Alimentos para subir as plaquetas

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra. Em umComo.com.br damos-lhe uma lista de alimentos para subir as plaquetas e melhorar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como subir as plaquetas
Whatsapp 13 Twitter 34 Google +
Instruções
  1. As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a Dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.

  2. Dependendo da doença que tenha originado a descida das plaquetas, uma mudança de dieta pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará significativamente.

  3. Perante uma descida das plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto grau de vitaminas e minerais, que ajudaram o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim recuperarmos a nossa saúde.

  4. Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimento vermelho, fígado e goiaba.

    Imagem: centrovegetariano.org

  5. A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como o dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

    Imagem: sementesfeltrin.com.br

  6. A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.

    Imagem: searchhomeremedy.com

  7. Outro dos alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais. A vitamina K encontrada na couve, brócolis, espinafre, repolho e alface, ajuda a promover a saúde óssea para além de ajudar na coagulação sanguínea. Por isso, aumente o seu consumo de folhas verdes escuras em sopas e saladas.

    Imagem: blog.manotropo.com.br

  8. Além da sua alimentação existem outros conselhos que pode seguir para melhorar a sua contagem de plaquetas, no nosso artigo como subir as plaquetas.

  9. Se fez um exame de sangue e a sua contagem de plaquetas estiver alterada deve consultar um especialista de imediato para determinar a origem da alteração.

  10. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a alimentos para subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Conselhos
  • Uma alimentação saudável, bem como um estilo de vida saudável é essencial para subir a contagem de plaquetas.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre alimentos para subir as plaquetas:


