Partilhar

Como tomar Fluconazol

Como tomar Fluconazol

O Fluconazol é um medicamento de ação antifúngica, utilizado principalmente para o tratamento (mas também para prevenção) de várias micoses, especialmente as que são causadas pelo fungo Cândida, como a candidíase vaginal. Este medicamento é, geralmente, vendido em comprimidos de 50, 150 ou 200 mg. O medicamento pode ser adquirido pela sua forma genérica ou pelos vários nomes comerciais que lhe são atribuídos, como Flucazol, Monipax, Zoltec, Candizol, entre outros. Se o seu médico receitou Fluconazol, continue lendo este artigo de umComo.com.br e confira como tomar Fluconazol para esclarecer todas as suas dúvidas!

Fluconazol – para que serve?

O Fluconazol é um medicamento que serve para o tratamento de infecções causadas pelos fungos das espécies Candida spp, Microsporum spp, Cryptococcus neoformans, Histoplasma capsulatum e Blastomyces dermatitides.

Assim o Fluconazol é utilizado em pacientes adultos para o tratamento de:

  • Meningite criptocócica(uma infeção fúngica no cérebro),
  • Coccidioidomicose (uma doença no sistema bronco pulmonar),
  • Infecções causadas por Candida presentes na circulação sanguínea, nos órgãos (por ex.coração, pulmões) ou trato urinário,
  • Candidíase das mucosas (infecção ao redor da boca, garganta e lesão bucal provocada por prótese dentária),
  • Candidíase genital (infecção da vagina ou pênis),
  • Infecções da pele(por ex. pé de atleta, micose, infecção da virilha, infecção na unha).

Também é usado como forma profilática para prevenir que a meningite criptocócica volte a aparecer, prevenir que a candidíase da boca e garganta volte a surgir, reduzir o reaparecimento da candidíase vaginal e prevenir infecções causadas por Candida (nos doentes imunodeprimidos).

Este medicamento também pode ser utilizado em crianças, particularmente para tratar candidíase das mucosas, infecções causadas por Candida presente na circulação sanguínea, nos órgãos (por ex. coração, pulmões) ou trato urinário ou meningite criptocócica.

Como tomar Fluconazol - Fluconazol – para que serve?

Fluconazol – como tomar?

A posologia de Fluconazol varia de acordo com o tipo de infecção a tratar:

  • Para o tratamento da meningite criptocócica, 400 mg no primeiro dia e, depois, 200 a 400 mg uma vez por dia durante 6 a 8 semanas (ou por mais tempo se for necessário);
  • Tratamento da coccidioidomicose 200 a 400 mg uma vez por dia de 11 meses até 24 meses ou por mais tempo se for necessário;
  • No caso de infecções fúngicas internas causadas por Candida, 800 mg no primeiro dia e depois 400 mg uma vez por dia até que digam para parar;
  • No tratamento de infecções das mucosas ao redor da boca, garganta e lesões na boca provocadas por prótese dentária, 200 mg a 400 mg no primeiro dia e, depois, 100 mg a 200 mg até que digam para parar, geralmente 7 a 14 dias;
  • Para tratar a candidíase das mucosas – a dose depende de onde a infecção está localizada 50 a 400 mg uma vez por dia durante 7 a 30 dias até que lhe digam para parar;
  • Para prevenir que as infeções das mucosas ao redor da boca e garganta voltem a aparecer, 100 mg a 200 mg uma vez por dia, ou 200 mg 3 vezes por semana, enquanto você correr o risco de adquirir a infecção;
  • Tratamento da candidíase genital, vaginal ou peniana, 150 mg como dose única;
  • Para reduzir o reaparecimento da candidíase vaginal, 150 mg cada 3 dias num total de 3 doses (dias 1, 4 e 7) e depois uma vez por semana durante 6 meses enquanto correr o risco de adquirir a infecção;
  • Infecções fúngicas da pele e unhas: dependendo do local da infecção, 50 mg uma vez ao dia, 150 mg uma vez por semana, 300 a 400 mg uma vez por semana durante 1 a 4 semanas (no pé de atleta pode ir até 6 semanas, no tratamento da infecção da unha vai até a unha infectada ser substituída, o que pode levar até 12 meses no caso das unhas dos pés);
  • Prevenir infecções causadas por Candida nos doentes imunodeprimidos, 200 a 400 mg uma vez por dia enquanto estiverem em risco de adquirir uma infeção.

Atenção: Para crianças até aos 11 anos de idade, a dose deve ser adaptada ao peso, sendo o valor total máximo diário é de 400mg.

