Quais são os sintomas da Dengue
A Dengue é uma doença bastante comum nas zonas onde as chuvas dão lugar a águas paradas, pois é o lugar perfeito para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, conhecido em alguns sítios como "patas brancas". Este é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em países tropicais, como o Brasil. A manifestação da doença dá-se apenas entre 4 a 7 dias após a picada, este período chama-se de período de incubação. Geralmente, os sintomas começam a manisfestar-se após o terceiro dia da picada do mosquito. É importante conhecer bem os sintomas da Dengue, uma vez que podem ser confundidos com um resfriado normal. De seguida, em umComo.com.br esclarecemos-lhe sobre quais são os sintomas da Dengue.
Passos a seguir:
A Dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Quando portador da doença, existem quatro tipos de vírus que podem ocorrer. Após contrair um dos tipos de vírus, ficará imune ao tipo de vírus que provocou a dengue, mas poderá ainda ser contaminado pelas outras três formas do vírus. De seguida, mostramos-lhe os sintomas de cada tipo de vírus.
Infecção Inaparente. A pessoa está infetada pelo vírus, mas não há qualquer manifestação dos sintomas. Este é o caso que ocorre mais frequentemente.
Dengue Clássica. Esta é a forma mais leve da doença e os sintomas são idênticos ao de um resfriado:
- Dor de cabeça forte;
- Febre alta com uma subida súbita, 39º a 40ºC;
- Dor atrás dos olhos, que vai piorando com o movimento ocular;
- Perda do paladar e do apetite;
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e nos membros superiores;
- Náuseas e vômitos;
- Tonturas;
- Cansaço excessivo;
- Sensação de moleza e dores no corpo;
- Muitas dores nos ossos e nas articulações.
Estes sintomas podem começar de um momento para o outro e têm, normalmente, uma duração de cerca de 7 dias. É recomendável que, perante a presença de febre alta consulte de imediato o seu médico, para que lhe possa ser diagnosticado dengue e seguir com o tratamento.
Dengue Hemorrágica. Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica, mencionados anteriormente. Após o terceiro dia de febre alto, começam a surgir as hemorragias como o sangramento nasal, gengival, urinária. E, para além destes sangramentos, podem ocorrer outros sintomas como:
- Dores abdominais fortes e contínuas;
- Vômitos persistentes;
- Pele pálida, fria e úmida;
- Manchas vermelhas na pele;
- Sonolência, agitação e confusão mental;
- Sede excessiva e boca seca;
- Pulso rápido e fraco;
- Dificuldade respiratória.
Síndrome de Choque da Dengue. Este é o tipo de Dengue mais grave é mais raro e apresenta os seguintes sintomas:
- Queda súbita na pressão arterial e vai diminuindo até quase ao ponto do indivíduo não apresentar quase pulso;
- Perda de consciência;
- Insuficiência renal, cardíaca, hepática e/ou respiratória.
É importante tomar as devidas precauções para evitar a Dengue, para isso veja o nosso artigo sobre como prevenir a Dengue.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da Dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Se apresentar algum dos sintomas acima mencionados é recomendável consultar de imediato o seu médico.