233 comentários


28-05-2016 MARIA LUCIA DOS SANTOS disse:
Boa noite gostaria de saber o que faz subir as plaquetas no sangue pois meu irmão está com plaquetas baixas e hemorragia pelo reto pênis e nariz por causo de uma histoplasmose e meningite encefalite
21-05-2016 iury disse:
Figado de porco faz mal pra quem tá com dengue classica?
18-05-2016 Ademar Anselmo disse:
Muito ótimo e com muita saude
05-05-2016 zita maria taveira cabido disse:
eu tenho plaquetas baixas(42.000) tenho 77 anos, já fiz todos os exames possiveis, mas não encontram nada, pode ser psicologico? alimento-me bem, mas sinto muito desanimo e cansaço, que posso fazer?, tomo ácido fólico, diz a hematologista que ainda não é para alarme.Por favor diga-me algo.Grata
04-05-2016 Kelly disse:
Li q limão, tangerina e melao não sao bons p quem tá com dengue.
03-05-2016 Barbara disse:
Bom dia vou fazer uma cirurgia e minhas plaques estão a 2500 achei pouco
30-04-2016 almiro inacio ribeiro disse:
Bom dia, minha mãe esta com as praquetas muito baixa, posso auxiliar com alimentaçao ate saber porque abaixou tanto. obrigado
26-04-2016 vera Lúcia Magalhães disse:
Quais alimentos são necessários para o aumento das plaquetas. Estou fazendo quimioterapia. Elas estão bem baixas.
10-04-2016 Eliane alves disse:
Oi meu nome e Eliane fiz um emograma no meu filho ele tem 3 anos as plaquetas dele deu 131 queria sabe devo mim preoculpa há mas não deu anemia
02-04-2016 Maria Estella Quintanilha Marques disse:
Prezados, Em 2000, operei um cancer de ovário e fiz quimioterapia (6 sessões, logo em seguida tive Trombose profunda na perna direita e fiquei internada mais 3 dias e tbm fiz repouso tomando marevan, mas até hj minha perna fica inchada e minhas plaquetas tbm são muito baixas. Poderiam me orientar? Obrigada! Att. Maria Estella Quintanilha Marques
02-04-2016 Maria Estella Quintanilha Marques disse:
Prezados, Tive câncer de ovário em 2000, operei e fiz quimioterapia. Graças a Deus estou bem. Contudo, minhas plaquetas nunca mais chegaram a um nívei normal, está sempre muito baixa. Mandaram usar melado ou rapadura, mas isso pode causar diabetes...Ela nunca mais chegou a 200, é bem mais baixa! Poderiam me indicar alguma dieta ou mesmo algum remédio que faça subir as plaquetas..Meu médico diz que é normal para quem fez quimio, mas isso me fragilisa e deixa muito vulnerável a doenças oportunistas..Tenho q estar sempre atenta. Me ajude! Obrigada. Ayenciosamente, Maria Estella Quintanilha Marques
07-03-2016 Luziane disse:
Parabéns muito satisfeita as respostas.
27-02-2016 garoto doente disse:
tive dengue e minhas plaquetas estao baixas como aumentae
27-02-2016 Vicente Cois disse:
minhas plaquetas estão pouco baixa,se tomar vitamina c e k todos os dias vai me ajudar a subir as minhas além dos alimentos citados , ou pode haver problemas? gostaria de receber respostas grato Vicente
26-02-2016 ELENITA MARIA DA SILVA disse:
QUAIS OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A AUMENTAR AS PLAQUETAS EM CÃES
19-02-2016 Roseny disse:
O que devo comer? eo que devo deixar de comer?
19-02-2016 Roseny disse:
Estou c dengue minhas plaquetas despencaram estou muito medo de dengue hemorrágica
19-02-2016 Milla disse:
Ta quantos suas plaquetas Roseny?
23-01-2016 felipe colombo disse:
Vale ressaltar que essas dicas deveriam ser seguidas por todos independente das plaquetas pois nelas constam alimentos nutritivos e saudáveis
21-01-2016 Cristiane Pereira Dias disse:
Oi.Eu sou Cristiane é deficiência de surdez ,estou com as plaguetas baixa (79).pode ajuda o que?
21-01-2016 Maria de Lourdes Assunção Nunes disse:
Estou com as plaquetas baixas (139) Gostaria de saber mais sobre alimentos que possam ajudar a normalizar esta situação desagradável. Obrigado
11-01-2016 iris disse:
Óla, fiz exame de sangue em dezembro de 2015, ao retornar no medico descobri que estou com as plaquetas baixa, acho que estar em torno de 130.0000 estar muita baixa? o medico solicitou mais um exame pra ter certeza e descobrir qual o motivo delas estarem baixa, vocês podem me ajudar o que devo fazer para que elas voltem ao normal ?
12-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Iris, enquanto não faz o exame, neste artigo pode encontrar as causas das plaquetas baixarem e também dicas para subir plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-baixam-as-plaquetas-3222.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html
01-01-2016 Marlene da Silva Xavier disse:
