Partilhar
Partilhar em:

Como curar a otite com remédios caseiros

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (39 votos)
3 comentários
9 vezes partilhado
 
Fonte: remedioscaserosred.com

A otite é a inflamação do ouvido médio e constitui uma das infecções mais frequentes, principalmente em crianças. O ouvido médio está formado por três partes: no centro, a caixa do ouvido médio, comunicada com a trompa de Eustáquio na parte frontal e a mastoide na parte traseira. A otite consiste na infecção e inflamação do tecido que recobre a caixa do ouvido médio e também costuma afetar as trompas de Eustáquio e a mastoide. Normalmente sofre um processo curto de cura, fácil de tratar com anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, porém nos casos mais graves pode ser necessário recorrer à cirurgia. Por isso, o mais recomendável é consultar um especialista assim que notar os primeiros sintomas, mas saiba que existem alguns remédios naturais que podem ajudar você a aliviar a dor. Se quer saber como curar a otite com remédios caseiros, continue lendo este artigo de umComo e descubra.

Passos a seguir:
1

A otite pode ser aguda, quando ocorre de forma repentina e sua duração é curta, ou crônica se acontece de forma repetitiva durante um longo período de tempo. Em todos os casos é importante destacar que os remédios caseiros não podem ser um substituto dos medicamentos, mas sim um complemento para aliviar a dor e acelerar o processo de cura.

2

Um dos remédios caseiros mais recomendados para reduzir a infecção é o calor seco. Para isso, pegue em uma bolsa térmica e encha de água quente, cubra com um pano seco e limpo e coloque sobre o ouvido infectado. O calor produz um efeito calmante e analgésico que aliviará a dor de ouvido rapidamente.

Fonte: ar.selecciones.com
3

O alho é um alimento que possui muitos benefícios medicinais para nossa saúde, entre os quais se destacam suas propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, por isso é um remédio caseiro excelente para tratar a otite. Por isso, deverá preparar um óleo de alho e aplicar de duas a três gotas no ouvido infectado usando um conta-gotas. Para fazer o óleo você precisa esquentar um copo de azeite de oliva em banho-maria. Esmague bem dois dentes de alho e adicione ao óleo quando estiver quente, mexendo durante alguns minutos. Quando o óleo tiver absorvido o suco do alho, desligue o fogo, peneire para ficar só com o líquido e deixe esfriar um pouco. Quando estiver morno, introduza no conta-gotas e aplique. Se tiver cápsulas de vitamina E acrescente uma quando for esquentar o azeite.

Fonte: dementescreativas.com
4

Continuando na linha dos óleos essenciais, o óleo de lavanda é outro remédio caseiro eficaz para combater a dor e a inflamação, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Você pode encontrar o óleo de lavanda em qualquer ervanária ou fazê-lo seguindo as indicações deste artigo sobre como fazer óleo de lavanda caseiro. Aplique duas ou três gotas sobre o ouvido infectado com um conta-gotas.

O azeite de oliva é mais um dos remédios naturais que podem ajudar você a aliviar a dor. Simplesmente esquente meia colher de chá de azeite de oliva, mergulhe uma bolinha de algodão nela, escorra para não pingar e coloque na entrada do ouvido; deixe por uma hora.

Fonte: periodicodecrecimientopersonal.com
5

O eucalipto é uma das melhores plantas para o tratamento da otite e para aliviar a dor. Para isso, o mais recomendável é criar vapor com suas folhas, já que ajudam a desinfetar o ouvido e a reduzir a inflamação. Para conseguir o vapor de eucalipto deverá pôr um litro de água para ferver com duas ou três folhas desta planta. Quando ferver, retire do fogo e coloque em um recipiente de beirada alta. Depois, faça um cone de papel e coloque a parte mais larga perto do recipiente (sem chegar a tocar para evitar que se molhe e se desfaça) e aproxime o ouvido infectado à ponta do cone, assim o vapor penetrará mais facilmente nele. Você pode usar este remédio caseiro antes de dormir.

Fonte: a herblogluisteria.blogspot.com
6

A camomila é uma das infusões naturais com mais propriedades medicinais, por isso, é um remédio caseiro muito utilizado contra a otite. Em um copo, acrescente uma colher de chá de azeite de oliva morno e duas gotas de camomila; mexa e aplique um pouco desta mistura no ouvido infectado. Você pode usar um conta-gotas e colocar duas gotinhas ou molhar uma bolinha de algodão, torcendo para que não escorra e colocando na entrada do ouvido durante uma hora.

Fonte: blognutricionysalud.com
7

Por último, outro remédio caseiro muito popular para tratar a otite é a cebola. Pegue em uma cebola, corte em vários pedaços e esmague bem sobre uma compressa. Quando estiver bem esmagada, esprema a própria compressa para que absorva seu suco, retire os pedaços de cebola e esquente a compressa. Depois, coloque sobre o ouvido infectado. Outra forma de usá-la é assando a cebola, batendo-a para obter o líquido, peneirar para retirar os pedaços acrescentando um pouco de azeite de oliva ou de amêndoas e aplicar algumas gotas com um conta-gotas (é importantíssimo que o líquido esteja à temperatura corporal antes de introduzir no ouvido).

Fonte: mundomedicinas.com
8

Se tiver febre ou se a otite estiver afetando o tímpano, não use remédios caseiros pois poderia danificar o ouvido. Vá ao médico para que inicie um tratamento mais adequado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar a otite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Como curar a otite com remédios caseiros

3 comentários
claudemirribeiro da silva
como curar otite
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Claudemi! Por favor, confira as dicas do artigo.
A sua avaliação:
Dora Marques
Oi gente a minha filha de 7 anos tem tido febre e hoje queixou se com dores de ouvidos so amanha temos marcacao no medico sera que poderia fazer alguns desses tratamentos naturais nela ou nao?
Pois a numero 8 indica que se tiver febre nao deve de fazer
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Dora! O ideal é aguardar pela indicação médica.
Neocleide Milani
Adorei essas dicas de remedios caseiros..gostaria de receber novidades.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Neocleide, que bom saber que foi do seu agrado! Para receber novidades basta subscrever à nossa newsletter, entrando nessa página e digitando o seu e-mail do lado direito em "Siga-nos de perto": http://saude.umcomo.com.br/

Fonte: remedioscaserosred.com
Fonte: ar.selecciones.com
Fonte: dementescreativas.com
Fonte: a herblogluisteria.blogspot.com
Fonte: blognutricionysalud.com
Fonte: mundomedicinas.com
1 de 7