Partilhar

Como se pega balanite

Por Sara Viega. Atualizado: 27 setembro 2018
Como se pega balanite

A balanite é uma inflamação da glande e do prepúcio que causa grandes incômodos nos homens, produzindo além de dor outros sintomas como vermelhidão da área e mau cheiro, originando um grande desconforto tanto ao paciente como à parceira, caso a tenha. Uma das perguntas mais frequentes que fazem os homens é como se pega balanite; no entanto, a resposta é variada pois esta inflamação pode se produzir por diversas causas. Em umComo.com.br explicamos com mais detalhes neste artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da balanite

Sintomas da balanite

Identificar os sintomas da balanite é importante para reconhecer rapidamente esta condição e ir a um urologista. Esta condição produz-se devido a uma infecção local que pode ser originada por bactérias ou fungos, apresentando normalmente sintomas como:

  • Vermelhidão da glande em pacientes circuncidados e do prepúcio se não houver circuncisão.
  • Dor na zona afetada.
  • Ardor e coceira.
  • Se a infecção avançar sem tratamento pode apresentar supuração de líquido esbranquiçado e um mau cheiro intenso. Neste ponto torna-se imprescindível consultar um urologista.

Causas da balanite: infecções

A balanite pode ocorrer pelo contágio de bactérias e fungos que causam a inflamação da glande. O fungo Candida albicans é um dos causadores mais comuns da balanite; o mesmo costuma viver em nosso corpo em zonas como a boca ou os intestinos. No entanto, uma queda no sistema imunológico, uma má higiene íntima ou as relações sexuais sem proteção com uma mulher que sofra de candidíase vaginal podem favorecer o aparecimento deste fungo na glande.

Adicionalmente, a balanite também pode ocorrer devido ao contágio de bactérias de diferentes tipos como o Estreptococos, os estafilococos ou a sífilis.

Como se pega balanite - Causas da balanite: infecções

Causas da balanite: devido a um vírus

Além da presença de fungos ou infecções, a balanite também pode ocorrer devido ao contágio do vírus sexualmente transmissível como o HPV ou a herpes genital. Fazer sexo sempre com proteção, especialmente se existir promiscuidade, é muito importante para evitar o contágio de condições que comprometam o nosso bem-estar.

Como se pega balanite - Causas da balanite: devido a um vírus

Balanite causada por doenças

Algumas doenças podem ser também causadoras da balanite, por exemplo:

  • Diabetes mal controlada.
  • Artrite reativa.
  • Líquen escleroso e atrófico.
  • Psoríase.
  • Obesidade mórbida.
  • Lesões pré-malignas da pele.

Outras causas da balanite

Além das condições mencionadas anteriormente, outras situações podem desencadear também a condição de balanite, entre as mais comuns estão:

  • Má higiene no momento de lavar o pênis, especialmente comum em pacientes com prepúcio. Além de lavar bem a zona é imprescindível retirar adequadamente todo o sabão.
  • Uso de sabonetes muito fortes que geram irritação nesta delicada zona.
  • Aplicar na zona do pênis perfumes ou cremes, que podem irritar e produzir esta condição.

Ir a um urologista

Perante os primeiros sintomas de balanite, é importante ir a um urologista para confirmar o diagnóstico e determinar também a causa desta condição. Em nossos artigos como tratar a balanite explicamos a você um pouco mais a respeito do tratamento desta condição.

Como se pega balanite - Ir a um urologista

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega balanite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como se pega balanite

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
SANDERLEY RODRIGUES LOBATO
Minha esposa está em plena menopausa (62a), então ela pouco ou nada lubrifica no momento sexual. Nesse caso, apesar de não forçar, as vezes o prepúcio fere, mas logo sara. Só que agora parece que a pele encolheu e está custando muito a cicatrizar. E dói, principalmente ao urinar, devido a acidez da urina. Estou reservado, ainda não falei para minha esposa e há dias não praticamos sexo. Daí pergunto: - seria necessário procurar um urologista? - Posso manter relações sexuais assim mesmo?
Editor umComo.com.br
Oi Sanderley! Sem um exame físico, fica difícil fazer um diagnóstico e dar recomendações. Você deve, sim, consultar um urologista. Rápidas melhoras para você!

Como se pega balanite
1 de 4
Como se pega balanite

Voltar ao topo da página