Partilhar

Alimentos para aumentar as plaquetas

Alimentos para aumentar as plaquetas

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação você pode contar com uma ajuda extra. O umCOMO reuniu informações e preparou a lista de alimentos para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como subir as plaquetas

Plaquetas baixas, o que pode ser?

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia.

Independentemente da causa, o importante é ter acompanhamento médico para manter a situação controlada e tentar na medida do possível aumentá-las.

Plaquetas baixas, o que comer?

Dependendo da doença que tiver originado a descida das plaquetas, uma mudança na alimentação pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa. Já em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará notavelmente. Por isso, é especialmente nestes casos que se recomenda o seu consumo.

Alimentos que aumentam as plaquetas naturalmente

Perante uma descida de plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto conteúdo de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim a recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de comidas como doces e bolos e aumentar o consumo de verduras e frutas é um passo importante para aumentar as plaquetas de forma eficaz.

Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir-se na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimentão vermelho, fígado e goiaba.

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para aumentar as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como a dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

Alimentos para aumentar as plaquetas - Alimentos que aumentam as plaquetas naturalmente

Lista de alimentos para aumentar as plaquetas

Não se pode afirmar que nenhum alimento seja totalmente eficiente para aumentar as plaquetas, já que o procedimento tradicional de subida de plaquetas para casos extremos é uma transfusão de sangue. O que se pode declarar é que existem alimentos que são benéficos para a saúde sanguínea, devido às suas vitaminas propriedades relacionadas a manutenção celular e do sangue:

Abóbora

Dentre os benefícios da abóbora, podemos destacar o seu alto teor em ferro, que ajuda a regular os níveis normais de sangue, além de ter propriedades antioxidantes e vitamina A.

Água de coco

Entre os alimentos para aumentar as plaquetas naturalmente não pode faltar a água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e fomentar uma rápida recuperação das plaquetas. Você pode consumi-lo como um nutritivo complemento à água natural.

Agrião

Na saúde do sangue, o agrião é conhecido pelo seu efeito cicatrizante e regenerativo, já que é rico em zinco e ácido ascórbico.

Alho

O alho também é um alimento ideal para aumentar as plaquetas e melhorar a sua saúde pelo seu benefício de anticoagulante natural efeito vasodilatador. Prepare uma sopa de alho ou adicione-o a um creme de vegetais, como de aipo e cenoura por exemplo. Outra opção é consumi-lo cru, saiba como fazer isso nosso artigo sobre como comer alho cru.

Beterraba

A beterraba ajuda a aumentar a concentração de hemoglobinas na corrente sanguínea, auxilia na purificação sanguínea e fortalece o sistema imunológica. Todas essas propriedades estão relacionadas à produção de plaquetas no sangue.

Cenoura

Dentre as funções dos cartenoides presentes na vitamina A da cenoura, podemos destacar, nesse caso, a manutenção celular de órgãos internos e da corrente sanguínea, por sua vez.

Espinafre e vegetais escuros

O elevado teor em vitamina K é o que também faz do espinafre um excelente alimento para ser consumido quando as plaquetas estiverem baixas. Uma das propriedades mais conhecidas da vitamina Ké a de 'anticoagulante natural', já que ela atua promovendo uma síntese hepática e incentivando o desenvolvimento celular.

Além do espinafre, você também pode optar por outros vegetais de coloração escura que que são ricos em vitamina K: brócolis, acelga, repolho, alface, rúcula...

Fígado

Quem come carne pode apostar no consumo de fígado, que é rico em Vitamina B12, um ótimo suplemento para incentivar a produção de plaquetas.

Frutas cítricas

O principal responsável pelas frutas cítricas estarem nas lista dos alimentos que aumentam as plaquetas é a riqueza delas em vitamina C, que está diretamente relacionada à cicatrização e sua função antioxidantes.