Como tomar Fluconazol - Fluconazol – como tomar?
Imagem: einstein.br

Efeitos colaterais do Fluconazol

Como todos os medicamentos, o Fluconazol pode causar efeitos colaterais, embora estes raramente se manifestem.

Os efeitos mais graves incluem:

  • Pieira, dificuldade em respirar ou aperto no peito súbitos,
  • Inchaço das pálpebras, rosto ou lábios,
  • Coceira por todo o corpo, vermelhidão da pele ou manchas vermelhas com coceira,
  • Erupção cutânea,
  • Reações graves na pele, tais como erupções que causam bolhas (que podem afetar a boca e a língua).

Se você se sentir alguns destes sintomas, contate o seu médico imediatamente.

O fluconazol pode também afetar o seu fígado, o que se pode manifestar através de:

  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Amarelecimento da pele ou olhos (icterícia).

Os efeitos colaterais mais comuns do Fluconazol são:

  • Dor de cabeça;
  • Desconforto no estômago, diarreia, má disposição, vômitos;
  • Aumento dos marcadores da função do fígado nas análises ao sangue;
  • Erupção cutânea.

No entanto, este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes.

Em casos de super-dosagem de Fluconazol,o paciente deve ir de imediato ao serviço de urgência e, se necessário fazer uma lavagem gástrica. Os sintomas de uma possível sobre-dosagem incluem ouvir, ver, sentir e pensar em coisas que não são reais (alucinações e comportamento paranoico).

Contra-indicações do Fluconazol

O Fluconazol é contra-indicado para pacientes com qualquer tipo de alergia ou sensibilidade a qualquer componente do medicamento. O uso de Fluconazol também não é indicado durante a gravidez, uma vez que pode provocar mal-formações, nem no período de lactação, pois o medicamento é excretado pelo leite.

Existe um conjunto de fármacos que são contra-indicados caso o paciente tome Fluconazol, entre eles:

  • astemizol, terfenadina (medicamentos anti-histamínicos para alergias);
  • cisaprida (utilizada para problemas de estômago);
  • pimozida (utilizada para tratar doença mental);
  • quinidina (utilizada para tratar arritmia cardíaca);
  • eritromicina (um antibiótico para tratar infeções).

Atenção: Garanta que o seu médico tem conhecimento de todos os medicamentos que você está tomando.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Fluconazol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não é recomendável tomar Fluconazol sem antes consultar o seu médico.

Escrever comentário sobre Como tomar Fluconazol

O que lhe pareceu o artigo?
70 comentários
Nathalia
Conteúdo muito bom e informativo!
Dorvalina
Fluconazol pode afetar o alto estima?o nosso psicólogo?
A sua avaliação:
Rafael moreira
Estou tomando 1 fluconazol por semana durante o tratamento de 8 semanas .. Posso beber depois de 3 dias de ingerido o fluconazol?
Marcela
Tenho q tomar as duas cápsula juntas
Laís
Olá, comprei fluconazol 150 mg com duas cápsulas, para tratar uma infecção leve de candidíase, cada cápsula contém 150 mg? Como diz dose única tomei as duas de uma vez, está certo ou errado?
daniela
ta super errado. cada comprimido contém 150 mg - então a dose unica é : tomar 1 comprimido ( 150 mg) em dose unica. tomando os dois você tomou 300 mg.
carol
durante quanto tempo devo tomar o fluconazol?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Carol! Qual o problema a tratar e qual foi a recomendação do médico?
Octavio
Obrigado, fiquei claro com as minhas duvidas.
A sua avaliação:
meryelen Pio
qual o melhor horario para tomar fluconazol?? apos as refeiçoes pode?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Meryelen! É melhor tomar o Fluconazol depois de comer sim. Obrigada pelo seu comentário ;)
A sua avaliação:
charles de leon
Olá, estou com o fungo tinea cruris na virilha e estou usando a pomada dermobene Clotrimazol. Estou no terceiro dia detratamento e percebi melhoras mas gostaria de saber se o fluconazol ajuda a eliminar o fungo, se posso tomar sem receita médica e enfim, se basta um comprimido ?
A sua avaliação:
Guilherme
Vou tomar o fluconazol com a minha parceira, precisa ser no mesmo horario ? ou cada um pode tomar em um horario diferente ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Guilherme! Cada um pode tomar no seu horário, desde que sigam as indicações do médico. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como tomar Fluconazol
Imagem: einstein.br
1 de 3
Como tomar Fluconazol

Voltar ao topo da página