Que bom valeu...não sabia nada sobre isso...meu esposo esta com herpes...fez exames de sangue ...plaquetas 130.000 Herpes do lado esquerdo do abdômen pegou toda região até a frente ...esta bem feio. Ele pode comer ovos..frango ..carne ou so legumes e verduras.
26-12-2015 Beatriz Santos disse:
Este artigo foi extremamente importante para mim, estou com as plaquetas baixas e as instruções alimentares foram essências. Obrigada e não parem de publicar. Beatriz.
29-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Beatriz, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :) Um Feliz Ano Novo ;)
27-11-2015 Adriana sanches rodrigues disse:
Tinha hepatit c fiz tratamento e fiquei com as plaquetas baixas e as imunidades muito fragil preciso de dicas para aumenta las bem rapido
01-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Adriana, neste link poderá encontrar mais dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html
22-11-2015 José Carlos disse:
Muito bom essas informações,sobre esses alimentos que ajudam aumentar as plaquetas,usados de modo corretos ajudam mesmo,referentes as plaquetas.
24-11-2015 Sara Viega disse:
Oi José, que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
01-11-2015 Docas Crivellari Pereira disse:
113 mil plaquetas é perigoso para saúde? E qual chá serve para aumentar as plaquetas?
28-09-2015 Socorro disse:
Qual o e alimentos. Para subir as plaquetas e fraquezas
22-09-2015 jose kenned sousa firmino disse:
oi sou kenned e minha amiga ta com as plaqutas 50 queria saber se ja tar muinto baixa se ja tar muinto grave?
22-09-2015 jose kennedy sousa firmino disse:
oi minha amiga tar com as plaquetas baixa o q ela deve fazer pra subir as plaquetas?
18-09-2015 neusadalacorte disse:
ola sou a neusa estou com plaquetas 40 o que devo me alimentar para elas subir obrigado
09-09-2015 Nelia disse:
Olá, gostaria de saber se as plaquetas 149,000 está fora do padrão, e hemacias 3.97, já que os outros valores do hemograma estão dentro do recomendado.....obrigada
09-09-2015 Sheila disse:
Oi...meu fikho tem 19 anos e seu hemograma a9rentou um numero de XXX-XXX-XXX nas plaquetas...refiz o exame apos 3 meses e esta em XXX-XXX-XXX. Podecser algum pronlema?
16-08-2015 Debora disse:
Oi pessoal! Recentemente fui diagnosticada com Pérpura Trombocitopênica mas já estou nesse dilema de plaquetas oscilando há 2 anos. De alguns anos pra cá viva com anemias e quando engravidei do meu 2° filho,as plaquetas começaram a cair de 47,000 foram subindo gradativamente até as vésperas do parto onde a contagem era de 148,000.Dois meses depois do nascimento do meu filho elas tornaram a cair.. Até hoje não tomei corticóides pois sempre que elas caem,procuro basear ainda mais a minha alimentação em frutas,verduras com a vitamina k e c.Tomo suco verde direto todos os dias,carne vermelha 3 vezes na semana e algumas vezes gema de ovo e bife de fígado.Agora fiquei sabendo também de um chá chamado pariri infelismente,não tem na minha cidade. Resumindo minhas plaquetas estão em tono de 80,000 e vão subindo gradativamente. Morro de medo dos corticóides enquanto puder fugir deles,o farei .Desejo sorte a todos vocês! Fiquem com Deus!!!
17-09-2015 Keyth disse:
Boas dicas , obrigada ! Estou preocupada com minhas plaquetas, sempre são baixas, em torno de 80.000 a 110.000. Porém ultimamente está dando 30.000. Tenho acompanhado com hematologista, porém não tem o motivo da baixa, não acha o porq. Ando preocupada ! Vou tentar modificar minha alimentação.
18-09-2015 Sara Viega disse:
Oi Keyth, não se vai ajudar mas nesse artigo encontrará algumas causas para a baixa das plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-baixam-as-plaquetas-3222.html E neste link encontrará mais dicas para aumentar as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html De qualquer forma, é sempre bom consultar o seu médico e seguir as suas indicações!
01-10-2015 DBK disse:
Oi Keyth! Eu fiz vários exames até constatar que tenho p[urpura trombocitopênica idiopática.Já estou tratando.A alimentação até pode te ajudar se as baixa delas tiver algo a ver com a carência de vitamina k.Mas acho pouco provável.O ideal mesmo é sua hematologista requerir exames minunciosos. Boa sorte e cuide-se!!!
03-01-2016 Marcia disse:
Boa noite também fui diagnosticada com o mesmo problemas as minhas plaquetas chegaram a 10.0000 e a alternativa que eu fui imposta foi o uso elevado de corticoides. Hj faz dois meses que to tomando e mim vejo cheia de problemas com aumento de pesso , inchaço, cambras,espinhas no rosto e no corpo,muitas dores nas articulações. Essas dicas que vc relatou e muitos importante
09-08-2015 marcia disse:
