Infeções virais

Como tratar a chikungunya

Como tratar a chikungunya
Imagem: vidayestilo.terra.com

O vírus chikungunya (CHIKV) é transmitido aos humanos através de diferentes espécies de mosquitos, os mesmos que geram a infecção da dengue, e ainda hoje é uma doença sem tratamento nem vacina para preveni-la. É por isso que as pessoas que contraem esta infecção viral devem conhecer as medidas a seguir para atenuar os sintomas da chikungunya. Continue lendo este artigo de umComo e poderá saber como tratar a chikungunya.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da chikungunya
Passos a seguir:
1

O primeiro que deverá considerar é que não existe nenhum tratamento contra o chikungunya, só é possível tentar reduzir seus sintomas e, deste modo, aliviar as dores e incômodos causados por esta infecção viral. Para isso, será necessário que siga as recomendações de seu médico, bem como fazer repouso e ficar na cama até que desapareça o vírus.

2

Deste modo, poderá recorrer aos antipiréticos para diminuir as febres altas que provoca este vírus nas pessoas infectadas. É que a temperatura corporal dos pacientes de chikungunya pode chegar a superar os 40ºC, por isso será necessário fazer todo o possível para reduzir a febre, como podem ser também os banhos de água fria ou panos úmidos sobre o corpo.

3

Além disso, os analgésicos como o paracetamol poderão ajudar a reduzir as dores de cabeça e articulares que produz esta doença. É importante não tomar aspirinas ou outros fármacos à base de ácido acetilsalicílico no caso de chicungunya, já que poderia causar uma alteração na coagulação do sangue.

4

Será importantíssimo também tomar precauções para evitar a desidratação, já que a febre causada pela chikungunya e os possíveis vômitos acelerarão a perda de água do organismo. É por isso que deverá tomar líquidos de forma abundante, especialmente água, mas também pode optar por alternativas como as bebidas isotônicas ou o soro oral. Recomendamos a você consultar nosso artigo sobre como preparar soro oral para poder elaborá-lo em casa.

5

Na hora de tratar as erupções cutâneas causadas pela chikungunya, pode optar por loções umectantes e refrescantes como as de aloe vera, mentol e cânfora ou loções à base de óxido de zinco. Em alguns casos, também é possível que o médico administre algum medicamento anti-histamínico para reduzir o exantema.

6

Por causa da inexistência de tratamento contra a chikungunya, é necessário seguir algumas recomendações para evitar ser infectado pelos mosquitos que transmitem esta infecção viral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a chikungunya, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Marcia
oi, estou com muita dor as articulações , principalmente nos dedos, nada passa esta dor, e incha os dedos e os pés, mas não tive febre, faz quase 3 meses e os medicos não resolvem nada. so medicações p dores, que não passam, posso estar com esta doença?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcia! Confira nesse artigo os sintomas da chikungunya e veja se se identifica: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-os-sintomas-da-chikungunya-14682.html
Lucileuda
Tenho um bebe de seis meses fui ao medico e ele só passou paracetamol e bebe liquido e falou que posso amamentar normalmente não existe outro remédio que eu possa tomar
maria zilda santos frança
Meu sobrinho esta com a chicugunha grita de dor e febre altíssima. Queria algo alternativo para aliviar os sintomas já. Que não tem cura
ANTONIO
PEGUEI ESSA DOENÇA NO PERIODO FINAL DE FEVEREIRO,TIVE MUITA FEBRE ALTA E TUDO MAIS E ATÉ HOJE AS DORES NO CORPO AINDA PERSISTEM,O QUE PERCEBIR É QUE SE VOCE DER UMA PRATICADA DE SEXO AS COISAS PODEM PIORAR E MUITO,POIS AS DORES MUSCULARES VOLTAM A TODO VAPOR,ACREDITO QUE TEM MUITO HAVER COM A RESISTENCIA DO ORGANISMO,DESDE ENTÃO CONTINUAM SEM MELHORAS ATÉ HOJE...
ana
A chikungunya causa coseira ,se causa essa coseira chega a comprometer a vagina pois tive chikungunya e meu corpoa como a vagia cosor muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! A chikungunya tem um dos seus principais sintomas as erupções cutâneas que podem vir acompanhadas de coceira sim. Obrigada pelo comentário!
Salette Pimentel
já estou com dois meses e as dores não passa o que devo fazer? chikugunya ja passei por varios médico não sei mais o que fazer , por favor preciso de ajuda.
flavia carneiro
Estou do mesmo jeito que vc estou desesperada se vc descobriu por favor me diga oque fazer
Imagem: vidayestilo.terra.com
Como tratar a chikungunya