O que são as plaquetas e para que servem? - Informações importantes
Quando um exame de sangue indica que o nosso conteúdo de trombócitos ou plaquetas é muito elevado ou reduzido, precisamos entender que algo se passa com o nosso corpo. Muitas pessoas não sabem exatamente o que são as plaquetas e para que servem, um conhecimento necessário para saber quais são as doenças as quais estamos mais propensos e que riscos corremos se os nossos valores estão alterados. O umCOMO reuniu informações para que você possa saber tudo sobre o tema.
Função das plaquetas
As plaquetas, ou trombócitos, são um dos elementos que fazem parte do sangue e têm um papel muito importante no processo de coagulação. Elas atuam indiretamente na função de defesa do organismo. Um dos exemplos mais fáceis para compreender a sua função é na regeneração de um ferimento e conter uma hemorragia. Essa é a sua atribuição mais conhecida, chamada de função hemostática.
Entenda: Como é formado o sangue
Plaquetas normais
Nos valores de referência das plaquetas, os níveis normais de plaquetas no sangue de um adulto oscilam entre 150.000 e 450.000 por milímetro cúbico. Se as análises exibirem valores inferiores ou superiores a esta média, é preciso procurar imediatamente um especialista.
Qualquer alteração na contagem de plaquetas requer a atenção de um hematologista. Abaixo você encontra as principais causas e sintomas tanto de plaquetas altas, quanto baixas, mas isso não dispensa uma consulta médica.
Veja também: Quais são os valores normais de monócitos
O que são plaquetas baixas
Um nível reduzido de plaquetas é aquilo que está abaixo de 150.000 na contagem e pode levar a uma hemorragia interna, pois o processo de coagulação é afetado. Se estes valores forem demasiado elevados, pode acontecer o contrário: formação de coágulos, que podem desencadear uma trombose, um enfarte ou um AVC.
Plaquetas baixas - O que pode ser?
Doenças como o dengue, a anemia aplásica ou a trombocitopenia, entre outras, ou tratamentos como a quimioterapia, afetam a contagem de plaquetas, diminuindo a sua presença. Perante estes resultados, devemos consultar imediatamente um médico.
- Anemia hemolítica
- Cirrose hepática
- Chikungunya
- Dengue
- Doenças no baço
- Falta de vitamina K
- Falta de vitamina B12 (ácido fólico)
- HIV
- Mielodisplasia
- Leucemia
- Trombocitopenia
- Zika vírus
Veja também: Por que as plaquetas ficam baixas
Sintomas de plaquetas baixas
Os sintomas da queda de plaquetas pode ser bem diferentes de acordo com a causa. No entanto, existem alguns sinais que são mais comuns:
- Cansaço
- Erupções cutâneas
- Fraqueza
- Hematomas
- Sangramento nas mucosas
Como subir as plaquetas
O tratamento para subir as plaquetas dependerá muito da causa relacionada e do diagnóstico feito por um especialista. De qualquer forma, a hidratação é sempre fundamental. Além da água, recomenda-se tomar líquidos ricos em sais minerais como, por exemplo soro caseiro. Já na alimentação frutas cítricas, alimentos ricos em ferro e todos estes que fazem parte da lista de alimentos para aumentar as plaquetas são recomendados. Lembre-se que os resultados sempre dependerão da origem da queda.
O que são plaquetas altas
Doenças como a trombocitose ou a síndrome da plaqueta cinzenta afetam a contagem de plaquetas, aumentando a sua presença e, tal como no caso anterior, se os níveis de trombócitos estão alterados, deve dirigir-se a um especialista.
Possíveis causas das plaquetas altas
O aumento na contagem das plaquetas pode estar relacionado às seguintes causas:
- Anemia ferropênica
- Bactérias
- Dieta baixa em nutrientes
- Doença de Kawasaki
- Síndrome Nefrótica
- Viroses
- Traumatismo profundo
- Tumores
Sintomas de plaquetas altas
Assim como no caso das plaquetas baixas, os sinais que indicam plaquetas altas podem variar muito de acordo com a causa dessa alteração. Portanto, é mais fácil reparar em sintomas gerais e tentar associá-los com alguma doença. Alguns sintomas comuns de plaquetas altas são:
- Cansaço
- Dor de cabeça
- Dor no peito
- Fezes com sangue
- Formigamento nos pés e mãos
- Fraqueza
- Hematomas
- Machucados com sangue em excesso
- Sangramento nas gengivas
- Sangramento no nariz
- Visão alterada
Como baixar as plaquetas
As plaquetas altas devem ser tratadas mediante o diagnóstico da causa feito por um profissional. Mesmo assim, enquanto você não visita o médico é possível tentar algumas medidas naturais para baixar as plaquetas como o consumo de alho, cebola, abacaxi, kiwi e alimentos ricos em vitamina K.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são as plaquetas e para que servem? - Informações importantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- A alteração destes níveis é grave e pode comprometer a sua saúde. Por isso, você deve dirigir-se imediatamente a um médico para receber um diagnóstico e tratamento adequado.