Como tratar a Gardnerella

A Gardnerella vaginalis é a bactéria mais comum nas mulheres sexualmente ativas (entre 20 a 80% da população feminina). Esta bactéria vive normalmente na flora vaginal das mulheres em fase reprodutiva. Quando há um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio desta bactéria, resultando numa infeção vaginal denominada de vaginose bacteriana. O desequilíbrio da flora vaginal pode ocorrer devido a diversos fatores como estresse, depressão, gravidez, utilização de dispositivo intra-uterino, infeções, fazer ducha vaginal com frequência, entre outros. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar a Gardnerella.

Foto: dartmouth.edu

Também lhe pode interessar: O que é Gardnerella Mobiluncus
Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. Tanto o homem como a mulher podem ter Gardnerella, no entanto o homem apenas contrai a infeção se tiver uma relação sexual desprotegida com uma parceira infetada. Enquanto que, a mulher mesmo sem ter uma relação sexual pode ter ter Gardnerella, uma vez que esta bactéria vive na sua flora vaginal.

  2. Algumas mulheres com vaginose bacteriana não apresentam qualquer tipo de sintomas ou sinais, mas os mais comuns são:

    • Corrimento amarelado com um odor forte e desagradável;
    • Coceira intensa;
    • Bolhas na vagina;
    • Dor durante o contato íntimo.

    Quanto aos homens, os sintomas podem ser os seguintes:

    • Coceira;
    • Dor ao urinar;
    • Inflamações na glande, prepúcio e uretra;
    • Secreção amarelada.
  3. Em cerca de 1/3 dos casos de Gardnerella, esta desaparece espontaneamente, devido à recuperação da população de lactobacilos. Por isso, só é indicado um tratamento caso o paciente apresente sintomas. O tratamento para esta infeção é fácil e é feito através do uso de antibióticos. Os mais indicados são o Metronidazol, Secnidazol ou Azitromicina, tomados por via oral. Outra opção, será o tratamento através da aplicação de pomadas no local. Normalmente, o tratamento é feito durante 7 dias e deve ser estendido ao parceiro, mesmo se não apresentar sintomas.

  4. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a Gardnerella, recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções.

Conselhos
  • Caso apresente algum dos sintomas acima mencionadas, consulte de imediato o seu médico para que este lhe faça um exame ginecológico e recolha amostras das secreções.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a gardnerella:


