Como tratar a Gardnerella

A Gardnerella vaginalis é a bactéria mais comum nas mulheres sexualmente ativas (entre 20 a 80% da população feminina). Esta bactéria vive normalmente na flora vaginal das mulheres em fase reprodutiva. Quando há um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio desta bactéria, resultando numa infeção vaginal denominada de vaginose bacteriana. O desequilíbrio da flora vaginal pode ocorrer devido a diversos fatores como estresse, depressão, gravidez, utilização de dispositivo intra-uterino, infeções, fazer ducha vaginal com frequência, entre outros. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar a Gardnerella.

Foto: dartmouth.edu

Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. Tanto o homem como a mulher podem ter Gardnerella, no entanto o homem apenas contrai a infeção se tiver uma relação sexual desprotegida com uma parceira infetada. Enquanto que, a mulher mesmo sem ter uma relação sexual pode ter ter Gardnerella, uma vez que esta bactéria vive na sua flora vaginal.

  2. Algumas mulheres com vaginose bacteriana não apresentam qualquer tipo de sintomas ou sinais, mas os mais comuns são:

    • Corrimento amarelado com um odor forte e desagradável;
    • Coceira intensa;
    • Bolhas na vagina;
    • Dor durante o contato íntimo.

    Quanto aos homens, os sintomas podem ser os seguintes:

    • Coceira;
    • Dor ao urinar;
    • Inflamações na glande, prepúcio e uretra;
    • Secreção amarelada.
  3. Em cerca de 1/3 dos casos de Gardnerella, esta desaparece espontaneamente, devido à recuperação da população de lactobacilos. Por isso, só é indicado um tratamento caso o paciente apresente sintomas. O tratamento para esta infeção é fácil e é feito através do uso de antibióticos. Os mais indicados são o Metronidazol, Secnidazol ou Azitromicina, tomados por via oral. Outra opção, será o tratamento através da aplicação de pomadas no local. Normalmente, o tratamento é feito durante 7 dias e deve ser estendido ao parceiro, mesmo se não apresentar sintomas.

  4. Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a Gardnerella, recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Caso apresente algum dos sintomas acima mencionadas, consulte de imediato o seu médico para que este lhe faça um exame ginecológico e recolha amostras das secreções.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a gardnerella:


