas, além do inchaço, ardência ao urinar, dor e inchaço em um dos testículos e secreção com pus que sai da uretra. Quanto à sífilis, é uma doença que pode nem apresentar sintomas e por isso é tão perigosa, já que o indivíduo que a possui pode transmiti-la sem nem mesmo saber. Quando os sinais aprecem o mais comum são feridas no pênis, sendo que a doença pode evoluir em três estágios. Desse modo, ao menor sinal de qualquer um desses sintomas é importante consultar um médico.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Prepúcio inchado, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.