47 comentários


31-05-2016 Claudia disse:
Fui diagnosticada com gardnerella possivelmente não neoplasicas.. O que dizer isso ?
27-05-2016 edvania disse:
Entendi...todo mundo agendar consults medics.
23-05-2016 Denise disse:
Boa tarde , foi diagnosticado gardinerella em mim , mas a ginecologista não passou , nada para meu namorado , somente a pomada metronidazol para eu usar , e tb esqueci de perguntar a Dra se ele tinha q usar, ele tem usar algo ou tomar medicamento tb?
16-05-2016 Marina disse:
Boa tarde, Meu nome e Marina, estou com Gardnerella e meu médico passou Tinidazol 500mg e creme vaginal também, porém ele não disse atos comprimidos tenho que tomar, pode me ajudar por favor!!!
10-05-2016 DEBORA PEREIRA ALVES GONDIM disse:
Tenho gardnerella recorrente não aguento mais usar o metronidazol, já tratou parceiro mas ela volta o que eu faço?
10-05-2016 deborah cardoso disse:
Qual o remédio eu e meu esposo pode tomar, pra tratar a Gardnerella
10-05-2016 Vanessa Lopes disse:
Oi Deborah! Os medicamentos para tratar a Gardnerella deverão ser indicados pelo seu médico.
08-05-2016 Juliana leal disse:
Acho legal a pagina pois muitas mulheres como eu querem sempre mais informacoes e dicas
10-05-2016 Vanessa Lopes disse:
Oi Juliana! Que bom saber que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
29-04-2016 Andressa disse:
Pode me passar seu email?
28-04-2016 Jaqueline disse:
Olá Vanessa, irei tomar Tinidazol 500mg para isso. O Meu namorado tbm tem que tomar? A médica não me disse nada.
19-04-2016 Lari disse:
Muito boa explicação é conteúdo 100% , mas tenho uma dúvida eu comecei a fazer o tratamento duas veses mas interrompi porque ingeri bebida alcoólica isso piora ??
19-04-2016 Vanessa Lopes disse:
Oi Lari! se você estiver fazendo o tratamento com antibióticos, não é indicado que interrompa o tratamento e que ingira bebidas alcoólicas durante o mesmo. O que deve fazer agora é continuar com o tratamento indicado pelo seu médico. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras!
09-03-2016 maria conceiçao sousa disse:
A gardinerella vaginal tem cura ou não a gente pode ter esse viro e ser cursda totalmente pra não sentir mais ?
11-03-2016 Vanessa Lopes disse:
Oi Maria! A gardnerella pode nem sequer apresentar sintomas e, quanto ao seu tratamento, esta bactéria também poderá desaparecer sozinha. O tratamento só é indicado no caso do paciente apresentar sintomas, sendo normalmente feito com antibióticos. Se você suspeita que está com esta bactéria, o melhor é ir no médico para obter um diagnóstico adequado. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
08-01-2016 Mariane disse:
Olá Vanessa gostaria que me ajudasse muito, a um certo tempo perdi minha virgindade com meu ex namorado mas sempre usamos camisinha até então não tive problemas nenhum ,terminamos e eu conheci uma nova pessoa meu segundo relacionamento sexual foi a primeira prática sem proteção até então comecei a sentir dor e inchaço na parte externa da vagina faz mais de 1 ano que estou com ele e sinto um corrimento que incomoda muito mas como demorei pra procurar atendimento a bactéria pode ter ficado mais forte pois fui diagnosticada com vaginose por baixa imunidade tomei os remédios certos e ele tomou tbm depois voltamos a ter relação sem proteção da mesma forma mas não melhorou nada o corrimento e no meu exame que saiu ontem deu Gardnerella através de dst mas ele me jura que não saiu com outra pessoa e eu tenho um parceiro fixo por eu estar contaminada posso ter passado pra ele ? E a minha bactéria ter ficado mais forte durante esse um ano ? Ou ele pode ter passado mesmo ? Preciso muito de um conselho
15-12-2015 Alessandra disse:
Bom dia por favor há tem mas de sua semana que estou c infecção gardinerela ja Gui so médico fiz limpeza tomei antibiótico usei pomada e não melhora fica queimando a vacina e fica parecendo q to com Bixiga cheia o que devo fazer...Tô com medo de não melhorar. Obrigada
11-12-2015 Betânia disse:
Como posso tratar a gardnerella e o que devo tomar e usar
03-11-2015 daiana disse:
Ola vanessa gostaria de tira uma duvida . Eu e meu marido tomamos os comprimidos para Gardnerella i depois de 2 meses sem menstruar eu menstruei, minha duvida ė posso usar a pomada depois que acabar minha menstruaçao? Tenho 22 anos obrigada pela sua atenção.
03-11-2015 daiana disse:
Bom eu ja me tratei duas vezes i nao sabia que meu marido deveria tomar . Eu tomei medicamento agora e ele tambenm posso usar a pomada depois que acabar minha menstruaçao ?
08-08-2015 gleiciele disse:
bom tem saido um corrimento amarelado odor forte, mas nao coça, nem ermlo nm pluridos..o que pode ser?
31-07-2015 Ana Ricarda santos silva disse:
Essa gardnerella pode ser curada com o Abocresil óvulo.durante sete dias.
30-06-2015 Edna Marta disse:
Muito boa a matéria sobre Gardenerella
30-06-2015 Vanessa Lopes disse:
