Partilhar
Partilhar em:

Alimentos para aumentar as plaquetas

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (9164 votos)
210 comentários
4170 vezes partilhado
 
Alimentos para aumentar as plaquetas

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra. Em umComo.com.br damos-lhe uma lista de alimentos para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Porque as plaquetas aumentam
Instruções:
1

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia.

Independentemente da causa, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível aumentá-las.

2

Dependendo da doença que tiver originado a descida das plaquetas, uma mudança na alimentação pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará notavelmente. Por isso, é especialmente nestes casos que se recomenda o seu consumo.

3

Perante uma descida de plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto conteúdo de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim a recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de comida de lixo, doces e bolos e aumentar o consumo de verduras e frutas é um passo importante para aumentar as plaquetas de forma eficaz.

4

Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir-se na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimentão vermelho, fígado e goiaba.

5

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para aumentar as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como a dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

6

O alho também é um alimento ideal para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde. Prepare uma sopa de alho ou adicione-o a um creme de vegetais, como de aipo e cenoura por exemplo. Se estiver procurando um efeito muito mais rápido, o melhor é consumi-lo cru, no nosso artigo como comer alho cru explicamos-lhe como o pode fazer.

7

A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.

8

Continuando com as contribuições de vitamina C, uma das melhores opções para aumentar as plaquetas é preparar um suco de goiaba e pimentão vermelho. Ambos os ingredientes são ricos neste nutriente, proporcionando-nos diversas vitaminas que ajudam a melhorar o estado do nosso sistema imune e a nos recuperarmos rapidamente desta condição. Pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimentão vermelho às suas receitas e a goiaba ao seu consumo cotidiano.

9

Entre os alimentos para aumentar as plaquetas também não pode faltar a água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imune e fomentar uma rápida recuperação das plaquetas. Pode consumi-lo como uma nutritiva alternativa à água natural.

10

Além da sua alimentação, existem outros conselhos que pode seguir para melhorar a contagem de glóbulos vermelhos, no nosso artigo como subir as plaquetas poderá encontrar mais recomendações. E se quer saber mais sobre o tema consulte o artigo o que são as plaquetas e para que servem.

Se após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas estiver alterada, deve consultar um hematólogo de imediato para determinar a origem da descida e tomar as medidas necessárias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (210)

Escrever comentário sobre Alimentos para aumentar as plaquetas

210 comentários
valdir martins
Estou com plaquetas em 79.000,00 o que fazer:????
jussara
boa tarde gostaria de saber qual alimento que aumenta as plaquetas.
Editor umComo.com.br
Oi Jussara! Os alimentos estão listados no artigo.
Zulmar Francisco Medeiros
Estava com Pontada proneomênia, fazendo exames constatou-se as plaquetas em 64.000, nunca havia constatado em exames anteriores, com alimentos mais ricos em dois meses subiu para 165.000. apôs um ano fiz novo exame e baixou para 113.000.vou voltar para dieta anterior mais rica, isso pode elevar novamente. ?? abç. grato Zulmar
rogerio zeferino
minhas plaquetas estão baixa a mais de 20 dias
MARLY MOREIRA CARNEIRO
Tenho 79 anos,em 1985 contraí Hepatite C em transfusão em cirurgia .e.em 92 descobri que estava com a doença e passei a ter acompanhamento de um gastroenterologista , desde então tenho plaquetas baixas e baço aumentando.comecei a algum tempo notar uma Feridinha que coça e doi do lado direito das costas acima do cocxi sempre que o tempo esfria. No momento estou fazendo o novo tratamento c/ Ribavirina e mais 2 medicamentos.Posso fazer uso da pomada Aciclovir?Aguardo resposta.OBRIGADA !

Paulo César de Melo
bom dia ,eu gostaria de saber mais sobre o assunto,pois eu me alimento bem e as minhas plaquetas estão baixas me dando dores muito fortes nas pernas,por favor peço uma orientação.
eu como cenouras,tomate,beterraba,chupo laranja, isso toda semana.
walter nogueira
eu tomo marevan e as praquetas estão baixas eu queria saber como eu devo faser para que elas subam um pouco esla estão com 60000 desdeja agradesso pela a atenção walter
Editor umComo.com.br
Oi Walter! Siga as instruções desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-subir-as-plaquetas-13.html
Maria da Gui Guedes Teodoro
TENHO ANISOCITOSE+
MACROCITOSE+
Há muitos anos nunca tive anemia,o que comer para me curar
jair eliae
Sucos detox pode se usados frequentemente, trazer problemas cardivasculares e baixa imunidade
Taís
Gente precisam corrigir lá em cima! O alho não aumenta plaquetas, ele diminuí as plaquetas. Meu médico suspendeu alho por isso! Adorei as dicas, só precisam corrigir este detalhe. O alho afina o sangue, evita troboses por exemplo. E nos casos de leucemia entre outros distúrbios dá coagulação quando se trata de plaquetas baixas ou plaquetopenia o alho é eliminado dá dieta do paciente pois é um forte anticoagulante principalmente se ingerido cru. Obrigada boa noite a todos.
Mestry Badahra
Tais Parabéns pela sua postagem! Porem pergunte ao nutrólogo (medico ) e no caso o uso concomitante do Alho, aqui neste pagina sugerido, não seria por que o alho na combinação dos referidos alimentos, não teria uma ação Coadjuvante, que permitiria melhor absorção das substancias em carência ?

Alimentos para aumentar as plaquetas
1 de 8
Alimentos para aumentar as plaquetas