Que procura? ¿Como tratar a Gardnerella? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Como tratar a Gardnerella

Como tratar a Gardnerella

A Gardnerella vaginalis é a bactéria mais comum nas mulheres sexualmente ativas (entre 20 a 80% da população feminina). Esta bactéria vive normalmente na flora vaginal das mulheres em fase reprodutiva. Quando há um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio desta bactéria, resultando numa infeção vaginal denominada de vaginose bacteriana. O desequilíbrio da flora vaginal pode ocorrer devido a diversos fatores como estresse, depressão, gravidez, utilização de dispositivo intra-uterino, infeções, fazer ducha vaginal com frequência, entre outros. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar a Gardnerella.

Foto: dartmouth.edu

Instruções
1

Tanto o homem como a mulher podem ter Gardnerella, no entanto o homem apenas contrai a infeção se tiver uma relação sexual desprotegida com uma parceira infetada. Enquanto que, a mulher mesmo sem ter uma relação sexual pode ter ter Gardnerella, uma vez que esta bactéria vive na sua flora vaginal.

2

Algumas mulheres com vaginose bacteriana não apresentam qualquer tipo de sintomas ou sinais, mas os mais comuns são:

  • Corrimento amarelado com um odor forte e desagradável;
  • Coceira intensa;
  • Bolhas na vagina;
  • Dor durante o contato íntimo.

Quanto aos homens, os sintomas podem ser os seguintes:

  • Coceira;
  • Dor ao urinar;
  • Inflamações na glande, prepúcio e uretra;
  • Secreção amarelada.
3

Em cerca de 1/3 dos casos de Gardnerella, esta desaparece espontaneamente, devido à recuperação da população de lactobacilos. Por isso, só é indicado um tratamento caso o paciente apresente sintomas. O tratamento para esta infeção é fácil e é feito através do uso de antibióticos. Os mais indicados são o Metronidazol, Secnidazol ou Azitromicina, tomados por via oral. Outra opção, será o tratamento através da aplicação de pomadas no local. Normalmente, o tratamento é feito durante 7 dias e deve ser estendido ao parceiro, mesmo se não apresentar sintomas.

4
Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a Gardnerella, recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções.
Conselhos
  • Caso apresente algum dos sintomas acima mencionadas, consulte de imediato o seu médico para que este lhe faça um exame ginecológico e recolha amostras das secreções.

Comenta, opina, pergunta sobre como tratar a gardnerella

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: Infecções e na Newsletter