Partilhar

Como prevenir a chikungunya

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2019
Como prevenir a chikungunya
Imagem: health.in.gr

A chikungunya é uma doença viral muito similar à Dengue que é igualmente transmitida pela picada infectada dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. É uma condição sem tratamento, cuja recuperação requer repouso e ingestão de medicamentos para combater seus sintomas, por isso o melhor é prevenir seu aparecimento levando em conta certas medidas úteis. Em umComo.com.br explicamos como prevenir a chikungunya.

Também lhe pode interessar: Como tratar a chikungunya
Passos a seguir:
1

A chikungunya é uma condição presente em diversos países da África, Ásia e América caracterizados por um clima tropical, chuvas frequentes, acúmulo de poças de água e, em muitos casos, poucas medidas de higiene que contribuem para a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, transmissores da doença.

Embora não seja uma condição mortal, representa um grande risco para crianças e idosos que devem ser mantidos adequadamente hidratados para combater os efeitos de sintomas como a febre, a diarreia e os vômitos.

2

Um dos principais focos de reprodução e infecção dos mosquitos Aedes são as águas paradas. Por isso, para prevenir a chikungunya é importante que as embalagens de água em armazenamentos estejam bem tampadas para evitar a proliferação de mosquitos.

As águas paradas provenientes das chuvas que ficam em jarros, embalagens e qualquer zona de nosso jardim ou pátio, devem também ser eliminadas para prevenir a presença do mosquito.

3

Estanques, fontes ou piscinas presentes em nossa casa também devem ser tratados adequadamente para evitar a presença de larvas e mosquitos. Aplique os produtos recomendados pelos especialistas para se assegurar de que estes espaços não se convertam em uma fonte de risco.

4

Outra medida importante para prevenir a chikungunya é inspecionar se nas adjacências de nossa cassa há fossas, poças ou construções profundas que armazenem água e que possam ser convertidos em um foco para proliferação do Aedes. É importante tampar estes espaços com terra para evitar que se convertam em um fator de risco para seu lar e a comunidade.

5

Durante o início da doença, o uso de um repelente eficaz sobre nossa pele é imprescindível, desta forma conseguiremos diminuir um pouco mais os riscos. Também convidamos você a considerar outras medidas para prevenir a chikungunya:

  • Use roupas que protejam ao máximo sua pele para evitar a exposição aos mosquitos.
  • Se você vive em uma zona com muitos mosquitos, instale nas janelas e portas de sua casa grades especiais para impedir que entrem em sua casa. O uso de repelentes comerciais para o lar também pode ajudar.
  • Aplique algumas medidas naturais efetivas.
6

Se apresentar os sintomas da chikungunya ou suspeitas de contágio da doença, visite seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a chikungunya, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a chikungunya

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sandra
Uma pessoa com chicungunha pode transmitir para outra.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Pode obter todas as informações sobre a transmissão da chikungunya neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-transmite-a-chikungunya-14584.html

Como prevenir a chikungunya
Imagem: health.in.gr
Como prevenir a chikungunya

Voltar ao topo da página