Partilhar
Partilhar em:

Alimentos para aumentar as plaquetas

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (9164 votos)
208 comentários
4170 vezes partilhado
 
Alimentos para aumentar as plaquetas

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra. Em umComo.com.br damos-lhe uma lista de alimentos para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aumentar o ferro
Instruções:
1

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia.

Independentemente da causa, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível aumentá-las.

2

Dependendo da doença que tiver originado a descida das plaquetas, uma mudança na alimentação pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará notavelmente. Por isso, é especialmente nestes casos que se recomenda o seu consumo.

3

Perante uma descida de plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto conteúdo de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim a recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de comida de lixo, doces e bolos e aumentar o consumo de verduras e frutas é um passo importante para aumentar as plaquetas de forma eficaz.

4

Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir-se na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimentão vermelho, fígado e goiaba.

5

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para aumentar as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como a dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

6

O alho também é um alimento ideal para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde. Prepare uma sopa de alho ou adicione-o a um creme de vegetais, como de aipo e cenoura por exemplo. Se estiver procurando um efeito muito mais rápido, o melhor é consumi-lo cru, no nosso artigo como comer alho cru explicamos-lhe como o pode fazer.

7

A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.

8

Continuando com as contribuições de vitamina C, uma das melhores opções para aumentar as plaquetas é preparar um suco de goiaba e pimentão vermelho. Ambos os ingredientes são ricos neste nutriente, proporcionando-nos diversas vitaminas que ajudam a melhorar o estado do nosso sistema imune e a nos recuperarmos rapidamente desta condição. Pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimentão vermelho às suas receitas e a goiaba ao seu consumo cotidiano.

9

Entre os alimentos para aumentar as plaquetas também não pode faltar a água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imune e fomentar uma rápida recuperação das plaquetas. Pode consumi-lo como uma nutritiva alternativa à água natural.

10

Além da sua alimentação, existem outros conselhos que pode seguir para melhorar a contagem de glóbulos vermelhos, no nosso artigo como subir as plaquetas poderá encontrar mais recomendações. E se quer saber mais sobre o tema consulte o artigo o que são as plaquetas e para que servem.

Se após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas estiver alterada, deve consultar um hematólogo de imediato para determinar a origem da descida e tomar as medidas necessárias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (208)

Escrever comentário sobre Alimentos para aumentar as plaquetas

208 comentários
Zulmar Francisco Medeiros
Estava com Pontada proneomênia, fazendo exames constatou-se as plaquetas em 64.000, nunca havia constatado em exames anteriores, com alimentos mais ricos em dois meses subiu para 165.000. apôs um ano fiz novo exame e baixou para 113.000.vou voltar para dieta anterior mais rica, isso pode elevar novamente. ?? abç. grato Zulmar
rogerio zeferino
minhas plaquetas estão baixa a mais de 20 dias
MARLY MOREIRA CARNEIRO
Tenho 79 anos,em 1985 contraí Hepatite C em transfusão em cirurgia .e.em 92 descobri que estava com a doença e passei a ter acompanhamento de um gastroenterologista , desde então tenho plaquetas baixas e baço aumentando.comecei a algum tempo notar uma Feridinha que coça e doi do lado direito das costas acima do cocxi sempre que o tempo esfria. No momento estou fazendo o novo tratamento c/ Ribavirina e mais 2 medicamentos.Posso fazer uso da pomada Aciclovir?Aguardo resposta.OBRIGADA !

Paulo César de Melo
bom dia ,eu gostaria de saber mais sobre o assunto,pois eu me alimento bem e as minhas plaquetas estão baixas me dando dores muito fortes nas pernas,por favor peço uma orientação.
eu como cenouras,tomate,beterraba,chupo laranja, isso toda semana.
walter nogueira
eu tomo marevan e as praquetas estão baixas eu queria saber como eu devo faser para que elas subam um pouco esla estão com 60000 desdeja agradesso pela a atenção walter
Editor umComo.com.br
Oi Walter! Siga as instruções desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-subir-as-plaquetas-13.html
Maria da Gui Guedes Teodoro
TENHO ANISOCITOSE+
MACROCITOSE+
Há muitos anos nunca tive anemia,o que comer para me curar
jair eliae
Sucos detox pode se usados frequentemente, trazer problemas cardivasculares e baixa imunidade
Taís
Gente precisam corrigir lá em cima! O alho não aumenta plaquetas, ele diminuí as plaquetas. Meu médico suspendeu alho por isso! Adorei as dicas, só precisam corrigir este detalhe. O alho afina o sangue, evita troboses por exemplo. E nos casos de leucemia entre outros distúrbios dá coagulação quando se trata de plaquetas baixas ou plaquetopenia o alho é eliminado dá dieta do paciente pois é um forte anticoagulante principalmente se ingerido cru. Obrigada boa noite a todos.
Mestry Badahra
Tais Parabéns pela sua postagem! Porem pergunte ao nutrólogo (medico ) e no caso o uso concomitante do Alho, aqui neste pagina sugerido, não seria por que o alho na combinação dos referidos alimentos, não teria uma ação Coadjuvante, que permitiria melhor absorção das substancias em carência ?
euripedes enes
Bom dia, será o suficiente comer estes alimentos vermelhos e outros para aumentar as plaquetas que estão a 107. gravida com 5 meses, obrigados
Editor umComo.com.br
Oi Euripedes! Estas dicas devem servir como complemento das indicações dadas pelo seu médico. Obrigada pelo comentário!
gerson joaquim do nascimento
as minhas plaquetas estão baixas 122 o que fazer para aumentar obrigado

Alimentos para aumentar as plaquetas
1 de 8
Alimentos para aumentar as plaquetas