Oi Edna, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
25-06-2015 Bruna disse:
Olá,depois que fiz uma cauterização,comecei a ter vaginose.Eu cuido,sara e depois volta.Estou achando que é por causa do procedimento.Pois tomo todos os cuidados.O que eu devo fazer?Obrigada.
24-06-2015 Beatriz disse:
Ola , fiz o tratamento certinho com metronidazol comprimido e metronidazol pomada por 10 dias, ainda continuo usando a pomada, não tenho tido relações sexuais depois que descobri a doença e mesmo assim não curo,, ainda sinto os sintomas e continua o corrimento e bolhas na parte de fora da vagina .. O que eu faço ? Aguardo respostas Obrigado
18-06-2015 laisa disse:
meu namorado já tomou remédio e usou pasta ,mas não melhorou o que eu faço?
11-06-2015 Maria disse:
Oi Vanessa boa tarde...fui casada a 16 anos,e nunca tive essa doença gardnerella,..só q mantive durante um ano, um relacionamento c um.outro parceiro,tbm casado..e agora desenvolvi está doença..meu marido diz q nunca ficou c outra..posso ter pego do desse outro,jã q n tenho uma vida sexual,bem ativa c meu marido? Como faço p ter uma vida sexual saudável sem infeccionar,já q ele n gostando camisinha? Eu posso ter pegado da esposa dele? Me tire essa dúvida. Obgda.
07-06-2015 Márcia disse:
Tenho corrimento branco amarelado, porém não tenho coceira, nem vermelhidão e nem aardor, más é fedido após a relação sexual. O que é isso?
03-06-2015 Betania Martins Silva disse:
Sempre tenho hatdonerella de tempos e tempos gostaria de saber se tem algim tratamento definitivo pra essa doença. Que causa um constrangimento enorme as nós milheres
28-05-2015 karla disse:
Queria um tratamento que curasse de uma vez...
22-05-2015 anonimo disse:
ja fiz o tratamento com pomada, comprimido,meu namorado tbm,mas ela não desaparece e só temos relação um com o outro,tem outro meio de pegar essa doença?ela pode ta se desenvolvendo em mim mesmo com o uso correto do tratamento? obs:sou muito nervosa inclusive faço tratamento pra hipertenção emocional,como vi um dos motivos é o stress,tbm lavo muito la embaixo inclusive deixo de molho com sabonete intimo kkkkk
16-05-2015 vivi.ane disse:
a gardnerella da bolinhas dentro do canal vaginal alem de fora,por favor me respondam..
13-05-2015 bia disse:
pode ser a causa da minha infertilidade?
13-05-2015 karla Rodrigues disse:
Essa bactéria causa a aides?
17-04-2015 Mariana disse:
Quando há a presença dessa doença e a paciente tem DIU. Ele deve ser removido? Minha dúvida é a seguinte: o dispositivo intra uterino pode ser transmissor para uma infecção maior?ou seja, ser um receptor para levar para o útero? Obrigada pela atenção.
09-04-2015 juliana disse:
olá, gostaria de saber qual o tratamento para o parceiro para gardinelela vaginales, é preciso tratar o homen?
10-04-2015 Vanessa Lopes disse:
Oi Juliana, normalmente é necessário tratar também o parceiro. Informe-se junto do seu médico sobre qual o tratamento indicado.
30-03-2015 sielia disse:
ja fiz o tratamento com secnidazol para gadenerella aparente mente fiqei boa mas sempre q tenho relaçoes com meu parceiro volto a sentir os mesmo sintomas e a 3 vez q trato estou com mendo de nao ficar mas boa alguem por favor me da um conselho
30-03-2015 Aline disse:
Talvez seja porque seu namorado (ou marido) não seja tratado também, embora ele não apresente sinais de contágio, ele fica como uma espécie de "reservatório" da doença e logo mais passa para você de novo, assim como você, ele deve ser medicado, do contrário vira um círculo vicioso ( trata, cura, tem relação sexual, pega de novo).
31-03-2015 Vanessa Lopes disse:
Oi Aline, muito obrigada por esse esclarecimento valeu :)
28-03-2015 mariana disse:
olá! boa noite tenho 20 anos e eu fiquei gravida com 13 ai fiquei com uma inflamação que era so um bactéria simples e sempre me tratei mais nunca fiquei melhor so que eu fiz um preventivo e o resultado foi inflamação -bacilos supracitoplasmáticos (sugestivo de gardnerella /mobiluncus) essa e uma doença que pode ser transmitida pelo anus pq tem 8 meses que estou namorando e nunca fiz sem camisinha foi um belo que decidimos fazer sexo anal sem a camisinha ai depois de quatro dia o meu parceiro ficou com uma vermelhidão e saindo um liquido branco do pênis dele eu queria saber se isso foi eu que passei para ele muito obrigado e espero resposta
25-03-2015 maria clara disse:
Essa doença pode iterferir na tentativa d engravidar?estou com medo estou com essa doença . Naum sei uq fazer isso mata?
25-03-2015 regiane disse:
Sabe me dizer se a gardinerlla fica saindo uma secreçao igual uma natinha?
14-05-2015 fatinha disse:
Olá o qe faz sair secreção tipo leite talhado é a candidiase.
24-03-2015 Isabela disse:
