Partilhar

Como subir as plaquetas

Como subir as plaquetas

As plaquetas desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e acorrer ao médico perante qualquer situação atípica. Se tem alguma condição que fez com que ocorresse esta descida, em umComo explicamos como subir as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aumentar as plaquetas
Passos a seguir:
1

As plaquetas baixas podem ser causadas por infeções graves, doenças como a Dengue, patologias do Baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e por doenças mais graves como a leucemia ou pelo resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.

Além disso, a opinião de um especialista é fundamental, pois perante uma importante descida das plaquetas será necessário determinar a causa para encontrar o tratamento ideal.

2

Para começar, durante uma descida das plaquetas é muito importante manter-se hidratado, não só bebendo água mas também consumindo bebidas hidratantes que contenham sais minerais como é o caso do Gatorade e Aquarius, bem como as bebidas de soro líquidas. Se deseja uma alternativa simples e econômica, convidamos você a consultar o nosso artigo sobre como preparar soro oral caseiro, que lhe permitirá recuperar os sais e minerais que o seu corpo precisa.

Como subir as plaquetas - Passo 2
3

As frutas cítricas e os vegetais como a cenoura e o aipo são conhecidos por fornecerem uma grande quantidade de vitaminas, é-lhes atribuída a propriedade de subir as plaquetas, claro que tudo dependerá da origem da descida das plaquetas, mas em casos de Dengue funcionam bastante bem.

O recomendável é adicionar à sua dieta bastantes frutas cítricas como os morangos, a laranja, o kiwi, a goiaba ou a mandarina, que lhe trarão nutrientes que lhe farão sentir-se melhor.

Como subir as plaquetas - Passo 3
4

Se a origem da baixa contagem de plaquetas for a anemia é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre, as lentilhas, a carne magra, o fígado e suplementos de ferro. Deve esforçar-se para melhorar a sua dieta e consumir alimentos que gerem uma importante contribuição de vitaminas e minerais.

Como subir as plaquetas - Passo 4
5

Outros alimentos importantes para subir as plaquetas são a goiaba e o pimento vermelho, na América Latina é normal juntá-los num suco, a grande quantidade de vitaminas de ambos ajuda o nosso corpo a produzir mais plaquetas, melhorando a nossa condição e trazendo nutrientes e energia ao nosso corpo.

Como subir as plaquetas - Passo 5
6

O repouso é muito importante perante uma descida de plaquetas, deve evitar qualquer esforço e descansar muito, isto ajudará no processo de recuperação, especialmente se tem doenças como o Dengue ou a anemia.

7

Estas são apenas algumas sugestões, mas se está sofrendo de alguma doença que tenha afetado a sua contagem de plaquetas é importante que fale com o seu especialista sobre quais os alimentos ou medicamentos que pode ingerir para subi-las, porque dependendo da patologia poderá ou não obter resultados satisfatórios.

8

Se quer conhecer mais acerca deste tema não deixe de consultar o nosso artigo sobre o que são as plaquetas e para que servem e o que fazer se tenho as plaquetas baixas. Além disso, convidamos você a descobrir outros alimentos que sobem as plaquetas, para que os incorpore na sua dieta e melhore a sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem uma contagem de plaquetas baixa deve visitar o seu médico imediatamente.
  • Os valores das plaquetas não são um jogo, mante-los dentro dos valores normais é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.

Escrever comentário sobre Como subir as plaquetas

243 comentários
Maria Perez
Eu perguntei o contrário: Porque sobem as plaquetas se tomo há mais de 3 anos o Eliquis 2,5 e antes 5mg?Há 9 meses estavam a quase 700.
LURDES
Tenho um tipo de leucemia não aguda que baixa até ficar 1500 vai um milhão e oitocentos mil .Que devo tomar quando estiver baixa.
Elaine
Olá boa noite? Estou passando por uma fase dificil com meu pai ele esta com câncer fez a cirurgia graças a Deus teve otima recuperação...vez a 1 quimio passou tbm sem enjoo🙏🙏 mas estamos com um dilema já e a segunda vez q vai p fazer o tratamento mais volta por estar com as plaquetas baixas....gostaria muito de saber o q poderemos fazer p mudar este fator ...teria algum alimento q auxiliaria no aumento dessas..queria muito um retorno .desde ja meu obrigado
Editor umComo.com.br
Oi, Elaina. Neste caso, além do acompanhamento médico, vocês podem apostar em alguns alimentos que são bons para a saúde do sangue. Temos algumas sugestões de alimentos para aumentar as plaquetas aqui neste artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/alimentos-para-aumentar-as-plaquetas-319.html
A sua avaliação:
Renílson
Como fazer para aumeta as plaquetas? pq a minha esta 140/000.mm3 pode ser grave?
joselita
minhas plaquetas estão sempre a baixo de 90 . mas a minha hematologista nunca me passou remedio e diz que está bem . foi comprovado que foi deviduo a dengue ´
A sua avaliação:
Debora Cristina
Tive um amigo que faleceu devido a baixa quantidade de plaquetas no sangue. Hoje meu marido após hemograma constatou baixa no número de plaquetas e procurei este artigo para me inteirar do assunto. Muito bom artigo, mas gostaria de receber sempre orientações de como auxiliá-lo em cuidados e alimentação para que se mantenha com numero de plaquetas adequadas.
Maria Perez
Gostava de saber como baixar plaquetas que estão a 632 e tomo há 2 anos Eliquis 2,5. Podem ser medicamentos a faze-las subir? É que tomo vários e já não sei o que fazer ,pois cada vez que vou fazer análises estão a subir. Obrigada
Milton
Quem fez seis meses de quimioterapia encerrada há quatro anos, é normal a contagem de plaquetas ficarem baixas ao redor de 118.000? Demora mesmo para normalizar?
armando martins simao simao
as mjnhas plaquetas baixam com facilidade e vou parar ao hospital la so me dao cortizona o que faço para subir as plaquetas sem tomar cortizona
Editor umComo.com.br
Oi Armando! Basta seguir as recomendações do texto.
PEDRO
Obg. valeu vou passar com o medico na semana q. vem
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Obrigado nós pelo seu comentário!

Como subir as plaquetas
1 de 5
Como subir as plaquetas

Voltar ao topo da página