Como se alimentar para curar a anemia
A anemia é uma das doenças mais comuns dos nossos dias, acontece quando existe uma descida da concentração de hemoglobina no sangue devido a diversos fatores, desde o baixo consumo de ferro ou deficiência na sua absorção, até motivos mais importantes como hemorragias ou determinadas doenças. A mais comum é aquela que ocorre devido à carência de ferro e que se pode tratar através da alimentação, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas sugestões para que saiba como se alimentar para curar a anemia.
Passos a seguir:
Os sintomas da anemia podem variar dependendo da idade e da nutrição da pessoa, mas em geral manifestam-se através de:
- Cansaço e esgotamento;
- Fraqueza;
- Dificuldade para respirar ao realizar esforço;
- Tristeza;
- Apatia;
- Taquicardia.
No entanto, vale referir que a anemia pode ser muitas vezes assintomática, pelo que as pessoas que sofrem dela é possível que não se deem conta disso até que realizem uma análise de sangue onde se veja refletido.
Perante este quadro é muito importante ir ao médico pois a anemia mais que uma doença propriamente dita é o sintoma de uma determinada condição, quer seja deficiência de ferro ou qualquer outro tipo de patologia maior como por exemplo, problemas renais, defeitos na síntese de certos compostos, entre outras.
Se se tratar de uma presença baixa de ferro na dieta deve começar a incorporar certos alimentos na sua dieta. Quanto às proteínas animais as melhores opções são o fígado, a carne vermelha (de preferência magra para evitar calorias extra), os peixes azuis como o salmão ou a truta e os mariscos.
Em alguns casos, além de adaptar a alimentação, pode ser necessários adicionar à dieta suplementos deste nutriente para alcançar os níveis de ferro apropriados. Ainda assim, o fato de adicionar ferro à dieta deverá estar sempre sujeito a prescrição médica.
No grupo dos vegetais inclua na sua dieta legumes como o feijão, ervilhas, soja ou lentilhas e vegetais de folha verde como o espinafre, alface, os brócolis ou a acelga. Os cereais integrais também serão uma grande ajuda para melhorar os seus níveis de ferro e curar a anemia.
Também deve consumir uma porção diária de frutos secos (um punhado é suficiente) como por exemplo, amêndoas, nozes, pistachos, sementes de girassol ou avelãs. Prefira as versões naturais e sem sal, muitos mais saudáveis. Apesar de serem bons para o coração e para o cérebro não se exceda pois também contêm muita gordura.
Para os lanches pode optar pelos figos, passas ou ameixas secas, tâmaras ou azeitonas, todos estes alimentos são ricos em ferro e ideais para melhorar os níveis de hemoglobina e curar a anemia.
Do mesmo modo, também pode optar por consumir cereais, uma vez que se trata de um alimento com um alto conteúdo em ferro, pelo que serão ideais para combater a anemia.
Lembre-se que se tem anemia devido a um défice no consumo de ferro deverá incorporar de forma definitiva este elemento na sua alimentação de agora em diante, tendo cuidado com aquilo que come para ter uma dieta mais equilibrada e nutritiva possível.
No caso de se tratar de anemia na gravidez, deverá ter em conta todas as recomendações que o seu médico fizer para assegurar a sua saúde e a do seu bebê, uma vez que a medicação não é recomendada durante o processo de gestação.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se alimentar para curar a anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.
Conselhos
- Não comece uma dieta rica em ferro sem a supervisão do seu médico.
- Se tiver alguns dos sintomas de anemia não duvide em consultar um especialista.