Partes do corpo

Dor na nuca do lado esquerdo, o que pode ser?

Dor na nuca do lado esquerdo, o que pode ser?

Sentir dor é um verdadeiro incômodo. Às vezes, dependendo da intensidade da dor e de sua localização, ela pode até mesmo nos impedir de realizarmos nossas atividades diárias, como estudo e trabalho. Já sabemos que quando a dor aparece, ela indica que algo de errado está acontecendo em nosso organismo - como um sinal. Muitas vezes a dor pode ser muscular, mas também pode ser sintoma de alguma doença maior que está acometendo também outros órgãos.

Identificar a dor é primordial para que o tratamento seja efetivo. Para te ajudar nessa pesquisa, o umCOMO preparou um guia definitivo para discernir todos os tipos de dores na nuca do lado esquerdo. O que pode ser? Quais as causas e tratamentos? Continue lendo para saber mais.

Índice

  1. Dor na nuca
  2. Dor na nuca do lado esquerdo perto da orelha
  3. Dor na nuca e tontura
  4. Dor de cabeça, na nuca e nos olhos
  5. Dor na nuca - tratamentos e como aliviar

Dor na nuca

Existem diversos motivos que podem causar as dores na região da nuca, que podem vir acompanhados de outros sintomas ou não:

Dor na nuca do lado esquerdo - o que pode ser?

Uma das causas mais comuns para esse tipo de dor é a má postura na hora de dormir. Se você sente a dor mais intensa quando acorda, esse provavelmente é o seu caso. É um tipo de dor que pode ser facilmente aliviada com o uso de relaxantes musculares e analgésicos, no entanto, existe uma série de cuidados na hora de dormir que evitam a má postura e, consequentemente, as dores:

  • Travesseiro na posição correta: é preciso que o travesseiro mantenha a cabeça e o pescoço alinhados ao restante da coluna, ou seja, evite travesseiros muito altos
  • Evite dormir de bruços: essa posição requer uma grande rotação da cabeça para um dos lados, o que pode tensionar demais os músculos da região, provocando dores
  • Evite o estresse: pessoas estressadas tendem a contrair demais os músculos na hora de dormir, aumentando as tensões musculares.

Dor na nuca do lado esquerdo perto da orelha

  • Dor na nuca e na cabeça: provavelmente essa dor é por conta de uma cefaleia cervicogênica. É uma dor atrás da cabeça, acima da nuca, pois está relacionada a um problema cervical (pescoço e nuca). É causada por alguma alteração nessa região que pode estar relacionada com problemas mais delicados como uma hérnia de disco, mas também com torcicolos e problemas posturais. Apenas um médico especialista pode precisar com cuidado um diagnóstico. Veja também: Como se manifesta a cefaleia tensional
  • Dor muscular por espasmo: um espasmo ou contração dos músculos é uma causa comum para o aparecimento das dores na região do pescoço e dos ombros. Isso acontece porque esses músculos estão interligados, dessa forma, qualquer trauma na nuca pode irradiar para os ombros e também para atrás das orelhas.
  • Mastoidite: o osso mastoide está localizado atrás da orelha. Infecções bacterianas nesse osso ou a formação de um cisto causa dores que podem irradiar, além de inchaço, febre e vermelhidão atrás das orelhas.

Dor na nuca e tontura

Sintomas como dor na nuca, tontura, enjoo e mal estar (quando acompanhados) muito gerais e inespecíficos, sendo difícil dar um diagnóstico ou até mesmo supor alguma enfermidade. O tratamento é sintomático, ou seja, combate apenas os sintomas, feito com relaxantes musculares, analgésicos e repouso. Para um diagnóstico, é preciso reportar ao médico um relatório completo da dor: aonde dói exatamente? qual é o tipo de dor (pontada, fisgadas, pulsação)? É intensa ou fraca? Irradia para outras partes do corpo? A dor vai e volta ou permanece? Há quanto tempo os sintomas estão durando? Piora com a luz ou com sons?

Além disso, fatores como idade, sexo, estilo de vida e antecedentes médicos são fundamentais para que o médico consiga identificar a causa da dor. É preciso ficar atento à esses sintomas, pois eles podem ser simples e passar rapidamente, mas também podem indicar algum problema neurológico mais grave, como a meningite ou aneurisma.

Dor de cabeça, na nuca e nos olhos

Fique atento às dores de cabeça constantes e acompanhadas de visão dupla, dores nos olhos e no pescoço. Isso porque podem ser sintomas de um aneurisma cerebral, um problema grave e que pode ser confirmado pelo médico através de uma arteriografia cerebral. Se você está com esses sintomas, o indicado é procurar um hospital o quanto antes, pois o aneurisma pode deixar sequelas graves no cérebro do paciente.

Dor na nuca - tratamentos e como aliviar

  • Aplicação de uma compressa de calor;
  • Massagem;
  • Fisioterapia;
  • Exercícios de alongamento;
  • Manter uma postura correta;
  • Ao levantar de manhã, evite movimentos bruscos.

Informe-se também em: Como aliviar dor na nuca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na nuca do lado esquerdo, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Nathalia
Conteúdo muito bom e informativo!
Janaina stender dos santos
Estou tendo esse tipo de dor no lado esquerdo na nuca aparece do nada e dura minutos muito forte mais logo passa o que pode ser?
A sua avaliação:
Vinicius Gomes
Uma das causas de dor na nuca pode ser pressão alta?
Leidiane
Olá eu às vezes sinto muita dor de cabeças, chego até vomitar e atrais dá nuca ,também mesmo sem dor tenho tonturas quando estou muito tempo em pé,e dói muito atrais dá minha nuca.
Dor na nuca do lado esquerdo, o que pode ser?