No entanto, é preciso consumir as frutas cítricas com moderação, já que o seu exagero também favorecer o aparecimento de problemas nos rins. Uma dose de até 75 mg/dia é suficiente. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta em sucos.

Algumas frutas ricas em vitamina C são:

  • Goiaba;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Mamão
  • Morango;
  • Tangerina.

Como aumentar as plaquetas com inhame

Aumentar as plaquetas com inhame na alimentação também é uma dica mais do que válida, já que ele é conhecido por seus benefícios que ajudam a aumentar a imunidade através de uma subida de plaquetas. Ele pode ser consumido cozido ou ser tomado como suco de inhame, uma oportunidade para já misturar outros alimentos benéficos como a laranja, por exemplo.

Lentilha

Adicionar lentilhas à sua dieta pode ser muito bom para a saúde do sangue e em geral, além de ser um alimento rico em minerais e vitaminas também é pouco calórico, com 127 cal. para cada 100 gramas. Elas também podem ser usadas como substituto do feijão pela alta quantidade de ferro, assim como pelas carnes vermelhas para quem não as come, como os vegetarianos e vegans.

Entretanto, o seu preço costuma ser mais caro em comparação ao feijão e o seu consumo elevado e frequente deve ser evitado por causa do ácido úrico elevado que se encontra em sua composição, substância que, em níveis elevados faz aumentar as purinas.

Os benefícios das lentilhas mais conhecidos para a saúde sanguínea e aumento de plaquetas no sangue são:

  • Por serem ricas em ferro, as lentilhas ajudam a tratar crises de anemia além de ser recomendada pelo consumo de pessoas que não se alimentam de carne.
  • Ajudam a prevenir o câncer - as lentilhas possuem antioxidantes, que ajudam na proteção das células, além das fibras, que diminuem os riscos de câncer no cólon.
  • Também possuem grandes quantidades de zinco, que fortalecem o sistema imunitário do corpo.

Outros motivos para incluir lentilhas na dieta:

  • As lentilhas ajudam a diminuir o colesterol por ser rica em fibras que reduzem a absorção de gordura no corpo, além de que as fibras também ajudam no funcionamento do intestino, limpando as toxinas.
  • As lentilhas contém uma substância que tem ação similar aos hormônios femininos estrogênios, as lignanas, que ajudam a reduzir os "sintomas" da TPM.
  • A quantidade de fibras existentes na lentilha sobrepõem os carboidratos, que também fazem parte da sua composição em alta quantidade, e ajudam a emagrecer, reduzindo a quantidade de açúcar no sangue.
  • As lentilhas também possuem boas quantidades de cálcio e isoflavonas, o cálcio em si já ajuda a fortificar os ossos mas a isoflavona colabora na produção de hormônios responsáveis pela saúde dos ossos.

Pimentão vermelho

O pimentão não é fruta cítrica mas também entra na categoria de alimentos ricos em vitamina C e ácido ascórbico. Preparar um suco de goiaba e pimentão vermelho é uma boa ideia. Ambos os ingredientes são ricos neste nutriente, proporcionando-nos diversas vitaminas que ajudam a melhorar o estado do nosso sistema imune e a nos recuperarmos rapidamente desta condição. Pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimentão vermelho às suas receitas e a goiaba ao seu consumo cotidiano.

Salsão (aipo)

Grande parte dos benefícios mais conhecidos do aipo, ou salsão, estão relacionados à saúde sanguínea: controle do colesterol ruim, antioxidante natural, propriedades anticancerígenas e anti-inflamatório natural.

Como aumentar as plaquetas com aloe vera (babosa)

Apesar de não ser considerada um alimento, a babosa já faz parte de muitas receitas saudáveis. Quando o assunto é a saúde sanguínea, ela também pode ser uma alidada, já que é conhecida pelas suas propriedades cicatrizantes, o que está diretamente ligado à produção de plaquetas. Para consumi-la, sugerimos a receita do suco de babosa.

