Partilhar

Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?

Por Sara Viega. Atualizado: 7 junho 2018
Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?

A dor de cabeça no lado direito é um incômodo que pode ser acompanhando de pontadas nas têmporas, no olho ou na nuca. Este sintoma pode surgir de repente e ir piorando ao longo do dia, provocando uma sensação muito incômoda na pessoa afetada.

Existem diferentes tipos de dor de cabeça e os mais comuns são provocados por um estilo de vida marcado pelo estresse, pela má alimentação e pelo consumo de certos medicamentos. Mesmo assim, em outros casos, é possível que este sintoma derive de condições que ativam este transtorno. Neste artigo do umCOMO, respondemos à sua questão: Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?

Diferença entre dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

A dor de cabeça é uma das condições mais comuns do mundo e, embora a maioria das pessoas use este termo quando sente qualquer tipo de transtorno no crânio, a verdade é que existem diferentes tipos de dor de cabeça, classificados por zonas: pontadas, picadas, ardência, pressão, etc. Por esse motivo, é necessário distinguir 3 tipos principais:

Dor de cabeça

No geral, as causas da dor de cabeça podem incluir más posturas, tensões ou até mesmo determinados alimentos. Uma das formas de aliviar esta condição é o descanso, desaparecendo passado algum tempo.

Cefaleia

É uma das dores de cabeça mais comuns, apesar de não ser conhecida deste jeito. Esta condição pode afetar pessoas de qualquer idade e é considerada um transtorno crônico quando ocorre duas o mais vezes por semana e durante vários meses. Algumas das suas causas são o tabaco, o consumo de cafeína, o cansaço, o estresse ou a ansiedade. Estes são os típicos sintomas da cefaleia tensional.

Enxaqueca

É a dor de cabeça mais intensa e costuma prejudicar severamente a vida cotidiana de quem acomete. A enxaqueca é uma dor de cabeça forte que pode ser acompanhada de tonturas, náuseas e até problemas de visão, podendo durar até 72 horas. Descubra mais sobre este problema no artigo "como reconhecer a enxaqueca".

Dica: Se esse é o seu caso, confira também o artigo "Cabeça queimando por dentro, o que pode ser?"

Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser? - Diferença entre dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

O que significa dor de cabeça do lado direito?

A dor de cabeça do lado direito é uma condição que, no geral, não aparece com muita frequência. É provável que, à medida que a dor aumenta, ela se espalhe até outras zonas. Como consequência, é possível sentir dor de cabeça do lado direito e no olho ou no ouvido. É por isso que, embora o foco de dor seja o lado direito, também possa afetar outras zonas da cabeça. É por isso que algumas pessoas manifestam os seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça no lado direito da testa (têmpora).
  • Dor de cabeça no lado direito da nuca.
  • Incômodo no olho ou em torno dele.
  • Tonturas.

Em seguida, explicamos as possíveis causas da dor de cabeça do lado direito:

Incapacidade visual

Quem perde capacidade visual ou sofre de algum problema na vista sem saber pode sentir uma forte dor de cabeça no lado direito como consequência. Forçar a vista a ler, na frente do computador ou até mesmo tentar visualizar um objeto que se encontra longe pode provocar tensão na zona ocular, causando dor de cabeça, dor na têmpora, dor da nos olhos e até mesmo no ouvido. Solução? Consulte um oftalmologista e confira o estado da sua visão. Caso você use óculos, é possível que a graduação necessite de ser atualizada novamente para se adaptar à sua nova perda visual.

Dor de cabeça por consumo de álcool ou tabaco

Estes produtos podem provocar dor no lado direito da cabeça, o que é normal. Alguns estudos demonstraram que o tabaco é a principal causa da enxaqueca e, além de aumentar o risco de sofrer de outros problemas de saúde.

