Como saber se tenho Dengue
A Dengue ou o Dengue é uma doença muito comum onde as chuvas dão lugar a águas paradas e onde prolifera o mosquito Aedes Aegypti, conhecido em alguns países popularmente como "patas brancas". Os seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum, o que pode levar a uma descida alarmante das plaquetas e a um quadro muito mais complicado, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre esta doença e os seus principais sintomas para que possa saber se tem Dengue.
Passos a seguir:
A dengue transmite-se através da picada do mosquito Aedes Aegypti quando este é portador da doença. Existem quatro classes de vírus, uma vez contraído um, ficamos imunes a esse tipo, mas se vivemos em zonas de surtos frequentes estaremos sempre expostos a novos contágios, correndo o risco de passar de Dengue clássico a hemorrágico.
Dica: Acesse esse artigo para saber como identificar a picada do mosquito da dengue.
Se formos picados por um mosquito portador, o vírus incuba entre 4 a 7 dias, depois desse período começamos a sentir os sintomas da doença, que pode durar no nosso organismo até 15 dias.
Os principais sintomas da Dengue são: fadiga, dor de cabeça intensa, febre, mal-estar generalizado, dor óssea, dor nas cavidades oculares e na maior parte dos casos o aparecimento de uma ligeira erupção cutânea. Estes sinais podem ser confundidos com uma gripe comum, mas à medida que os dias passam e graças à descida das plaquetas como parte dos efeitos do vírus, o paciente vai piorando se não for assistido.
Se vive ou visitou alguma zona em que tenha estado propenso ao contágio de Dengue e apresenta um quadro parecido o mais recomendável é que visite o seu médico, uma análise de sangue para avaliar o seu nível de plaquetas e a análise de um especialista poderão confirmar o diagnóstico.
A Dengue não tem um tratamento que elimine o vírus, é necessário muito repouso, boa alimentação e um controlo da febre mediante o Acetaminofeno ou Paracetamol. A fadiga e a perda de apetite resultantes da descida das plaquetas põem em risco a vida dos doentes, porque se não for diagnosticado atempadamente, as plaquetas, que se encarregam da coagulação do sangue, podem chegar a níveis muitos baixos, se tivermos 10.000 ou menos por milímetro cúbico entraremos num quadro de Dengue hemorrágico, correndo um perigo grave.
Se durante mais de dois ou três dias apresenta um quadro semelhante sem melhora, visite imediatamente o seu médico para um check up exaustivo. A hospitalização é comum nos casos dos doentes em que as plaquetas desceram demasiado, com a finalidade de evitar um quadro de Dengue hemorrágico.
Se lhe foi diagnosticado Dengue lembre-se da importância de descansar até que se recupere. Além disso, existem algumas coisas que pode fazer em casa para subir as plaquetas, veja o nosso artigo sobre como subir as plaquetas.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho Dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.