Alimentos para aumentar as plaquetas - Como aumentar as plaquetas com aloe vera (babosa)

O que fazer para subir as plaquetas rapidamente além da alimentação

Se após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas estiver alterada, você deve consultar um hematólogo de imediato para determinar a origem da descida e tomar as medidas necessárias, nem sempre os alimentos são a medida mais indicada para subir as plaquetas e talvez seja necessário aumentar as plaquetas com medicamentos. Nesses casos, as medidas mais comuns costumam ser:

  • Medicamentos específicos para o reforço do sistema imunológico;
  • Administração de corticosteoirdes;
  • Doses intravenosas de imunoglobulinas;

Além de consumir alimentos que aumentam as plaquetas e acompanhamento médico, existem outros conselhos que você pode seguir para melhorar a contagem de glóbulos vermelhos, no nosso artigo como subir as plaquetas poderá encontrar mais recomendações.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos para aumentar as plaquetas

O que lhe pareceu o artigo?
284 comentários
maria luiza maronese soares
Achei excelente o post, vou seguir a risca as recomendações, só me restam algumas dúvidas: Além do consumo de alimentos ricos em vitaminas, ferro, k, para um nível de plaquetas a 139.000 mm³, quais outros procedimentos, além de medicamentoso, são necessários? É grave essa quantidade de plaquetas?
A sua avaliação:
Catarina
Muito bom o artigo. Preciso de um artigo ensinando como ABAIXAR o número de plaquetas no sangue que está elevado, mesmo fazendo uso do medicamento Hydrea.
A sua avaliação:
SUELI GOMES MACHADO BRANDAO
Minhas plaquetas estão baixas 121.00 Isto e grave.
catarina
Por favor, vocês poderiam divulgar orientações mais detalhadas para as pessoa que necessitam ABAIXAR o Número de plaquetas no sangue. Verifico que ora o Alho é indicado para abaixar plaquetas no sangue e em outro momento é indicado para elevar o número de plaquetas. Estou perdida. Faço uso do remédio Hydrea de 1.000 mg/dia e está gerando o efeito colateral de "edema nos pés e nas pernas", como foi enunciado na bula do referido remédio. Grata
Editor umComo.com.br
Oi Catarina! Confira as dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-baixar-as-plaquetas-2426.html
A sua avaliação:
Ana valdirene farias Saladar silva
Tenho as plaquetas baixas, só descobri qdo iria fazer uma cirurgia e dessa forma não posso fazer só se elas aumentarem, preciso de ajuda. Preciso com urgência uma lista de alimentos e controle das plaquetas, tudo o que faz bem.
Claudina Pinheiro Galvão
Preciso de uma lista de alimentos que sobem as plaquetas rapidamente Achei este artigo otimo pois temos que ter mais conhecimentos sobre as doenças do sangue
Josiane Rodrigues Gomes
Oque e bom praaqueita baixa
Maristela Cássia de Deus
Preciso de uma lista de alimentos que aumentam as plaquetas e chá que tiram a retenção de líquidos. ..estou na menopausa e tenho hipoteriodismo
A sua avaliação:
Augusto Luís
Gostaria de receber todas as publicações no email.
A sua avaliação:
Maria Natália de Sousa Miranda Mangas
O que mais se deve comer para aumentar as plaquetas no organismo?
O que tomar para a queda do cabelo,tenho-o muito fino?
Editor umComo.com.br
Oi, Maria. Dê uma olhada neste artigo que fala sobre alimentação para prevenir queda de cabelo: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-se-alimentar-para-evitar-a-queda-de-cabelo-6212.html
Angela Martins
Tive queda de cabelo plaquetas baixa câncer no ovário descobri..estou nas quimeos e elas ajudam a baixar...estou tomando vários sucos

Alimentos para aumentar as plaquetas
1 de 3
Alimentos para aumentar as plaquetas

Voltar ao topo da página