Dor de cabeça durante a gravidez

Especialmente durante a primeira fase da gravidez, a mulher pode sentir uma dor de cabeça intensa no lado direito, acompanhada de náuseas. Se esta condição é recorrente, é essencial consultar o ginecologista ou obstetra que supervisiona a gravidez.

Nevralgia do trigêmeo

Esta é uma condição crônica caracterizada por uma forte dor no crânio que é provocada pelo nervo trigêmeo ou quinto nervo cranial. Este transtorno nervoso é acompanhando de pontadas em diferentes zonas e no rosto. O nervo trigêmeo é responsável por transportar os sinais que permitem ter tacto no rosto, olhos, seios paranasais, boca e cérebro. Uma lesão deste nervo, a pressão exercida por um tumor, um vaso sanguíneo inflamado ou a esclerose múltipla são os principais responsáveis por este transtorno nervoso. Acesse esse artigo do umCOMO para saber como tratar a nevralgia do trigêmeo.

Arterite temporal

Neste caso, a dor intensa do lado direito da cabeça é provocada pela inflamação das artérias encarregues de levar o sangue ao cérebro. A arterite temporal costuma afetar as artérias que passam pelo pescoço, o que explica porque a dor no lado direito da cabeça é acompanhada de dor na nuca ou no pescoço. Esta alteração é mais comum em pessoas com mais de 50 anos e é provocada por problemas do sistema imunológico ou pelo uso excessivo de antibióticos.

Cefaleia tensional

É um dos tipos de dor de cabeça mais comuns e pode afetar toda a zona, com incômodo mais ou menos intenso. Nestes casos, as pessoas afetadas sentem uma dor de cabeça que rodeia o crânio, podendo ser mais intensa num dos lados. Além disso, a sensação também pode ser acompanhada de pressão na têmpora, na testa, no pescoço ou no couro cabeludo.

Se esse é o seu caso, confira também o artigo Pontadas na cabeça lado direito em cima da orelha, o que pode ser?

Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser? - O que significa dor de cabeça do lado direito?

Sinto dor de cabeça no lado direito, o que fazer?

Na hora de controlar a dor de cabeça do lado direito, devemos ter em conta três fatores principais:

  • Frequência. Se a condição se manifesta com muita frequência, podendo chegar a ser crônica.
  • Intensidade. Se a dor é muito forte e dura muito tempo.
  • Outros sintomas. Se a dor de cabeça do lado direito é acompanhada de outros sintomas como fadiga, tonturas, vômitos, etc.

Confira como tratar a dor de cabeça do lado direito:

Medicamentos

Experimente alguns dos fármacos mais comuns para combater a dor de cabeça como o ibuprofeno. As suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ajudam a reduzir o inchaço e a aliviar o incômodo.

Repouso

Procure não praticar qualquer tipo de atividade física, estar em sítios com pouca luz e evitar ruídos, já que tudo isto pode piorar a dor de cabeça.

Precauções

Evite o consumo de álcool, tabaco ou bebidas estimulantes a todo o custo. Estas substâncias aumentam a pressão arterial e podem produzir mais inflamação, além de serem irritantes.

Consulte o seu médico

Se a dor intensa, se surge mais de duas vezes por semana durante vários meses e se nenhum dos conselhos anteriores conseguem aliviar a condição, consulte o seu médico para estabelecer um diagnóstico que determine a causa.

Além disso, você pode experimentar também esses remédios para a dor de cabeça que possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, podendo aliviar o desconforto.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Dor em cima da cabeça, o que pode ser?

Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser? - Sinto dor de cabeça no lado direito, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
marcos bullé
boa tarde. Eu tive um TCE do lado direito da cabeça, e as vezes sinto minha cabeça latejando do lado direito é como se fosse uma pontada forte na cabeça, alguém pode me ajudar, pois já fiz exames e não da nada .
A sua avaliação:
Diana Nicolas
Sinto muita dor de cabeça do lado direito. Agradeço as indicações.

Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?
1 de 4
Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?

Voltar ao topo da página