Oi, Vanessa! Tenho constantemente recorrência desta infecção. Já fiz a aplicação de pomada várias vezes e sempre quando tenho relação meu PH varia e em coisa de um dia já tenho uma nova infecção. Já tomei lactobacilos por dois meses mais a pomada mais comprimidos via oral mas nada ainda conseguiu equilibrar a minha flora vaginal. O que pode ser isso? Tenho resistência ao tratamento? Alguém já passou por isso? Tem mais de dois anos que fico nesse vai e vem e incomodo. Minha médica disse que vai tentar um tratamento de remissão prolongada mas ando tão desanimada com os curtos resultados. Se puderem me ajudar dando dicas e opiniões de tratamentos mais fortes que deram certo eu agradeceria. abs
24-03-2015 Vanessa Lopes disse:
Oi Isabela, infelizmente não podemos ajudá-la muito mais. Penso que o melhor a fazer é seguir as indicações da sua médica, ela saberá o que é melhor para si. Muito obrigada pelo seu comentário e espero que fique bem rápido!
27-02-2015 debora disse:
meu parceiro visivelmente nao tem nada ,eu tenho gardnerella estou no tratamento comsecnidazol sera que ele pode tomar tambem
03-03-2015 Vanessa Lopes disse:
Oi Debora, ele não deve tomar sem antes consultar o médico.
05-02-2015 alexandre disse:
minha esposa esta com essa bacteria chamada de gardnerella e tem dois meses q não mestrua é normal e oque eu faça para saber se estou com a bacteria
06-02-2015 Vanessa Lopes disse:
Oi Alexandre, o melhor é você e sua mulher consultarem um médico. Entretanto pode conferir os sintomas da Gardnerella aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-gardnerella-4362.html
30-12-2014 Stefania disse:
Olá sou a Estefânia , a um tempo atras tenho tentando engravidar e naõ consigo,orientaram-me faser o exame vaginal e acusou gadnerela será por isso é que naõ estou a conseguir engravidar ??? Por favor responda-me. Já sou maē de três filhos e queremos mas um e naõ esta a dar. Resposta
30-12-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Stefania, pode ser que essa infecção esteja dificultando sim. De qualquer forma, o melhor que você tem a fazer é consultar seu médico ou ginecologista. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
22-09-2014 maria disse:
OLá boa tarde , eu sou casada a 10 anos, meu esposo foi sempre meu parceiro , e ele fala que eu também fui sempre sua única parceira sexual , mas o meu último exame prevenção deu uma bactéria a gardnerella vaginalis . Então quero saber como eu posso ter me infectado com essa bactéria , se ela só uma doença sexualmente transmissivel ou se tem outra maneira de se infectar . por favor metira essa dúvida . obrigado aguardo..
23-09-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Maria, você pode ter gardnerella mesmo sem ter tido relações sexuais, pois esta bactéria vive na sua flora vaginal. O que pode acontecer é um desiquilíbrio da flora vaginal devido a fatores como depressão, estresse, gravidez, infeções ou devido à utilização do dispositivo intra-uterino. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
17-09-2014 Kély Cristina disse:
Oi, fiz o tratamento com azitromicina durante 5 dias e 10 dias com uso da pomada metranidazol, mas ainda tenho bolhas, será que ela não sarou ainda?
11-12-2014 laura disse:
Ola Kély volta em seu médico e peça uma baterias de exames pra ver só ele pode te orientar bjus se cuida.
14-09-2014 Elisângela Soares disse:
Existe cura para a gardnerella?ou apenas tratamento?
11-12-2014 Laura disse:
Depois do tratamneto com antibióticos vc se cura fique tranquila bjus.
30-07-2014 kelly disse:
Gostaria de saber se o meu parceiro pode tomar o mesmo remédio por via oral, que me foi receitado. Se tem algum problema..
01-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Kelly, antes de tomar qualquer medicamento, o seu parceiro deve consultar primeiro um médico para saber qual é o tratamento mais indicado para o caso dele. Muito obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos! :)
22-06-2014 mari disse:
tbm fiz o tratamento com secnidazol e crevagim depois era pra ter vindo a menstruação mas não veio.
11-12-2014 Laura disse:
Volta no seu médico e investigue.
21-05-2014 Juliana moreira disse:
ola gostaria de saber quanto tempo depois de tomar sicnidazol 1000 dose unica, para tratamento de gardnerella, pode-se tentar engravidar, ou se não pode tomar sicnidazol so durante a gravidez
11-12-2014 Laura disse:
Tem que aguardar um tempo Juliana ,para que seu utero se fortaleça novamente e procure um ginecologista.
29-04-2014 isabel de melo disse:
eu fiz o tratamento de gardnerella,durante 7 dias com secnidazol e o crevagin depois era pra mim ter mestruado mas ñ veio será que estou doente?
11-12-2014 Laura disse:
Volta ao seu ginecologista ela pedirá exames para ver o que esta acontecendo com seu organismo bjus.
12-12-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Laura, obrigada pela dica valeu :) Continue seguindo as nossas novidades! ;)
Vídeos em destaque
DIY Top 10 Aulas de Zumba Saúde