Partilhar

Como saber se tenho Dengue

Por Sara Viega. Atualizado: 22 janeiro 2018
Como saber se tenho Dengue

A Dengue ou o Dengue é uma doença muito comum onde as chuvas dão lugar a águas paradas e onde prolifera o mosquito Aedes Aegypti, conhecido em alguns países popularmente como "patas brancas". Os seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum, o que pode levar a uma descida alarmante das plaquetas e a um quadro muito mais complicado, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre esta doença e os seus principais sintomas para que possa saber se tem Dengue.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho Dengue Hemorrágica
Passos a seguir:
1

A dengue transmite-se através da picada do mosquito Aedes Aegypti quando este é portador da doença. Existem quatro classes de vírus, uma vez contraído um, ficamos imunes a esse tipo, mas se vivemos em zonas de surtos frequentes estaremos sempre expostos a novos contágios, correndo o risco de passar de Dengue clássico a hemorrágico.

Dica: Acesse esse artigo para saber como identificar a picada do mosquito da dengue.

2

Se formos picados por um mosquito portador, o vírus incuba entre 4 a 7 dias, depois desse período começamos a sentir os sintomas da doença, que pode durar no nosso organismo até 15 dias.

3

Os principais sintomas da Dengue são: fadiga, dor de cabeça intensa, febre, mal-estar generalizado, dor óssea, dor nas cavidades oculares e na maior parte dos casos o aparecimento de uma ligeira erupção cutânea. Estes sinais podem ser confundidos com uma gripe comum, mas à medida que os dias passam e graças à descida das plaquetas como parte dos efeitos do vírus, o paciente vai piorando se não for assistido.

4

Se vive ou visitou alguma zona em que tenha estado propenso ao contágio de Dengue e apresenta um quadro parecido o mais recomendável é que visite o seu médico, uma análise de sangue para avaliar o seu nível de plaquetas e a análise de um especialista poderão confirmar o diagnóstico.

5

A Dengue não tem um tratamento que elimine o vírus, é necessário muito repouso, boa alimentação e um controlo da febre mediante o Acetaminofeno ou Paracetamol. A fadiga e a perda de apetite resultantes da descida das plaquetas põem em risco a vida dos doentes, porque se não for diagnosticado atempadamente, as plaquetas, que se encarregam da coagulação do sangue, podem chegar a níveis muitos baixos, se tivermos 10.000 ou menos por milímetro cúbico entraremos num quadro de Dengue hemorrágico, correndo um perigo grave.

6

Se durante mais de dois ou três dias apresenta um quadro semelhante sem melhora, visite imediatamente o seu médico para um check up exaustivo. A hospitalização é comum nos casos dos doentes em que as plaquetas desceram demasiado, com a finalidade de evitar um quadro de Dengue hemorrágico.

7

Se lhe foi diagnosticado Dengue lembre-se da importância de descansar até que se recupere. Além disso, existem algumas coisas que pode fazer em casa para subir as plaquetas, veja o nosso artigo sobre como subir as plaquetas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho Dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho Dengue

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Denis Pereira do nascimento
Estou com dor de barriga dor de e fadiga eu gostaria de saber se estou com dengue
A sua avaliação:
isabela farias cezareto
estou com molesa,dor de cabeça,dor no corpo todo,febre de 37 c e sem apetite
julia_flv
Fui picada por um mosquito mas por aki n a nenhum caso de dengue posso ter dengue ?
ana beatriz
A pessoa fica mole cuando tem dengue ?
carlos alberto di falco junoior
não coloquem mais coisas
Karen Silva
Olá boa noite bom levei minha filha de 14 anos ao médico e o mesmo solicitou 2 exames 1 de urina e o outro de sangue. Porém as plaquetas da minha filha é de 50 mil/mm3, o que eu faço me ajuda por favor grata ass mãe
gabriel
eu nao tou com febre e tou com todos os simtomas menos febre sera que e dengue

Como saber se tenho Dengue
Como saber se tenho Dengue

Voltar ao topo da página