Alimentos para subir as plaquetas


Alimentos para subir as plaquetas

A função das plaquetas no nosso organismo é fundamental pois fazem parte do processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas várias patologias podem fazer com que os níveis desçam podendo ocorrer uma hemorragia interna. Uma contagem de plaquetas baixas é um assunto sério que requer supervisão médica, mas na sua alimentação poderá encontrar uma ajuda extra. Em umComo.com.br damos-lhe uma lista de alimentos para subiras plaquetas e melhorar a sua saúde.

Instruções
  1. As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, a doenças como a Dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, e a doenças mais graves como a leucemia ou resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.

  2. Dependendo da doença que tenha originado a descida das plaquetas, uma mudança de dieta pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará significativamente.

  3. Perante uma descida das plaquetas é necessário ingerir alimentos com uma alto grau de vitaminas e minerais, que ajudaram o nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim recuperarmos a nossa saúde.

  4. Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimento vermelho, fígado e goiaba.

    Imagem: centrovegetariano.org

  5. A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como o dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é come-los num caldo ou num creme de vegetais.

  6. O alho também é um alimento ideal para subir as plaquetas, prepare uma sopa de alho ou acrescente-o a um creme de vegetais que lhe sugerimos (de aipo e cenoura, por exemplo).

  7. A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um sumo refrescante.

  8. Além da sua alimentação existem outros conselhos que pode seguir para melhorar a sua contagem de plaquetas, no nosso artigo como subir as plaquetas.

  9. Se fez um exame de sangue e a sua contagem de plaquetas está alterada deve consultar um especialista imediatamente para determinar a origem da alteração.

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a alimentos para subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Uma alimentação saudável, bem como um estilo de vida saudável é essencial para subir a contagem de plaquetas.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre alimentos para subir as plaquetas:


92 comentários


09-12-2014 disse:
BOA TARDE! Tenho uma doença (Epilepsia) tomo a muitos anos remédios variados para seu controle. Tem algum alimento (S) que agindo nésta area do cérebro aumente as plaquetas pois minhas são abaixo de 150.000 ? Aguardo uma orientação mais especifica. Obrigado.
03-12-2014 disse:
O MEU ESPOSO TEVE DENGUE EM JUNHO/2014,E EM JULHO ELE FEZ O EXAME E AS PLAQUETAS ESTAVA EM 93.000.ELE REPETIU O EXAME EM SETEMBRO/2014,ESTAVA EM 103.000.E REPETIU O EXAME NO MÊS DE DEZEMBRO E ESTÁ EM 94.000,ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS.
29-11-2014 disse:
Realmente a alimentação tem tudo com o aumento de plaquetas. Minha contagem de 50.000 passou para 135.000 após consumir diariamente cenoura, beterraba e cítricos. agora descobri que o aipo também ajuda, vou acrescenta-lo. Até brinco que vou ficar roxa ou amarela!!!!!! - Existe mais algum alimento que ajude? Meu caso é de PTI - púrpura trombocitopênica idiopática, isto é, sem causa detectável.
02-12-2014 disse:
Olá Neuza, muito obrigada pelo seu testemunho, ficamos muito contentes por ter conseguido ;) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar as nossas novidades! ;)
24-11-2014 disse:
quais os alimentos para subir plaquetas e o hematocrito
25-11-2014 disse:
Olá Tania, são mesmo os indicados acima!
22-11-2014 disse:
quero receber a lista dos alimentos que fazem subir as plaquetas.
27-10-2014 disse:
Boa noite!! Meu filho está com 12.000 de plaquetas. preciso de um hematologista para ontem, preciso para que detecte o que meu filho possa ter. Pediatras estão com suspeitas entre "LEUCEMIA ou PTI. Me ajudem por favor, pelo amor de Deus. 21 ********* 21 *********.
25-10-2014 disse:
minha filha tem 17 anos e apresentou no ultimo exame realizado no dia 15/10/2014 as plaqueta é de 142.000p/mm³ gostaria de saber se este resultado é preocupante sendo que ela sempre apresenta o quadro de aftas bucal estou preocupada gostaria de obter uma resposta rápida desde já muito obrigada.
24-10-2014 disse:
Gostaria de saber, se esse tipo de patologia, me atapalha a ser contratado em uma grande empresa, quais cuidados eu devo ter com minha saúde, quando for realizar exame admissinal se devo avisar para evitar de repetiro exame, as empresas pode esta me descatando por esse motivo. Obrigado.
20-10-2014 disse:
Para mim foi muito útil , Obrigado!
21-10-2014 disse:
Olá Neli, ainda bem que foi útil para você ;) Continue a acompanhar-nos! ;)
17-10-2014 disse:
Solicitei ontem uma informação sobre a fruta LIMA DA PERSIA,trata-se de uma dieta necessaria, nao para mim mas para Ola Dra. Sandra, Eu de novo,peço toda a sua atenção e ajuda atualmente minha irma toma Silimarina e eu soube desta fruta. Por favor informe seus conhecimentos Minha irma ia fazer uma cirurgia Bariatrica / Ela tem esteatose e vai precisar de resolver primeiro este diagnostico. So quero saber as reais propriedades desta fruta mesmo que tome durante 1 ano. Aguardo tenho uma certa urgencia.
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências