Partilhar
Partilhar em:

Como subir as plaquetas

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (5680 votos)
173 comentários
1601 vezes partilhado
 
Como subir as plaquetas

As plaquetas desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e acorrer ao médico perante qualquer situação atípica. Se tem alguma condição que fez com que ocorresse esta descida, em umComo explicamos como subir as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como baixar as plaquetas
Instruções:
1

As plaquetas baixas podem ser causadas por infeções graves, doenças como a Dengue, patologias do Baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e por doenças mais graves como a leucemia ou pelo resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.

Além disso, a opinião de um especialista é fundamental, pois perante uma importante descida das plaquetas será necessário determinar a causa para encontrar o tratamento ideal.

2

Para começar, durante uma descida das plaquetas é muito importante manter-se hidratado, não só bebendo água mas também consumindo bebidas hidratantes que contenham sais minerais como é o caso do Gatorade e Aquarius, bem como as bebidas de soro líquidas. Se deseja uma alternativa simples e econômica, convidamos você a consultar o nosso artigo sobre como preparar soro oral caseiro, que lhe permitirá recuperar os sais e minerais que o seu corpo precisa.

3

As frutas cítricas e os vegetais como a cenoura e o aipo são conhecidos por fornecerem uma grande quantidade de vitaminas, é-lhes atribuída a propriedade de subir as plaquetas, claro que tudo dependerá da origem da descida das plaquetas, mas em casos de Dengue funcionam bastante bem.

O recomendável é adicionar à sua dieta bastantes frutas cítricas como os morangos, a laranja, o kiwi, a goiaba ou a mandarina, que lhe trarão nutrientes que lhe farão sentir-se melhor.

4

Se a origem da baixa contagem de plaquetas for a anemia é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre, as lentilhas, a carne magra, o fígado e suplementos de ferro. Deve esforçar-se para melhorar a sua dieta e consumir alimentos que gerem uma importante contribuição de vitaminas e minerais.

5

Outros alimentos importantes para subir as plaquetas são a goiaba e o pimento vermelho, na América Latina é normal juntá-los num suco, a grande quantidade de vitaminas de ambos ajuda o nosso corpo a produzir mais plaquetas, melhorando a nossa condição e trazendo nutrientes e energia ao nosso corpo.

6

O repouso é muito importante perante uma descida de plaquetas, deve evitar qualquer esforço e descansar muito, isto ajudará no processo de recuperação, especialmente se tem doenças como o Dengue ou a anemia.

7

Estas são apenas algumas sugestões, mas se está sofrendo de alguma doença que tenha afetado a sua contagem de plaquetas é importante que fale com o seu especialista sobre quais os alimentos ou medicamentos que pode ingerir para subi-las, porque dependendo da patologia poderá ou não obter resultados satisfatórios.

8

Se quer conhecer mais acerca deste tema não deixe de consultar o nosso artigo sobre o que são as plaquetas e para que servem e o que fazer se tenho as plaquetas baixas. Além disso, convidamos você a descobrir outros alimentos que sobem as plaquetas, para que os incorpore na sua dieta e melhore a sua saúde.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem uma contagem de plaquetas baixa deve visitar o seu médico imediatamente.
  • Os valores das plaquetas não são um jogo, mante-los dentro dos valores normais é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.
Comentários (173)

Escrever comentário sobre Como subir as plaquetas

173 comentários
Milton
Quem fez seis meses de quimioterapia encerrada há quatro anos, é normal a contagem de plaquetas ficarem baixas ao redor de 118.000? Demora mesmo para normalizar?
armando martins simao simao
as mjnhas plaquetas baixam com facilidade e vou parar ao hospital la so me dao cortizona o que faço para subir as plaquetas sem tomar cortizona
Editor umComo.com.br
Oi Armando! Basta seguir as recomendações do texto.
PEDRO
Obg. valeu vou passar com o medico na semana q. vem
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Obrigado nós pelo seu comentário!
Pedro
ESTOU COM ÁS PLAQUETAS BAIXAS NUNCA TIVE NENHUMAS DAS CAUSAS DAS CITADAS A CIMA
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Para saber a causa dessa descida deve consultar o seu médico.
A sua avaliação:
elisson jesus
ola! tenho um historica de plaquetas baixas a uns 4 anos sempre foram de 102.000 ano passadco chegou a 88.000 no exame da empresa procurei um medico e elas foram descendo chegaram a 69.000 com suspeita de dengue , essa semana chegou a 54.000 e estou com o corpo muito dolorido e com muita fadiga , oque devo fazer? segundo os exames graças a deus nao tenho leocemia, ne,m anemia ,nem diabetes mas nao conseguiram descobrir o porque dessas plaquetas estarem baixas neste periodo de 4 anos
A sua avaliação:
valdir
As minhas plaquetas são baixas por falta principalmente de vitamina B-12 segundo exames do meu médico. O que posso ingerir para o aumento das plaquetas ??
A sua avaliação:
francisca
boa dia, eu vivo a procura de descobri todo que ajuda a melhora sofrimentos d qualquer doenças, tenho diabete por isso que mim tereso,em saber, para melhor as plaquetas baixas é comendo as coisas que realmente ajuda abaixa, como por exemplo inhame, alface ,couve, espinafre,aipo,quantos mais escura as folhas melhor tem vitamina k que ajuda a subir suas plaquetas, beterrabas, cenoura,de preferencia crus saladas ou ter mesmo o suco ,o limão é um aliado ótimo. pesquisar é tire tudo de melhor para suas saúde.
A sua avaliação:
Afonso Morais Sampaio
Gostaria de fazer esta pergunta, por favor tenho as minhas plaquetas baixas estou lutando com fé em Deus. pra voltar o normal, gostaria de algumas dicas sobre frutas saladas e sucos por favor peço esta ajuda e muito obrigado...e fk com Deus !!!!!!!
A sua avaliação:
Janete Do Prado
Fiz meus exames e percebi que minhas plaquetas estão baixa,106 , o que me alimentar para aumentar
Johne Ricastro
bom dia !! minhas plaquetas sempre foi baixa 110 140 etc.. fui ao medico mais sempre mantei esses valores ,o que posso fazer para aumentar e mante las altas !!!obrigado

Como subir as plaquetas
1 de 5
Como subir as plaquetas