Partilhar

Como se manifesta a cefaleia tensional

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se manifesta a cefaleia tensional

A cefaleia tensional é a dor de cabeça mais comum em todos os grupos de idade e que costuma estar relacionada a tensões musculares na zona do pescoço, ombros, rosto e olhos. A dor de uma cefaleia tensional não aparece apenas em uma zona da cabeça, pois afeta ambos os lados da mesma e com mais incidência na zona dos templos. No entanto, ao contrário de outro tipo de dores de cabeça esta não chega a ser tão forte e o paciente pode desempenhar as suas atividades com normalidade. Para saber quais são os seus sintomas exatos e qual a forma de tratamento, continue lendo este artigo de umComo em que lhe explicamos como se manifesta a cefaleia tensional.

Também lhe pode interessar: Como tratar a cefaleia tensional
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber que a cefaleia tensional ocorre, no geral, quando se produz uma tensão ou contração muscular na zona do pescoço, nos ombros, nos músculos do rosto ou nos orbiculares, o que em muitas ocasiões é fruto de situações de estresse, depressão, ansiedade, posturas incorretas e inclusive de um traumatismo craniano. Além disso, a cefaleia tensional também pode estar originada por outros fatores como:

  • Resfriados, gripe ou sinusite.
  • Enxaquecas.
  • Tensão ocular.
  • Falta de sono, cansaço, fadiga ou esforço excessivo.
  • Consumo de álcool ou cafeína.
  • Fumar em excesso.
  • Problemas nos dentes, como o bruxismo.

Além disso, a cefaleia tensional pode ser do tipo episódica incomum (aparece em menos de 180 dias ao ano), episódica frequente (aparece até 15 dias por mês durante pelo menos 3 meses) ou crônica (quando aparece mais de 15 dias por mês durante pelo menos 3 meses).

2

A cefaleia tensional manifesta-se através de uma dor de cabeça que se pode definir como opressora e maçante, além disso o paciente pode sentir uma sensação de pressão ao redor da cabeça que pode afetar a área da testa, mas que também se pode estender a outras zonas como os templos ou as laterais do crânio. A intensidade da dor costuma ser leve ou moderada, pelo que não se trata de uma condição que chega a interferir na realização das atividades cotidianas do paciente, embora se torne bastante incômoda uma vez que representa um mal-estar de fundo contínuo.

Como se manifesta a cefaleia tensional - Passo 2
3

No geral, a cefaleia tensional não causa sintomas como náuseas, vômitos ou transtornos visuais, que são comuns em condições como a enxaqueca. No entanto, pode chegar a prejudicar o descanso da pessoa afetada e provocar dificuldades para adormecer, o que pode derivar em uma fadiga excessiva e falta de concentração no dia seguinte. O mais frequente é que esta dor de cabeça apareça no final do dia, quando já existe uma acumulação de cansaço ou quando já se passou por diferentes situações de estresse, e a sua intensidade vai aumentando de forma progressiva.

4

Uma vez que saiba como se manifesta a cefaleia tensional, é importante conhecer também as formas de tratamento. Quando é uma cefaleia tensional episódica, alivia-se eficazmente com a toma de analgésicos de venda livre ou relaxantes musculares, assim como identificando e modificando os fatores que desencadeiam a dor. É importante ter em conta que o tratamento com analgésicos deve ser realizado durante um breve período de tempo e seguindo as indicações quanto à dose recomenda na bula que acompanha o medicamento em questão. É sempre aconselhável consultar um médico, para saber quais são os fármacos mais adequados para cada caso em particular.

Como se manifesta a cefaleia tensional - Passo 4
5

No caso da cefaleia tensional se tornar em algo frequente, estiver acompanhada de sintomas como febre alta, tonturas, vômitos, problemas de visão, perda de equilíbrio, etc, ou não passe depois de ter tomado a medicação, será fundamental que consulte o seu médico de forma urgente para que o examine e possa averiguar qual é a causa exata de todos esses sintomas.

6

Existem remédios naturais eficientes que podem lhe ajudar a amenizar as dores e os incômodos causados pela cefaleia tensional, como por exemplo algumas infusões (gengibre, limão ou menta), o vinagre de maçã e outros populares como aplicar uma bolsa de gelo ou uma compressa fria na zona em questão. Descubra estes e muitos mais tratamentos no artigo Remédios caseiros para a dor de cabeça.

Como se manifesta a cefaleia tensional - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a cefaleia tensional, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como se manifesta a cefaleia tensional

O que lhe pareceu o artigo?

Como se manifesta a cefaleia tensional
1 de 4
Como se manifesta a cefaleia tensional

Voltar ao topo da página