Como saber se existe anteversoflexão do útero na gravidez
A anteversão do útero durante a gravidez (ventre pêndulo) consiste em uma forte inclinação do fundo uterino para a frente, com o correspondente desvio do colo para trás e para cima. Como consequência disso, uma parte do útero forma uma prominência por cima da sínfise durante a segunda metade da gestação. A seguir, dizemos-lhe as características desta patologia.
Passos a seguir:
O ventre pêndulo encontra-se principalmente em multíparas com paredes abdominais flácidos ou com diastase dos músculos retos.
Também se encontra em mulheres com pélvis estreita que não permite o encaixamento da apresentação, e também em lordóticas e cifoescolióticas.
Este tipo de ventre causa apresentações viciosas, devido à discordância existente entre o eixo do útero e o estreitamento superior.
Determina o desvio da cabeça para trás e o emagrecimento da parede posterior do segmento.
Também é causa de falta de encaixamento e assinclitismo no fim da gravidez.
Durante a gravidez aparece uma série de desconfortos (sensação de puxão, dores), que encontram alívio com o repouso na cama e com a correção da posição viciosa do útero através de uma faixa que suspende e levanta o abdômen.
Ao iniciar-se o parto convém manter a mulher que está parindo em posição dorsal e levantar o ventre, para que a cabeça possa penetrar na pequena pélvis.
Às vezes, produz-se o rompimento precoce da bolsa, e o parto, geralmente, progride com lentidão.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se existe anteversoflexão do útero na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- Se notar desconfortos durante a gravidez, consulte um médico.
- Toda gravidez deve ser controlada por um médico.