Partilhar

O que são os monócitos

Por Sara Silva. Atualizado: 27 julho 2017
O que são os monócitos
Imagem: conhecersaude.com

Os monócitos são células presentes no sangue, fazendo parte do sistema imunitário do corpo humano. São um dos cinco tipos de leucócitos, ou seja, glóbulos brancos, e circulam na corrente sanguínea juntamente com hemácias (glóbulos vermelhos) e trombócitos (plaquetas), envoltos em plasma. Na imagem ao lado os monócitos são as células maiores.

Onde são produzidos

Os monócitos, sendo uma das células constituintes do sangue, são produzidas no mesmo sítio do corpo humano onde este se produz: na medula óssea. A partir daí circulam na corrente sanguínea por algumas horas até chegarem ao seu destino: os tecidos, onde desempenham sua função passando a se chamar macrófagos.

Qual a sua função

Dado que os monócitos são um tipo de glóbulo branco, sua função é proteger o organismo de invasores, ou corpos estranhos. Atuam na remoção de células mortas, de células tumorais, combatem vírus e bactérias evitando desta forma o desenvolvimento de infeções e algumas doenças, que tanto podem ser agudas, como febre, ou graves, como anemia.

O que são os monócitos - Qual a sua função
Imagem: biomedicinapadrao.com

Valores de referência de monócitos

Os níveis normais de monócitos presentes no sangue variam entre 0-12% ou 90-900/mm3. Quando estes valores se elevam (monócitos altos) significa que os monócitos foram produzidos em quantidade maior para controlar alguma infeção, se os níveis se apresentam mais baixos (monócitos baixos) significa que eles estão a resistir à própria infeção ou a pessoa em questão se encontra desnutrida.

Saiba mais no artigo: Quais são os valores normais de monócitos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são os monócitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que são os monócitos

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
simoni
o resultado do meu hemograma tudo normal mas os monocidos estao baixos tomo antidepresivos e rivotril a 8 anos pode ter algo a ver com esse resultado
A sua avaliação:
Ubirajara Pereira
Boa Noite Eu Fiz o Hemograma Completo e os monócitos vieram crescendo ao longo de 03 anos até passar o valor de referência que é 800 o resultado foi de 829 12%. O que fazer nestes casos as vezes sinto califrios e ardência na pele.
Paula
Bom dia meu filho tem 16 anos fui pedido emograma completo e o que estava alterado são os monocitos valor dado 632/mm e o valor referencial e 140 a 400 mil/mm.e ele teve supeita de cachumba e que tinha descido pro testículos.
Paula
Errei 86/a 600/ mm. Que esta no exame.errei na pergunta anterior.
Leni Rizete Pereira Antunes
Boa noite, Realizei exame de Hemograma e deu Monócitos 970 , sendo normal de 300 a900 gostaria de saber como prosseguir, se posso considerar alto?

O que são os monócitos
Imagem: conhecersaude.com
Imagem: biomedicinapadrao.com
1 de 2
O que são os monócitos

Voltar ao topo da página