21 comentários


22-05-2015 disse:
ja fiz o tratamento com pomada, comprimido,meu namorado tbm,mas ela não desaparece e só temos relação um com o outro,tem outro meio de pegar essa doença?ela pode ta se desenvolvendo em mim mesmo com o uso correto do tratamento? obs:sou muito nervosa inclusive faço tratamento pra hipertenção emocional,como vi um dos motivos é o stress,tbm lavo muito la embaixo inclusive deixo de molho com sabonete intimo kkkkk
16-05-2015 disse:
a gardnerella da bolinhas dentro do canal vaginal alem de fora,por favor me respondam..
13-05-2015 disse:
pode ser a causa da minha infertilidade?
13-05-2015 disse:
Essa bactéria causa a aides?
17-04-2015 disse:
Quando há a presença dessa doença e a paciente tem DIU. Ele deve ser removido? Minha dúvida é a seguinte: o dispositivo intra uterino pode ser transmissor para uma infecção maior?ou seja, ser um receptor para levar para o útero? Obrigada pela atenção.
09-04-2015 disse:
olá, gostaria de saber qual o tratamento para o parceiro para gardinelela vaginales, é preciso tratar o homen?
10-04-2015 disse:
Oi Juliana, normalmente é necessário tratar também o parceiro. Informe-se junto do seu médico sobre qual o tratamento indicado.
30-03-2015 disse:
ja fiz o tratamento com secnidazol para gadenerella aparente mente fiqei boa mas sempre q tenho relaçoes com meu parceiro volto a sentir os mesmo sintomas e a 3 vez q trato estou com mendo de nao ficar mas boa alguem por favor me da um conselho
30-03-2015 disse:
Talvez seja porque seu namorado (ou marido) não seja tratado também, embora ele não apresente sinais de contágio, ele fica como uma espécie de "reservatório" da doença e logo mais passa para você de novo, assim como você, ele deve ser medicado, do contrário vira um círculo vicioso ( trata, cura, tem relação sexual, pega de novo).
31-03-2015 disse:
Oi Aline, muito obrigada por esse esclarecimento valeu :)
28-03-2015 disse:
olá! boa noite tenho 20 anos e eu fiquei gravida com 13 ai fiquei com uma inflamação que era so um bactéria simples e sempre me tratei mais nunca fiquei melhor so que eu fiz um preventivo e o resultado foi inflamação -bacilos supracitoplasmáticos (sugestivo de gardnerella /mobiluncus) essa e uma doença que pode ser transmitida pelo anus pq tem 8 meses que estou namorando e nunca fiz sem camisinha foi um belo que decidimos fazer sexo anal sem a camisinha ai depois de quatro dia o meu parceiro ficou com uma vermelhidão e saindo um liquido branco do pênis dele eu queria saber se isso foi eu que passei para ele muito obrigado e espero resposta
25-03-2015 disse:
Essa doença pode iterferir na tentativa d engravidar?estou com medo estou com essa doença . Naum sei uq fazer isso mata?
25-03-2015 disse:
Sabe me dizer se a gardinerlla fica saindo uma secreçao igual uma natinha?
14-05-2015 disse:
Olá o qe faz sair secreção tipo leite talhado é a candidiase.
24-03-2015 disse:
Oi, Vanessa! Tenho constantemente recorrência desta infecção. Já fiz a aplicação de pomada várias vezes e sempre quando tenho relação meu PH varia e em coisa de um dia já tenho uma nova infecção. Já tomei lactobacilos por dois meses mais a pomada mais comprimidos via oral mas nada ainda conseguiu equilibrar a minha flora vaginal. O que pode ser isso? Tenho resistência ao tratamento? Alguém já passou por isso? Tem mais de dois anos que fico nesse vai e vem e incomodo. Minha médica disse que vai tentar um tratamento de remissão prolongada mas ando tão desanimada com os curtos resultados. Se puderem me ajudar dando dicas e opiniões de tratamentos mais fortes que deram certo eu agradeceria. abs
24-03-2015 disse:
Oi Isabela, infelizmente não podemos ajudá-la muito mais. Penso que o melhor a fazer é seguir as indicações da sua médica, ela saberá o que é melhor para si. Muito obrigada pelo seu comentário e espero que fique bem rápido!
27-02-2015 disse:
meu parceiro visivelmente nao tem nada ,eu tenho gardnerella estou no tratamento comsecnidazol sera que ele pode tomar tambem
03-03-2015 disse:
Oi Debora, ele não deve tomar sem antes consultar o médico.
05-02-2015 disse:
minha esposa esta com essa bacteria chamada de gardnerella e tem dois meses q não mestrua é normal e oque eu faça para saber se estou com a bacteria
06-02-2015 disse:
Oi Alexandre, o melhor é você e sua mulher consultarem um médico. Entretanto pode conferir os sintomas da Gardnerella aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-gardnerella-4362.html
30-12-2014 disse:
Olá sou a Estefânia , a um tempo atras tenho tentando engravidar e naõ consigo,orientaram-me faser o exame vaginal e acusou gadnerela será por isso é que naõ estou a conseguir engravidar ??? Por favor responda-me. Já sou maē de três filhos e queremos mas um e naõ esta a dar. Resposta
30-12-2014 disse:
Olá Stefania, pode ser que essa infecção esteja dificultando sim. De qualquer forma, o melhor que você tem a fazer é consultar seu médico ou ginecologista. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
22-09-2014 disse:
OLá boa tarde , eu sou casada a 10 anos, meu esposo foi sempre meu parceiro , e ele fala que eu também fui sempre sua única parceira sexual , mas o meu último exame prevenção deu uma bactéria a gardnerella vaginalis . Então quero saber como eu posso ter me infectado com essa bactéria , se ela só uma doença sexualmente transmissivel ou se tem outra maneira de se infectar . por favor metira essa dúvida . obrigado aguardo..
23-09-2014 disse:
Olá Maria, você pode ter gardnerella mesmo sem ter tido relações sexuais, pois esta bactéria vive na sua flora vaginal. O que pode acontecer é um desiquilíbrio da flora vaginal devido a fatores como depressão, estresse, gravidez, infeções ou devido à utilização do dispositivo intra-uterino. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
17-09-2014 disse:
Oi, fiz o tratamento com azitromicina durante 5 dias e 10 dias com uso da pomada metranidazol, mas ainda tenho bolhas, será que ela não sarou ainda?
11-12-2014 disse:
Ola Kély volta em seu médico e peça uma baterias de exames pra ver só ele pode te orientar bjus se cuida.
14-09-2014 disse:
Existe cura para a gardnerella?ou apenas tratamento?
11-12-2014 disse:
Depois do tratamneto com antibióticos vc se cura fique tranquila bjus.
30-07-2014 disse:
Gostaria de saber se o meu parceiro pode tomar o mesmo remédio por via oral, que me foi receitado. Se tem algum problema..
01-08-2014 disse:
Olá Kelly, antes de tomar qualquer medicamento, o seu parceiro deve consultar primeiro um médico para saber qual é o tratamento mais indicado para o caso dele. Muito obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos! :)
22-06-2014 disse:
tbm fiz o tratamento com secnidazol e crevagim depois era pra ter vindo a menstruação mas não veio.
11-12-2014 disse:
Volta no seu médico e investigue.
21-05-2014 disse:
ola gostaria de saber quanto tempo depois de tomar sicnidazol 1000 dose unica, para tratamento de gardnerella, pode-se tentar engravidar, ou se não pode tomar sicnidazol so durante a gravidez
11-12-2014 disse:
Tem que aguardar um tempo Juliana ,para que seu utero se fortaleça novamente e procure um ginecologista.
29-04-2014 disse:
eu fiz o tratamento de gardnerella,durante 7 dias com secnidazol e o crevagin depois era pra mim ter mestruado mas ñ veio será que estou doente?
11-12-2014 disse:
Volta ao seu ginecologista ela pedirá exames para ver o que esta acontecendo com seu organismo bjus.
12-12-2014 disse:
Olá Laura, obrigada pela dica valeu :) Continue seguindo as nossas novidades! ;)
Vídeos em destaque
Técnicas para Cortar e Descascar Fruta Aprender a Desenhar Passo a Passo DIY Nós de Gravatas