Partilhar
Partilhar em:

Alimentos para aumentar as plaquetas

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (9164 votos)
199 comentários
4168 vezes partilhado
 
Alimentos para aumentar as plaquetas

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra. Em umComo.com.br damos-lhe uma lista de alimentos para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aumentar o ferro
Instruções:
1

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia.

Independentemente da causa, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível aumentá-las.

2

Dependendo da doença que tiver originado a descida das plaquetas, uma mudança na alimentação pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará notavelmente. Por isso, é especialmente nestes casos que se recomenda o seu consumo.

3

Perante uma descida de plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto conteúdo de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim a recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de comida de lixo, doces e bolos e aumentar o consumo de verduras e frutas é um passo importante para aumentar as plaquetas de forma eficaz.

4

Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir-se na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimentão vermelho, fígado e goiaba.

5

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para aumentar as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como a dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

6

O alho também é um alimento ideal para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde. Prepare uma sopa de alho ou adicione-o a um creme de vegetais, como de aipo e cenoura por exemplo. Se estiver procurando um efeito muito mais rápido, o melhor é consumi-lo cru, no nosso artigo como comer alho cru explicamos-lhe como o pode fazer.

7

A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.

8

Continuando com as contribuições de vitamina C, uma das melhores opções para aumentar as plaquetas é preparar um suco de goiaba e pimentão vermelho. Ambos os ingredientes são ricos neste nutriente, proporcionando-nos diversas vitaminas que ajudam a melhorar o estado do nosso sistema imune e a nos recuperarmos rapidamente desta condição. Pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimentão vermelho às suas receitas e a goiaba ao seu consumo cotidiano.

9

Entre os alimentos para aumentar as plaquetas também não pode faltar a água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imune e fomentar uma rápida recuperação das plaquetas. Pode consumi-lo como uma nutritiva alternativa à água natural.

10

Além da sua alimentação, existem outros conselhos que pode seguir para melhorar a contagem de glóbulos vermelhos, no nosso artigo como subir as plaquetas poderá encontrar mais recomendações. E se quer saber mais sobre o tema consulte o artigo o que são as plaquetas e para que servem.

Se após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas estiver alterada, deve consultar um hematólogo de imediato para determinar a origem da descida e tomar as medidas necessárias.

11

12

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (199)

Escrever comentário sobre Alimentos para aumentar as plaquetas

199 comentários
gerson joaquim do nascimento
as minhas plaquetas estão baixas 122 o que fazer para aumentar obrigado
A sua avaliação:
GORETTI CORDEIRO
MUITO LEGAL
Editor umComo.com.br
Oi Goretti! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
valéria
já verificou se vc tem doença auto-imune (lupus , artrite etcc...?
A sua avaliação:
uelton conceicao matos
Eu tive problema de plaqueta baixa em 2012 e agora em 2017 ha plaqueta baixou de novo e normal isso acontecer ou e algum problema......
A sua avaliação:
celio ferreura gomes
minhas plaquetas estao na faixa de 60.000,tenho ido ao medicomais nao sobe, como devo fazer ? principalmente na alimentaçao?
VALÉRIA
PEDE O EXAME DO FAN PRA DETECTAR SE É ALGUMA DOENÇA AUTOIMUNE
A sua avaliação:
Celso Carlos Ottoni
Sou portador de cirrose hepática, estou com nível baixo de plaquetas, o que devo priorizar em sucos e alimentos, ou existe algum medicamento para elevar?
A sua avaliação:
Rosane Quintiere
gostaria de saber quais os melhores alimentos para quem fez quimioterapia, afim de acelerar o processo de produção de plaquetas.
VALERIA
SUCO DE INHAME EM JEJUM, O FAMOSO LEITE DE INHAME. BATER COM FRUTA DE SUA PREFERENCIA
A sua avaliação:
catiuce
qual o monal da amenla
A sua avaliação:
Amélia Patek
estou com plaquetas 151.000 descobri que to com cisto hemorragico medindo 31mm sera que causa é por isto?
A sua avaliação:
sergio ricardo souto campos
hoje me encontro com plaquetas baixas,46000.e não consigo elevar este nivel.oque fazer?
VALERIA
SUCO DE INHAME COM SALSINHA PELA MANHA

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Alimentos para aumentar as plaquetas
1 de 8
Alimentos para aumentar as plaquetas