Partilhar
Partilhar em:

O que fazer se tenho as plaquetas baixas

Passo a Passo
Avaliação: 4,7 (2004 votos)
82 comentários
266 vezes partilhado

Quando um exame de sangue indica que a nossa contagem de trombócitos ou plaquetas é muito baixa é normal ficarmos preocupados e é sinal que o nosso corpo não está bem. Os níveis normais de plaquetas variam entre 150.00 e 450.000 cumprindo uma função fundamental, participam no processo de coagulação de sangue, por isso é importante descobrir a causa da sua alteração. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba o que fazer se tem as plaquetas baixas.

Também lhe pode interessar: Como baixar as plaquetas
Passos a seguir:
1

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, doenças como a Dengue, condições do baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e a condições mais graves como a leucemia ou ao resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tratar na medida do possível de subi-las.

Devido à diversidade de causas que podem levar a este quadro, a opinião de um especialista torna-se imprescindível para determinar a causa deste quadro.

2

Não deve deixar passar a situação, mas sim tentar resolvê-la com conselhos ou remédios caseiros, embora existam receitas para subir as plaquetas e alimentos que o podem ajudar a subir o seu conteúdo, identificar a causa da descida é fundamental.

A opinião de um médico é fundamental, pois se a contagem de plaquetas baixa para menos de 10.000, um cenário possível em casos de dengue ou infeções graves, poderá sofrer uma hemorragia e agravar o quadro de forma severa.

3

Se após uma análise de sangue os valores das suas plaquetas tiverem sido inferiores aos valores considerados normais, a primeira coisa que deve fazer é consultar o seu médico ou hematologista para determinar a origem dessa descida.

No nosso artigo por que baixam as plaquetas poderá descobrir as condições que normalmente originam esta situação, no entanto lembre-se que é impossível de fazer qualquer diagnóstico sem que o seu médico o avalie e examine.

4

Assim que tiver o seu diagnóstico é importante melhorar a sua dieta e consumir alimentos que contenham uma grande quantidade de vitaminas e minerais que ajudem na formação de plaquetas. Descubra quais são os melhores alimentos para subir as plaquetas.

Em determinados casos, como quando se sofre de dengue, o repouso também ajudará a melhorar esta condição e a favorecer a recuperação.

5

Nunca se automedique sem conhecer a razão da descida de plaquetas. Em casos de dengue por exemplo a medicação inadequada, como é o caso das aspirinas ou os anti-inflamatórios, pode fazer com que o quadro se agrave de forma significativa, ou mesmo ocorrer outro tipo de infecções, por isso mantenha-se sempre atento ás indicações do seu médico.

6

Além de uma correta alimentação e de consultar um especialista, existem outras sugestões que podem ajuda-los a subir as suas plaquetas e melhorar a sua saúde. No nosso artigo como subir as plaquetas damos-lhe vários conselhos sobre este tema.

7

As plaquetas ou trombócitos cumprem um papel fundamental na nossa saúde e a alteração dos seus valores no sangue é um sinal de que alguma coisa não está funcionando da melhor forma. Para conhecer mais sobre este tema, consulte o nosso artigo O que são as plaquetas e para que servem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se tenho as plaquetas baixas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lembre-se da importância de consultar um médico se as suas plaquetas estiverem muito abaixo ou acima do valor normal.
Comentários (82)

Escrever comentário sobre O que fazer se tenho as plaquetas baixas

82 comentários
Ricardo
O resultado do meu exame é de 105.000 plaquetas a baixo do minimo que é de 150.000, qual a alimentação para ajudar a aumenta-las, att aguardo sugestões.
Eloneida Rocha
Tenho lupus aritimatoso e antiacoagulant e esta baixa as plaquetas, Europe tomo aspirina de 75mg sera que eu devo parar de tomar aspira???
Zélia Lima
O resultado de minhas plaquetas deu 80. Comente.
luiza da silva pacheco
gostaría de saber sobre as plaquetas de 31.000 que é oresultado de minha mãe, o que pode ser
para estar tão baixa.
euripedes enes
A minha mulher encontra-se gravida de 5 meses e está com as plaquetas muito baixas, pois irá ter que fazer parto não normal pois é o 4 filho os anteriores foram cesariana como vamos por valores normais.
A sua avaliação:
emilio das neves santos
Eu estou com plaquetas com 108 e trabalho em posto de gasolina o que devo fazer, esse número cabe afastamento imediato da função ?
A sua avaliação:
Adrina
Estou com minhas plaquetas 113,estou muito fraca,é sem apetite,muitas dores no corpo e juntas...O que devo fazer?
A sua avaliação:
maria Fátima Nunes
Plaquetas e ferro baixo
A sua avaliação:
ronaldo de jesus pereira
minhas plaquetas estao em 120.000/mm3 é ruim ou nao ,o que devo vazer,o que devo comer
A sua avaliação:
augusta cunha
descobri numa analise que tenho as plaquetas baixas e ando preocupada porque fui operada a um temor maligno no intestino a 2 anos o que devo fazer obrigada

1 de 5