menu
Partilhar

Tipos de nariz

 
Por Juliana Ribeiro. 20 maio 2022
Tipos de nariz

O nosso nariz é o órgão sensorial que nos permite captar os diferentes cheiros e que também é essencial para inalar o ar que respiramos. É formado por duas narinas separadas pelo septo nasal. Apesar de sua estrutura, fisiologicamente e anatomicamente, ser semelhante em todas as pessoas, na verdade, diz-se que não há dois narizes iguais.

O nariz é um elemento que se destaca no rosto como um todo. O seu tamanho e forma apresentam pequenas diferenças, únicas para cada pessoa, sendo frequentes os retoques estéticos ou rinoplastias para melhorar a funcionalidade do órgão ou para alcançar o nariz "ideal". Se você nunca pensou nisso, neste artigo do umCOMO explicamos os diferentes tipos de nariz que existem, para que você saiba qual é o seu.

Também lhe pode interessar: Quais são os cinco sentidos

Nariz carnudo ou bulboso

Normalmente é um nariz de tamanho médio ou grande, mas o que o caracteriza é a sua forma arredondada, em que se podem ver algumas protuberâncias que lhe conferem aquela aparência carnuda que faz com que o nariz tenha uma presença marcante no rosto como um todo.

Às vezes, a área mais carnuda concentra-se na ponta, em uma espécie de bola, e em outras, localiza-se na região anterior às narinas, tornando o nariz mais largo. As técnicas cirúrgicas atuais de rinoplastia podem corrigir um nariz carnudo, reduzindo a cartilagem ou o excesso de pele que também pode aparecer nesse tipo de nariz.

Tipos de nariz - Nariz carnudo ou bulboso

Nariz grego

Se você estava se perguntando qual é o tipo de nariz perfeito, o grego é um dos mais "desejados", pois é considerado o nariz mais perfeito em termos de simetria e harmonia em todo o rosto, aliás, é chamado de nariz grego porque é o tipo de nariz que é representado nas esculturas clássicas como um cânone ideal de beleza.

Nele, o septo nasal é completamente reto, sem bulbos carnosos ou qualquer protuberância na cartilagem, o que o torna um nariz esbelto da ponta do nascimento até a ponta.

Tipos de nariz - Nariz grego

Nariz aquilino ou romano

Ao contrário do anterior, o nariz aquilino pode apresentar diferentes alterações que o tornam facilmente identificável. Em algumas ocasiões, um pequeno montículo ou crista pode ser visto externamente, na área superior ou média do nariz, que quebra a linha reta e é especialmente perceptível quando a pessoa está de perfil.

Em outras palavras, é a ponta do nariz que desce levemente criando de forma particular um bico de uma ave (daí o nome). O nariz aquilino ou, também conhecido como nariz romano, costuma ser grande, mas não é excepcional que narizes pequenos também tenham esse formato. Devido à estética ou porque a deformação do septo causa algum tipo de disfunção do órgão olfativo, a rinoplastia é frequente nesse tipo de nariz.

Tipos de nariz - Nariz aquilino ou romano

Nariz chato

O nariz achatado caracteriza-se por ter o septo nasal curto e as narinas, que se abrem para os dois lados, são simétricas e não excessivamente largas. Também é conhecido como nariz de botão. Geralmente não é grande e para muitos esse tipo de nariz é especialmente atraente.

A ponte curta pode ter uma ligeira curvatura no início e a ponta geralmente é plana. Embora pessoas de qualquer raça possam ter esse tipo de nariz, é mais comum em países asiáticos.

Tipos de nariz - Nariz chato

Nariz arrebitado

O nariz arrebitado é longo e estreito, cujo septo começa reto e, à medida que avança em direção à ponta, curva-se ligeiramente para cima. Esse tipo de nariz predomina entre as pessoas dos países mais frios do norte da Europa e acredita-se que suas características derivam do próprio processo evolutivo do homem, como a necessidade de adaptação do órgão às condições climáticas de baixa temperatura.

Sendo um nariz comprido, o ar, passando pelas fossas nasais, teria mais tempo para aquecer e chegar aos pulmões em melhores condições. Embora a estética de um nariz seja uma questão de gosto, o nariz arrebitado costuma ser considerado um tipo de nariz harmonioso e com charme próprio, embora quando a curva ascendente é muito acentuada, a rinoplastia também pode ser usada.

Se este não é o seu tipo de nariz, mas você quer dar ao seu uma aparência semelhante ao nariz arrebitado, siga os conselhos em nosso post sobre Como esconder um nariz grande.

Nariz largo ou núbio

Dependendo da estrutura da ponte ou do septo nasal e também da espessura da carne que o recobre, existem tipos de narizes mais ou menos largos que também podem ser atraentes, estando de acordo com o rosto. Dentro dos narizes largos, o tipo núbio é aquele que se caracteriza por ter um septo estreito em seu início, mas que se alarga progressivamente, atingindo sua extensão máxima na abertura das narinas. É um tipo de nariz que predomina principalmente em algumas áreas do continente africano.

Nariz ondulado ou desviado

É um tipo de nariz pouco comum e que às vezes pode necessitar de algum tipo de intervenção cirúrgica caso a ondulação presente implique desconforto ou disfunção respiratória. Nesse caso, o septo começa reto, mas não segue uma linha perpendicular à face, desviando-se levemente ou fazendo algum tipo de curva, geralmente em forma de "S".

Nariz assimétrico

Não é exatamente o mesmo que o tipo de nariz ondulado ou desviado, pois nos narizes assimétricos, é o septo interno, aquele que separa as duas narinas, que apresenta o desvio, de modo que as narinas não são simétricas. A sua correção implica procurar essa simetria e também consegui-la tendo em conta a harmonia que deve existir não só entre as duas cavidades do nariz, mas também entre os dois lados da própria face.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de nariz
1 de 5
Tipos de nariz

Voltar ao topo da página