Partilhar
Partilhar em:

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (1513 votos)
10 comentários
121 vezes partilhado
 
Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros

As infecções na garganta são uma das doenças mais comuns e desconfortáveis que podemos ter. Apresentam-se com uma inflamação e vermelhidão da região, acompanhada pela produção de pus e de dor. O recomendável é tratá-la o mais rápido possível, porque ela pode ir avançando até se converter em um problema mais grave, no entanto muitas pessoas não podem ou não desejam se submeter a tratamentos com antibióticos, por isso neste artigo do umCOMO vamos lhe oferecer algumas soluções naturais. Continue lendo e descubra como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como curar a otite com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

As infusões são as rainhas quando se trata de curar problemas de garganta a resfriados. E nada melhor que o tomilho para o conseguir, é que esta planta é um poderoso antisséptico, capaz de combater os germes.

Ferva num litro de água duas colheres de sopa de ervas de tomilho com um limão espremido e a sua casca durante pelo menos 5 minutos. Coe a infusão e sirva, adicione uma colher de sopa de mel antes de tomar, beba pelo menos 3 xícaras por dia e verá como os sintomas melhoram.

2

Outro poderoso antibiótico 100% natural é o alho. Embora para algumas pessoas o seu sabor possa ser muito forte e desagradável, é um excelente remédio natural para curar as infecções na garganta. Esmague um alho e misture-o com meio copo de água ou de suco o que preferir para diminuir o seu sabor. Beba 3 vezes ao dia e notará como faz efeito melhorando a sua condição.

3

Um remédio caseiro para curar as infecções na garganta que é muito eficaz, simples e econômico é o vinagre de maçã, que conta com propriedades antissépticas que o ajudarão a melhorar os seus sintomas. Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã com meio copo de água e gargareje com este líquido pelo menos 3 vezes ao dia.

4

Aumente a ingestão de vitamina C, quer seja com suplementos ou através da alimentação. Este nutriente é um dos encarregados por otimizar a resposta do nosso organismo perante a invasão de bactérias, por isso é muito útil como um complemento a outros tratamentos naturais para eliminar as infeções de garganta.

No nosso artigo alimentos ricos em vitamina C explicamos-lhe quais são os melhores ingredientes com este nutriente para que os adicione à sua dieta.

5

Outra forma de curar uma infecção na garganta com remédios caseiros é aproveitando os benefícios da camomila, uma planta medicinal que conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes que o ajudarão a diminuir o inchaço e a sentir-se melhor. Pode tomar uma infusão ou, se preferir, pode aproveitar os benefícios desta planta de forma tópica seguindo estes passos:

  1. Prepare uma infusão com camomila.
  2. Quando estiver pronta, deixe esfriar um pouco e embeba uma toalha pequena na infusão.
  3. Aplique na zona do pescoço onde sente mais a dor e deixe atuar até esfriar.

Pode repetir este procedimento tantas vezes quantas forem necessárias e, pouco a pouco, irá notando melhorias e sentirá como a dor diminui.

6

Fazer gargarejos de água com sal também pode ser um remédio caseiro ideal para conseguir combater a infecção na garganta e conseguir melhorar a sua saúde. Isto acontece porque o sal conta com propriedades antibacterianas que ajudarão a limpar a zona de forma muito intensa e, por isso, é um aliado perfeito para a sua condição. Para aproveitar os seus benefícios, tem que preparar um remédio caseiro com os seguintes ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de sal

Misture ambos os ingredientes e 3 ou 4 vezes por dia realize gargarejos tentando que a água chegue bem à zona da garganta. Deixe atuar uns segundos e cuspa a água. Repita o procedimento ao longo do dia e verá como pouco a pouco notará melhorias.

7

Outra das melhores formas de curar uma infecção na garganta com remédios caseiros é aproveitando as propriedades antissépticas do mel, um dos melhores ingredientes para tratar esta condição, pois por um lado elimina os micróbios que estão causando a condição e, por outro, hidrata a zona e regenera-a.

