Partilhar

O que não fazer quando se está com dengue

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que não fazer quando se está com dengue

A dengue pode se manifestar nas pessoas depois de serem picadas pelo mosquito Aedes aegypti, quando esse está contaminado com a doença. Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe, incluindo, febre alta, dor de cabeça, fraqueza e perda de apetite. No entanto, também causa dor nas articulações e músculos. Para melhorar é preciso saber o que não fazer quando se está com dengue e o umComo.com.br vai dar as recomendações necessárias.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho Dengue
Passos a seguir:
1

Quando uma pessoa é diagnosticada com uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, existem algumas recomendações sobre o que não fazer quando se está com dengue, e mesmo Chikungunya ou Zika Vírus. Uma delas é a de não usar remédios que contenham ácido acetilsalicílico em sua fórmula, uma vez que eles podem piorar casos de hemorragias e sangramentos nos pacientes. Isso porque quando a dengue se torna grave evolui para a dengue hemorrágica, que se caracteriza por um extravasamento de líquido do sangue.

O que não fazer quando se está com dengue - Passo 1
2

Isso quer dizer que uma alta quantia de água (provinda do sangue) sai dos vasos sanguíneos e segue para os tecidos e órgãos internos, o que pode causar choque circulatório, falência respiratória (devido a água nos pulmões) e ascite, quando a água vai para a cavidade abdominal. Isso significa que uma pessoa com dengue deve evitar remédios como AAS, Aspirina, Doribel, Doril, Engov, Melhoral, Prevencor e outros que possuam o ácido acetilsalicílico.

3

Para os sintomas da dengue, como dores no corpo e febre, portanto, o melhor é usar remédios como o Paracetamol, conhecido ainda como Tylenol, e a Dipirona, que recebe também o nome de Novalgina. Porém, é importante seguir as recomendações do médico quanto à dosagem do medicamento, já que eles podem causar danos no fígado e no estômago quando ingeridos em excesso. Além disso, de forma alguma quem toma um desses remédios deve ingerir álcool, pois as consequências podem ser perigosas.

4

É preciso ainda evitar remédios corticoides e anti-inflamatórios, além dos anti-inflamatórios não hormonais. O paciente também não pode deixar de seguir o tratamento adequado, que consiste em repouso e hidratação. Beber água durante todo o dia é essencial, bem como ingerir o soro caseiro, que evita a desidratação. Isso é essencial porque se a dengue se agravar a pessoa pode chegar a óbito por causa da falta de líquidos no seu organismo, que é uma consequência do anteriormente explicado extravasamento de líquido do sangue.

5

Para o tratamento ter efeito mais rapidamente, o paciente não deve sair de casa, para estudar ou trabalhar. O recomendado é que permaneça em repouso, o que, aliás, é eficiente sempre que existe uma contaminação por vírus. Em casa, o paciente também vai poder beber água com mais frequência, bem como o soro caseiro, medidas essas que são essenciais para evitar a evolução da doença. Além disso, é preciso alimentar-se bem e com qualidade, ou seja, não pode comer produtos industrializados nem ricos em sal, açúcar e gordura. É preciso ter uma alimentação simples, com alimentos frescos e/ou bem cozidos.

O que não fazer quando se está com dengue - Passo 5
6

Em alguns casos, o paciente tem que ser levado ao hospital, mesmo que não esteja com dengue hemorrágica. Os doentes que não podem ficar em casa e devem se encaminhar ao hospital são os pacientes com insuficiência cardíaca, hipertensos e que estejam com a diabetes descontrolada ou com crises de asma. Já quando a dengue evolui o paciente também não pode deixar de ser levado para o hospital.

7

Nesse caso, além de receber soro na veia, ele vai tomar remédios a fim de interromper a hemorragia e aumentar as plaquetas. Se tiver perdido sangue, pode ter que usar máscara de oxigênio e fazer transfusão de sangue. Estar no hospital é essencial para que se possa controlar o seu estado de saúde, pois sem os cuidados necessários a dengue hemorrágica pode levar à morte.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não fazer quando se está com dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

O que não fazer quando se está com dengue
1 de 3
O que não fazer quando se está com dengue

Voltar ao topo da página