minha neta ta com 13 de plaquetas os medicos querem dar alta pra ela , ela so tem 3 meses nao sabemos o que fazer os medicos acham que ela tem purpura como faco pra ajudar as plaquetas dela subirem
27-07-2015 gildeane disse:
Minha mãe esta tem 75 anos e esta com 33 de plaquetas, só que ela não sente nada. Eu estou desisperada porq ela já vai fazer este exame da medula quinta feira, o que posso fazer para as plaquestas dela subir?
28-07-2015 Sara Viega disse:
Oi Gildeane, pode seguir os conselhos que lhe damos nesse link para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html Mas você deve sempre seguir as indicações do seu médico.
08-07-2015 Sebastiao roque coelho disse:
Muito bom o artigo por essa e outras vale a pena ter a net .minhas plaquetas deceram a 77 mil mas lendo o artigo acredito que achei o caminho obrigado
10-07-2015 Sara Viega disse:
Oi Sebastiao, espero que com essas dicas você consiga! Obrigada e continue acompanhando o nosso site :)
07-07-2015 wilson librelon disse:
gostaria saber quais os alimentos a serem consumidos para o aumento das plaquetas
03-07-2015 israel das neves disse:
o que eu poso comer para aumenta as plaquetas que esta baixa por vavor mem ajude
01-07-2015 Marta Alves disse:
Minha mãe tem suas plaqetas19 Por favor me de uma opinião sobre o q fazer.
30-06-2015 joselina disse:
Preciso de informações seguras sobre alimentos saudáveis que aumentam a produção de plaquetas, pois meu pai tem plaquetopenia há 3 anos precisamente. e fica oscilando entre 11.000 a 44.000 . Na maioria das vezes ficamos preocupados mas vale salientar que nunca houve sangramento.
29-06-2015 Erny almeida disse:
Gostei mt das informacoes,os alimentos.no ano passado minhas plaquetas eram 1.026 sentim mtas dores nas pernas.tem saido mts brotos parecido furungos tem haver com as plaquetas?
27-06-2015 Lucilene Bastos Domingues disse:
Olá meu nome é Lucilene sou portadora de hepatite auto imune minhas plaquetas estão baixas faco tratamento p doença mas gostaria de saber quais alimentos que podem me ajudar a subir as plaquetas
29-02-2016 PENHA disse:
COUVE, BRÓCOLIS, ESPINAFRE, REPOLHO, ALFACE, MORANGO, LARANJA, LIMÃO, CENOURA, BETERRABA, AIPO
22-06-2015 Caetano disse:
Minha irmã está com quantidade de plaquetas baixas; a CHIA, GERGELIM PRETO, LINHAÇA DOURADA, aumenta a quantidade de plaquetas?
18-06-2015 Cleise Fries disse:
Tendo cirrose, provocado por uma esteatose no fígado, minhas plaquetas são mt baixas. Nesse último exame deu 26.000, quando o normal é 150.000 a 4000.000. Além de ingerir Vitaminas K e E, mais ômega 3, o que preciso ingerir de alimentos que possam ajudar a aumentá-las. já que o médico diz não ter medicamentos para esse mal.
18-06-2015 Alaty Bulgari disse:
Minhas Plaquetas estão 108, os médicos me disseram que eu estava com dengue, porém ontem fiz um novo exame e deu negativo, estou com falta de ar e me sentindo muito cansado, estou sem fome também, ontem não comi praticamente nada e além disso estou com um coceira no corpo, começou nas pernas e rapidamente se espalhou para a barriga, costas e braço, o que pode ser??
05-06-2015 iane disse:
Me disseram que era para evitar o limão ? procede ?
28-05-2015 Graciele dos Santos disse:
Tenho uma filha de 5 anos,a qual estar com a quantidade de plaquetas em 33 mil, gostaria de saber mais sobre alimentos que possam auxiliar o aumento delas no sangue.
01-07-2015 GERALDO disse:
BOA NOITE. OLHA TUDO QUE VOCÊ PUDER DAR ELA DE NATURAL É BOM. COMO : BLOCOLIS, ESPINAFRE, AI PORO, GOIABA, KIUI, DA ELA CHA DE PARIRI, SUCO DE GRAVIOLA. ETC.
28-05-2015 flaviana disse:
Plaquetas 51mm é muito baixa? 0 que pode causar?
29-05-2015 Sara Viega disse:
Oi Flavina, aqui poderá encontrar as causas das plaquetas baixas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-baixam-as-plaquetas-3222.html
26-05-2015 Maria Fátima de Lima Limeira disse:
Sou portadora de hepatite c, fiz o tratamento 2013 a 2014 as plaquetas eram 62.000,as vezes aumentava para 94.000, oscilava muito, isso durante o mesmo, terminei em outubro de 2014, realizo os exames periodicamente e sempre negativados, mas quanto as plaquetas recentemente estão 103.000, o último que fiz a semana passada foi 102.000, o médico disse que estou praticamente curada, fica a pergunta por que não sobe?
12-07-2015 fabio de oliveira disse:
tembem sou portado da hepatite c minha plaquetas estar 66mil
26-05-2015 Mario monteiro disse:
O que devo fazer para subir as plaquetas
26-05-2015 Sara Viega disse:
Oi Mario, para além destes alimentos, nesse link encontrará mais dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html