Para uma maior eficácia, o melhor é preparar mel com limão, para conseguir assim uma bebida antibacteriana ideal para melhorar a sua saúde. Para isso, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel
  • Suco de meio limão
  • Água quente

Misture bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Tome este xarope natural 2 ou 3 vezes por dia e, pouco a pouco, verá como se irá sentir melhor. Ao invés de beber este xarope, também pode fazer gargarejos com esta mistura tentando que chegue bem à zona infetada.

8

Além destes remédios caseiros para a dor de garganta, também é importante levar a cabo uma série de cuidados que lhe ajudarão a cuidar ao máximo desta zona do seu corpo e a acabar com qualquer dor ou irritação. De seguida, vamos lhe dar uma lista com conselhos para aliviar a dor de garganta:

  • Beba muita água: é importante aumentar o consumo de líquidos para manter a zona bem hidratada, evitando que estes estejam frios, tente sempre que a água seja natural para não prejudicar ainda mais a garganta.
  • Não fume: se é fumador, é importante evitar esta prática durante os dias que durar a infecção. Caso contrário, a sua cura poderia se prolongar ainda mais ou, pior ainda, tornar-se mais grave. Evite o fumo tóxico do tabaco para não entrarem mais bactérias no seu organismo.
  • Faça banhos de vapor: uma boa forma de suavizar a irritação é realizar banhos de vapor, pois a umidade da água conseguirá acalmar a zona e melhorar a sua saúde.
  • Jantar 2 horas antes de se deitar: a hora de jantar também é fundamental para a dor de garganta, porque se nos deitarmos logo após jantarmos, a digestão pode fazer com que os sucos gástricos subam pelo esófago e cheguem à garganta.

Se mesmo depois de ter experimentado todos os remédios caseiros que lhe mostramos e de seguir estes conselhos durante dois dias, a sua garganta continuar igual, o melhor é consultar um médico para o examinar e determinar qual pode ser a origem da sua doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (10)

Escrever comentário sobre Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
paiva oliveira
Eu sinto mt dor na guela e minha guela fica seca,gostaria de saber se vcs nao tem um bom remedio caseiro pra me ensinar..doi de mais e ja tomei mts medicamento e nada cada dia so piora mais,,por favor alguem me ajude ai msm com uma boa sugestao
paiva oliveira
Gente gostaria que vcs me desse uma ideia,,meu problema e na guela msm parece que tem uma ferida e ja tomei tanto remedio e nada,me mande uma sujestao de um bom remedio caseiro
luciana santos
Gostei muito das explicações. Foi bem fácil. d entender diretas e objetivas nas receitas
duda correia pereira
Sinto dores horríveis na garganta e quando abro a minha boca eu vejo cmo si foçe furos nas glândulas tudo que como entra nesses furinhos,ja tomei injeção remédios mas não sara,não. Sei mas o que fazer.Sempre gargarejo com água e sal e depois de tantos gargarejar sair uma massa amarela da minha garganta e fedi muito.o Que devo fazer?
Rosalinda. varela
será que posso usar estes remédios caseiros usando 2 ou 3 tipos de uma só vez e que eu estou muito mal e quero que passe o mais rápido
Aparecida Medeiros Perlato
Ótimo uso do vinagre de maçã e inalação para sinusite
Sara Viega (Editor de umComo)
Olá Aparecida, que bom saber que você gostou da informação :) Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
gabriel
legal mais é muinta coisa
Anderson
E você é mal educada, Clara. Pra quê ofender o cara? Mesmo que o que ele disse seja um absurdo, existem maneiras corretas de um adulto se expressar, mesmo aqui na net.
clara
AFFFFFFF.... Esse Paulo é do carvalho!!!!!!!! idiota! kkkkkkkkkkkkkkkk
Paulo Carvalho
Eu particularmente tenho uma solução melhor: As inflamações de garganta normalmente ocorrem por infecção de SA nosso amigo Stafilococo Aureus que por sua vez é muiro sensivel a luz tanto a UV como ao infra vermelho e sendo assim basta iluminar a garganta com uma luz bem forte acima de 200 watts que oa SA morre em 20 segundor e nunca mais volta! espero ter ajudado
marcio
isso aconteceu comigo mas fui ao médico e fizeram a retirada de uma massa, fiz um tratamento mas não lembro mais, era muito jovem.

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros
1 de 4
Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros